Skip to content
Logo Catho
  • Artigos
    • Recrutamento e Seleção
    • Cultura Organizacional
    • Transformação Digital
    • Gestão de pessoas
    • Treinamento e Desenvolvimento
  • Materiais Gratuitos
Buscar no site Ativar modo noturno Anunciar vagas grátis
  • Home
  • /
  • Gestão de pessoas
  • /
  • Qual é o papel do RH na motivação dos colaboradores?
Compartilhe
Gestão de pessoas

Qual é o papel do RH na motivação dos colaboradores?

  • Por: Equipe Catho Empresas | 
  • 01/10/2021 | 
  • 8 min de leitura
Qual é o papel do RH na motivação dos colaboradores?

Tópicos vistos nesse conteúdo

Toggle
  • Qual é o papel do RH na motivação do time?
  • Motivação e RH: o que fazer para aumentar a motivação dos colaboradores?
    • Reuniões de feedback
    • Propor recompensas
    • Promover um ambiente agradável e descontraído
  • Qual é o impacto de ter um time motivado para a empresa?
    • Melhora a autoestima dos colaboradores
    • Otimiza o uso do tempo
    • Reduz o turnover

Você já parou para pensar sobre qual é a relação entre motivação e RH? Um dos grandes desafios do setor de gestão de pessoas é pensar em soluções que garantam um time engajado e comprometido com os objetivos da empresa — um trabalho que é diretamente relacionado ao estímulo do profissional.

Para tanto, existem diversos recursos que podem ser utilizados para alinhar as expectativas dos colaboradores, a fim de gerar motivação. Mas ao contrário do que você pode estar pensando, fazer isso não é algo tão complicado e não está ligado apenas a fatores subjetivos e à remuneração.

Ficou curioso e quer se aprofundar na relação entre motivação e RH? Então, continue a leitura!

Qual é o papel do RH na motivação do time?

A motivação anda de mãos dadas com a produtividade das empresas, concorda? Porém, em meio a tantos desafios da vida profissional, como garantir que os colaboradores se sintam motivados em suas posições e interessados em crescer com a empresa?

O departamento de RH tem um papel fundamental na elaboração de estratégias e no acompanhamento das lideranças para fomentar a cultura de desenvolvimento profissional e engajar os colaboradores nas suas trajetórias.

Para tanto, é preciso empregar esforços para entender as pessoas que fazem parte da organização, compreendendo como elas se relacionam com a empresa, de modo individual e coletivo. Também é preciso avaliar se as pessoas se sentem seguras com relação ao seu trabalho, pois isso impacta diretamente na forma que elas agem e, portanto, nas entregas que realizam.

A função do RH é, então, analisar como as pessoas se sentem na organização, para poder criar estratégias focadas na automotivação. Mas o que fazer para conhecer o sentimento das pessoas? É o que vamos mostrar a seguir.

Motivação e RH: o que fazer para aumentar a motivação dos colaboradores?

Agora que você já sabe qual o papel do RH na motivação do time, veja como promovê-la com as dicas que separamos nesta seção.

Reuniões de feedback

Sem feedback das tarefas e condutas, fica praticamente impossível motivar as pessoas, concorda? Isso porque elas precisam saber quais são seus pontos positivos e o que têm de fazer para aprimorar as suas funções e promover entregas melhores.

Nesse sentido, as lideranças têm papel fundamental, pois é de extrema importância que possam promover o diálogo para manterem os colaboradores engajados e comprometidos com os objetivos organizacionais.

O feedback deve privilegiar uma comunicação de mão dupla, com as lideranças dispostas a falar e a estarem preparadas para ouvir os colaboradores. Vale lembrar que o feedback positivo tem o objetivo de exaltar as tarefas e os comportamentos acertados de colaboradores e seus pares.

Já quando o feedback é negativo, ele deve ser concedido tendo em mente o desenvolvimento dos profissionais; lembre-se de que toda comunicação deve ser baseada em fatos e dados reais.

Com isso, é possível corrigir as estratégias e as rotas das atividades individuais e em grupo, contribuindo para o desenvolvimento de todos os que fazem parte do negócio.

Propor recompensas

Apesar de as pessoas não serem motivadas apenas por dinheiro e prêmios, é possível realizar ações nesse sentido. Além de a organização manter um bom plano de cargos e salários, também é necessário criar outras estratégias para motivar os funcionários, e a proposição de recompensas, como brindes e bônus, pode e deve ser usada para, por exemplo, premiar o alcance de uma meta.

Glossário do RH: entenda o vocabulário completo dos Recursos Humanos

Para que as ações sejam efetivas e as recompensas estejam de fato alinhadas às expectativas dos colaboradores, é essencial desenvolver uma escuta ativa.

Lembre-se também de deixar claro quais serão os indicadores; assim, cada profissional pode acompanhar a própria performance, tanto individual quanto em grupo. A transparência é fundamental para que os esforços sejam bem-sucedidos.

Promover um ambiente agradável e descontraído

A nova geração de profissionais já escolhe onde deseja trabalhar. Por isso, é preciso oferecer um ambiente agradável e também investir em condições melhores, o que ajuda a elevar a marca empregadora, colocando a companhia entre as melhores empresas para trabalhar.

Para isso, comece pelo básico, revendo as instalações da empresa e as condições de trabalho, como a infraestrutura de mesas, cadeiras, equipamentos e até climatização das salas.

E um ambiente agradável também é aquele em que as pessoas podem ser elas mesmas, concorda? Por isso, é preciso estar atento à diversidade nas empresas, além de rever as políticas de inclusão e monitoramento das atividades.

Pense também em oferecer espaços de acolhimento e descanso, como salas de televisão com sofá, cafezinho e até uns lanchinhos. Nesse ambiente, o profissional pode tirar uns minutinhos para aliviar o estresse entre uma entrega e outra, o que ajuda a aumentar a qualidade dos trabalhos, contribuindo ainda para a saúde mental das equipes.

Qual é o impacto de ter um time motivado para a empresa?

Como você pode perceber, é possível motivação e RH andarem juntos. Com as ferramentas de pesquisa de clima e avaliação de desempenho — só para citar alguns exemplos —, é possível mapear as necessidades dos colaboradores e promover ações para o aumento da motivação.

Como consequência, a empresa colherá diversos benefícios. Destacamos os principais para você agora.

Melhora a autoestima dos colaboradores

Quando as pessoas percebem que a empresa acredita nelas, existe, naturalmente, um ganho na autoestima. Além disso, os funcionários ficam orgulhos em pertencer à organização, sentem-se mais motivados e engajados, além de ficarem gratos por fazerem parte de uma empresa que se importa com eles. Como consequência, tendem a realizar entregas melhores.

Otimiza o uso do tempo

Colaboradores motivados aproveitam melhor o tempo no trabalho, produzindo mais e melhor. Você sabe o que isso significa? Mais lucros para a organização!

Além disso, as taxas de absenteísmo são reduzidas, o que também colabora positivamente para os resultados globais da empresa.

Reduz o turnover

Quando o colaborador se sente motivado e pertencente a uma empresa, tende a ficar por mais tempo na organização. Isso favorece a redução das taxas de turnover, e a empresa passa a contar com uma mão de obra cada vez mais especializada no negócio, o que é um grande diferencial competitivo.

Viu como motivação e RH podem andar juntos e contribuir com melhores resultados, tanto para empresas quanto para as pessoas que fazem parte dela? Para que você possa promover esses resultados, precisa continuar se capacitando com conteúdos que ajudem a melhorar os processos de RH.

E que tal continuar agora a sua jornada de conhecimento sobre processos de RH? Assine a nossa newsletter para receber as seleções de conteúdos que preparamos todo mês!

Catho
Compartilhe
Banner Pandape
Banner
Banner CTA: LGPD

Artigos relacionados

    Gestão de pessoas

    Como ter um negócio escalável com time comprometido

    Quando pensamos em um negócio escalável, visualizamos empresas capazes de crescer rapidamente, ampliando sua receita sem aumentar [...]
    01/10/2021 Leia o artigo
    Gestão de pessoas

    Licença nojo: saiba como funciona e quem tem direito

    Você sabe o que é licença nojo CLT e como ela funciona? Com esse nome peculiar, é possível que você depare com algumas [...]
    01/10/2021 Leia o artigo
    Gestão de pessoas

    Baixa performance no trabalho: como identificar e melhorar?

    Ter uma equipe continuamente produtiva é a meta de toda a empresa. No entanto, diversas situações podem levar a uma baixa performance [...]
    01/10/2021 Leia o artigo

Seja o primeiro a comentar em “Qual é o papel do RH na motivação dos colaboradores?”

Fale o que você pensa! Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo Catho

Somos o portal de conteúdo da CATHO, o site de vagas preferido dos recrutadores do Brasil. Aqui você encontra dicas sobre carreira, informações para alavancar suas habilidades profissionais e acompanha tendências de mercado.

  • Materiais Gratuitos
  • Recrutamento e Seleção
  • Cultura Organizacional
  • Gestão de pessoas
  • Agenda de Eventos
  • Newsletter Momento Catho
  • Podcast
Desenvolvido por: Bulki e WPTotal