diversidade étnica

Veja os benefícios da diversidade étnica no ambiente organizacional

Para começar, guarde isto: a diversidade étnica nas organizações pode colaborar para um negócio mais inovador, criativo, plural e, consequentemente, produtivo. Isso acontece porque, quando as pessoas têm contato com diferentes culturas, religiões, crenças e até mesmo modos de pensar, elas se abrem para outras possibilidades — o que é fundamental para conquistar resultados cada vez melhores.

E para que a sua empresa possa usufruir de todos esses benefícios, é preciso que a gestão de RH esteja atenta à cultura organizacional e analise a maneira como os colaboradores estão inseridos nas equipes e em suas funções.

Vamos ajudar você a compreender quais são os benefícios da diversidade étnica no ambiente organizacional neste conteúdo. E para isso conversamos com a Analista Sênior de Recrutamento e Seleção da Catho, Paloma Belon. Acompanhe!

Qual é a importância da diversidade étnica na empresa?

A diversidade étnica nas organizações tem sido usada como uma estratégia para elevar os resultados da companhia. As empresas passaram a olhar para a diversidade no ambiente corporativo de maneira ampla, indo além das questões envolvendo os portadores de deficiência.

“Hoje, é possível considerar que a diversidade étnica é muito importante e deve ser tratada desde os processos seletivos, garantindo que candidatos diversos possam ser incluídos nas companhias. Nesse cenário, é dever das organizações mediar as relações, para que a cultura organizacional seja pautada no respeito à diversidade e que essas inclusões possam acontecer de modo natural”. — Paloma Belon

Com essas ações, é esperado que o aprendizado com as diferenças possa acontecer de maneira orgânica, com a pluralidade fazendo parte do dia a dia da empresa, o que tende a elevar os resultados de avaliação de desempenho do time. Assim, é esperado que os colaboradores aprendam uns com os outros, contribuindo com as melhores soluções, que refletirão nos produtos e serviços oferecidos pela organização.

Como a empresa pode ser beneficiada por uma equipe diversa?

Para Paloma Belon, as empresas que apostam na diversidade ética no ambiente organizacional têm muito a ganhar.

“Uma equipe diversa pode ter ideias distintas, com maior potencial criativo e inovador, reduzindo conflitos e contribuindo para a construção de uma cultura meritocrática”, considera a analista.

No entanto, os benefícios de uma organização investir em um ambiente diverso não param por aí. Acompanhe a seguir!

Melhores resultados para a empresa

Quando se investe de forma consistente na diversidade étnica — e isso é um compromisso que faz parte da própria cultura da organização —, os resultados tendem a ser bastante positivos, já que a diversidade une, agrega e promove o senso de colaboração.

Ao conviverem com realidades diferentes, os indivíduos tendem a ser mais empáticos e estimulados ao aprendizado mútuo. O trabalho orientado por esse acolhimento torna-se, assim, um aspecto cultural da organização.

Outra questão a destacar é que a diversidade também motiva os colaboradores. O contato com o diverso aproxima os profissionais não só de pessoas diferentes, mas de variados pontos de vista e propósitos. 

Um ecossistema como esse traz grandes benefícios para:

  • ampliar a autonomia;
  • desenvolver o pensamento coletivo;
  • melhorar a satisfação no trabalho e a produtividade;
  • estimular o pertencimento das equipes. 

Tudo isso acontece porque espaços focados na cultura da diversidade favorecem o crescimento individual e coletivo.

Redução dos conflitos internos

Empresas que investem na diversidade étnico-cultural tendem a construir de modo gradual uma cultura de respeito, o que melhora o rendimento entre as equipes, ao mesmo tempo em que cria uma rotina mais pacífica.

É claro que não é possível prometer uma empresa totalmente livre de conflitos, já que divergências de ideais sempre existirão, mas incentivar o desenvolvimento dos colaboradores é uma realidade factível, levando-os a refletir sobre outros pontos de vista, que não os deles. Isso já é um grande passo para a construção e manutenção de um ambiente harmônico.

Menor índice de rotatividade na empresa

Quando as pessoas se sentem acolhidas e encontram um local de trabalho onde elas podem ser elas mesmas, a tendência é que esses profissionais passem mais tempo na organização. Com isso, a empresa conquista diversas vantagens competitivas, como poder contar com um time que tem sólido conhecimento acerca do negócio, alto padrão de qualidade em seus produtos e serviços, redução de custos com novos treinamentos, além de um menor investimento na abertura de processos seletivos para repor profissionais, entre outros benefícios.

Equipes mais criativas

Como já mencionado pela analista da Catho, um ambiente diverso é altamente favorável para a criatividade e inovação, o que gera importantes diferenciais para as empresas. Isso acontece porque as pessoas tendem a trocar ideias e, juntas, são capazes de chegar às melhores soluções, o que, além de aproximar a companhia de resultados realmente inovadores, ainda otimiza seus recursos.

“Por meio de ideias diferentes, que são formadas pelo repertório individual de cada colaborador, a empresa pode se tornar mais criativa, sendo que esses contextos são carregados de histórias pessoais e de educação, entre outras questões”, aponta Paloma.

Melhoria da reputação e imagem da empresa

Quando a empresa acredita na diversidade, ela contribui para a inclusão social, o que a torna socialmente responsável.

“A imagem da companhia se torna positiva ao ponto de as pessoas começarem a se identificar com o negócio. Assim, elas podem se sentir mais motivadas e satisfeitas em trabalhar em um lugar onde podem ser quem elas querem ser, e os clientes se sentem mais motivados a comprar os produtos e serviços oferecidos pela companhia”. — Paloma Belon

Diante disso, fica claro que a diversidade étnica e cultural traz diversas vantagens para a empresa, principalmente em criatividade e inovação, além de ajudar a fortalecer a marca diante de todos os públicos de relacionamento. Merece destaque o fato de ainda elevar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelo negócio.

Por meio desse cuidado, também é possível garantir uma melhor experiência para o colaborador, o que eleva a satisfação da equipe e a produtividade da empresa.

Se você gostou deste artigo sobre os benefícios da diversidade étnica no ambiente organizacional, aproveite e faça o download gratuito do nosso e-book sobre experiência do colaborador

Assine a nossa newsletter e tenha em mãos as novidades mais relevantes sobre RH!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.