treinamento de liderança

A importância do treinamento de liderança e como colocar em prática


Quando se fala em desenvolvimento de pessoas em uma empresa, é natural que o primeiro pensamento seja a capacitação de colaboradores que não atuam no nível de gerência. Porém, a realidade é que se torna cada vez mais necessário investir em treinamento de liderança para garantir que a empresa esteja no caminho certo para um melhor desempenho.

Afinal, são esses profissionais que contribuem, por exemplo, para que a cultura da companhia seja colocada em prática por todos. Além disso, qualquer tipo de mudança mais significativa nos processos da empresa passa diretamente pelo trabalho dos líderes. Fora essas questões, eles exercem uma função diária essencial para manter o ritmo de trabalho e a produtividade.

Mas o que pode ser feito para executar um treinamento de liderança eficiente? E quais práticas vão ajudar a entender se o trabalho está funcionando ou não? O que acha de tirar todas essas dúvidas sobre o assunto e implementar um programa que ajude a desenvolver ainda mais os líderes da sua empresa? Confira!

Qual é o papel do RH em relação aos líderes da empresa?

As lideranças são elementos-chave para o desenvolvimento dos objetivos de negócio junto aos times. Para que a sua ação seja orientada tanto aos resultados da empresa quanto ao crescimento dos funcionários, é essencial que os líderes sejam estimulados continuamente e capacitados. E se trata de um esforço que passa pelo trabalho dos profissionais de RH, em especial os Business Partners.

Afinal, quem lidera os líderes? Essa é uma questão muito importante quando se pensa no papel de quem ocupa um cargo de liderança. A orientação e a mentoria são duas atividades essenciais, certo? Ajudar o colaborador a melhorar, tomar decisões e direcionar os esforços do time são habilidades que podem ser trabalhadas pela equipe de RH com as lideranças da companhia.

Por mais que ocupem um cargo elevado na empresa, isso não significa que os líderes não precisem de ajuda para se aprimorar. E como é o setor de RH o responsável por estreitar a relação e fazer a comunicação interna entre a empresa e os seus profissionais, a orientação das lideranças precisa ser uma prioridade para quem atua na área.

Como estruturar um bom treinamento de liderança?

Mas, na prática, o que deve ser feito para estruturar um programa de treinamento de liderança eficiente e que gere resultados significativos para empresa? Para ajudar você nessa tarefa, separamos alguns pontos que precisam fazer parte do seu planejamento. Confira!

Defina um perfil de liderança ideal

Antes de mais nada, é preciso definir um perfil de liderança ideal para ocupar os cargos na empresa. Afinal, cada companhia tem a sua cultura e seus valores, não é mesmo? Portanto, é necessário determinar qual tipo de líder é necessário para que a organização tenha sucesso. A partir disso, se torna mais fácil estruturar um treinamento de liderança.

Identifique os profissionais que mais se encaixam

Pegue as informações reunidas na etapa anterior e faça o cruzamento com as características dos líderes atuais na empresa. Assim, você identificará quem se encaixa dentro desse perfil.

Isso é importante para diferenciar excelentes profissionais de excelentes líderes. Existe uma diferença significativa entre os dois, e o RH precisa se conscientizar na hora de buscar pelos colaboradores ideais para ocupar funções de liderança.

Encontre e corrija dificuldades

Isso não significa que todas as características vão ser encontradas ou que não seja necessário melhorar em alguns aspectos. Sempre há lugar para aprimorar as soft skils e o conhecimento sobre ferramentas de gestão, por exemplo. O RH precisa identificar essas dificuldades e torná-las o ponto central do treinamento de liderança. A ideia é que, dessa forma, os líderes se aproximem do que é visto como o ideal.

Trace um planejamento de carreira

O trabalho ao longo do treinamento de liderança também precisa ser realizado de maneira individual. Por isso, é importante que os profissionais de RH criem um planejamento de carreira para cada colaborador.

Assim, é interessante destacar pontos que precisam ser melhorados, detalhes positivos e as habilidades que devem ser o foco do líder para atuar de forma ainda mais eficiente.

Obtenha feedbacks e busque melhorias

O RH também precisa se colocar à disposição para ouvir os líderes. O feedback é fundamental para que o treinamento de liderança se torne cada vez mais completo. Os profissionais podem falar sobre as suas dificuldades, o que acharam que faltou e fazer uma avaliação para que os próximos programas sejam ainda mais eficientes.

Como garantir que os líderes estejam preparados para os desafios do cargo?

Além do treinamento de liderança, outras práticas são necessárias para assegurar que os líderes estejam preparados para os desafios do cargo. Conheça quais são as mais importantes e as coloque em ação!

Acompanhamento periódico

É preciso que o RH acompanhe o desempenho dos líderes constantemente. Assim, é mais fácil identificar os acertos e potenciais erros, facilitando a estruturação de um programa futuro, por exemplo.

Avaliação de desempenho

O acompanhamento é importante, mas é preciso também avaliar o desempenho dos líderes com regularidade. Isso ajuda os profissionais a se ajustarem e até a se manterem motivados para superar os desafios.

Pesquisa de clima

Uma pesquisa de clima também pode auxiliar na compreensão de como está sendo feito o trabalho dos líderes. A ideia é ouvir o que os liderados têm a dizer; isso permite receber feedbacks e insights valiosos para construir lideranças mais eficientes.

O treinamento de liderança é um processo necessário para qualquer empresa que deseja estabelecer diretrizes claras e fortalecer uma cultura. Afinal, os líderes são responsáveis por compartilhar as orientações com os colaboradores e garantir que todas as áreas atuem em sincronia com os objetivos e propósitos da empresa. Cabe ao RH, portanto, desenvolver um trabalho específico e constante sobre o assunto.

Agora que você sabe como estruturar um programa de treinamento de liderança e como isso pode ser benéfico, o que acha de seguir por dentro de assuntos relevantes para o dia a dia da sua equipe? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos como este diretamente no seu e-mail!

Assine a nossa newsletter e tenha em mãos as novidades mais relevantes sobre RH!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.