melhores empresas para trabalhar

O que as melhores empresas para trabalhar têm em comum?

Para muitos profissionais, as melhores empresas para trabalhar são aquelas que têm um faturamento mais alto, uma ampla participação do cliente e um domínio de mercado. No entanto, existem outros fatores que fazem toda a diferença para construir um local de trabalho agradável e saudável.

A adoção de práticas focadas no bem-estar dos colaboradores e em aspectos como compromisso socioambiental e respeito à diversidade são características que as boas empresas para trabalhar têm em comum. Assim, elas compõem um time motivado e satisfeito, o que aumenta sua produtividade, engajamento e contribui com o employer branding.

Para que você entenda melhor o assunto, elaboramos este artigo com a contribuição da Coordenadora de Recursos Humanos (RH) da Catho, Etienne Castro. Ela esclareceu quais são os principais aspectos para que uma empresa seja de fato um bom lugar para trabalhar. Confira!

Gestão de pessoas estruturada

As melhores empresas para trabalhar sabem que precisam garantir a satisfação e a motivação dos seus colaboradores para que se sintam motivados. Isso se reverte em benefícios para a própria organização; logo, uma das principais características que elas compartilham é a gestão de pessoas bem-estruturada.

O setor de RH tem uma excelente estratégia e consegue atender às expectativas e às preferências dos colaboradores. Além disso, conhece suas reais demandas e necessidades. Então, a gestão é feita com maior qualidade, preocupando-se com a evolução de cada um e mantendo um cuidado especial com todos.

“O RH vai capacitar a liderança para mudar o mindset, trazer as reflexões, fazer benchmarking — para mostrar os diferenciais e os direcionadores. O papel do RH, quando a gente fala sobre como se constrói um bom lugar para trabalhar, é o de estruturar, de arquitetar.” — Etienne Castro

Autonomia e incentivo ao crescimento

“Enquanto empresa, estou possibilitando abertura de mercado, para que essa pessoa seja realizada naquilo que ela vai fazer, como profissional?”, questiona a coordenadora da Catho. Segundo ela, essa é uma das perguntas que as empresas precisam se fazer para entender se realmente são um bom lugar para os talentos trabalharem.

Afinal, as melhores organizações garantem autonomia para os seus colaboradores, ou seja, permitem que eles demonstrem o seu potencial, tragam inovação e tomem decisões. Ao mesmo tempo, incentivam o crescimento para que desenvolvam cada vez mais suas competências.

Isso é muito importante porque os bons talentos não desejam ficar estagnados. Eles têm metas e objetivos. Então, quando a empresa proporciona uma abertura para que cresçam em sua carreira, tornam-se muito bem-vistas. Com isso, conseguem reter esses profissionais, além de terem suas vagas disputadas, porque os candidatos sabem que ali têm um futuro promissor.

Respeito e incentivo à diversidade

O Brasil é um país muito diverso em relação a questões como etnia, cultura, gênero e religião. Isso também se reflete no perfil dos profissionais que encontramos no mercado de trabalho. As melhores empresas para trabalhar sabem que são essas diferenças que criam um ambiente mais agradável, justo e interessante para os colaboradores.

O incentivo à diversidade nas empresas garante oportunidades para todos, e isso também demonstra o seu respeito pelas características da sociedade. Ao mesmo tempo, a empresa dispõe de diferentes visões do mercado e do mundo, além de formas de pensar variadas, o que é um incentivo à criatividade da equipe de um modo geral.

Benefícios personalizados

As melhores empresas para trabalhar não ficam restritas aos benefícios padronizados, aqueles que os colaboradores sempre esperam encontrar. Elas fazem essa oferta de uma forma estratégica para atender com mais precisão às necessidades, expectativas e demandas dos seus funcionários.

Para que os benefícios sejam percebidos como valiosos pelos profissionais, é importante conhecer a fundo os perfis dessas pessoas. Assim, serão oferecidos atrativos alinhados às características e ao estilo de vida das equipes, por exemplo, ou então programas não trabalhados por outras organizações, com mais exclusividade.

Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

As melhores empresas para trabalhar também se preocupam em garantir que seus colaboradores consigam equilibrar da melhor forma a vida pessoal e a profissional. Isso porque elas entendem que precisam da dedicação desses talentos, mas não se esquece de que são pessoas, um patrimônio da organização.

Sendo assim, algumas proporcionam um ambiente mais despojado, permitem o uso de vestimentas casuais, oferecem benefícios que se estendem também para a família, ou disponibilizam jornadas mais flexíveis e até mesmo híbridas.

Com isso, os colaboradores vivem uma rotina leve, livre de cobranças excessivas ou estresse. A empresa alcança sua satisfação e garante o bem-estar, trazendo qualidade de vida não só para o ambiente laboral, mas estendendo-a para o âmbito pessoal.

Compromisso social e ambiental

Existe uma preocupação crescente quanto à necessidade de preservar o planeta, em especial quando falamos nas gerações mais atuais. Por isso, as empresas têm feito a sua parte assumindo um compromisso socioambiental.

Isso é feito por meio da adoção de novas práticas, técnicas e políticas que visam ao menor impacto na natureza e na sociedade em decorrência das atividades exercidas. Outras adotam programas, desenvolvem projetos e ações visando a dar sua contribuição para conscientizar a população e tornar os próprios processos mais sustentáveis.

Para o profissional, é uma satisfação atuar junto a uma empresa que tem essa responsabilidade. Logo, as melhores empresas para trabalhar já mudaram a sua mentalidade e, em vez de buscar o crescimento a todo custo, agora focam a sustentabilidade.

Ambiente saudável

Etienne dá uma definição do que seria um ótimo local de trabalho: “É um lugar em que a pessoa gosta de trabalhar, em que ela confia na liderança dela, no qual tem colegas de trabalho que alimentam a relação, com trocas saudáveis”.

Para que tenham essas características, muitas empresas adotam a metodologia GPTW, ou seja, Great Place To Work. Assim, promovem a satisfação do colaborador por estar ali, mantém o seu interesse em permanecer no emprego e contribuir com a empresa para que ela cresça cada vez mais, já que isso também traz benefícios para ele.

“É uma responsabilidade da empresa ser, por si só, um excelente lugar para trabalhar. A responsabilidade do colaborador, por sua vez, é pertencer a esse lugar e entregar o melhor que ele puder”. Com essa explicação da especialista, vemos que é uma relação de troca.

O que não podemos esquecer é que tudo isso depende muito da atuação do setor de Recursos Humanos, como Etienne explica:

“A gente costuma dizer que o RH precisa estar à frente; na verdade, o RH é um construtor desse processo, ele arquiteta esse bom ambiente para se trabalhar”.

Portanto, mais um fator que as melhores empresas para trabalhar têm em comum é um setor de RH eficiente, que pensa fora da caixa, que está alinhado com as demandas atuais e que visa a proporcionar uma relação mais saudável entre colaboradores e a organização. Garante que os interesses dela sejam preservados, mas buscando sempre o bem-estar, a qualidade de vida e a satisfação dos profissionais.

Fique por dentro de mais temas interessantes como este. Siga as nossas redes sociais e acompanhe as novidades! Estamos no Facebook, no Instagram, no YouTube e no LinkedIn.

Assine a nossa newsletter e tenha em mãos as novidades mais relevantes sobre RH!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.