Diversidade geracional: você já parou para pensar na importância disso no RH das empresas? O assunto é cada vez mais debatido no mundo corporativo e merece muita atenção.
Acontece que, hoje, várias gerações estão convivendo no mesmo ambiente laboral. Essas vivências e experiências distintas podem ser usadas para construir um repertório vasto, rico e plural dentro das organizações, o que é um importante fator competitivo.
Incentivando a diversidade geracional nas empresas, é possível responder a questões complexas de modo ágil, o que também contribui para a consolidação de uma sociedade mais justa e igualitária.
Quer entender como a diversidade geracional impacta as organizações? É sobre esse importante assunto que vamos falar por aqui.
Por que é necessário pensar também em diversidade geracional nas empresas?
O mercado de trabalho sempre esteve mais aberto para os jovens profissionais. Mas com a permanência dos profissionais por mais tempo em atividade — devido ao aumento da expectativa de vida —, pensar na diversidade geracional dentro das empresas é essencial para construir bases de corporação mais sólidas e aberta a novas ideias, criativa e orientada à troca de saberes.
Nesse cenário, estar atento à gestão de pessoas e garantir uma administração mais humanizada é imprescindível para um mercado de trabalho mais plural e dinâmico, além de contribuir para o desenvolvimento amplo do negócio.
Mas ainda temos muito o que avançar quando a questão é diversidade geracional. De acordo com publicação da edição 2020 do estudo Diversity Matters (“Diversidade Importa”, em tradução livre), pesquisa orientada pela consultoria McKinsey, apenas 21% dos profissionais que atuam no Brasil consideram que a empresa para a qual trabalham possui diversidade étnico-racial elevada.
Participaram da pesquisa 3.900 colaboradores de 1.300 grandes companhias de Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Peru, e Panamá.
O mercado de trabalho da atualidade é composto basicamente por quatro gerações.
- Baby boomer (nascidos entre 1945 e 1960, pós-segunda guerra mundial);
- Geração X (nascidos entre as décadas de 1960 e 1970);
- Geração Y (nascidos entre os anos 1980 e início dos anos 1990);
- Geração Z (nascidos no final dos anos 1990 até o momento atual).
Cada geração traz as próprias características, e estas podem contribuir de modo efetivo para o desenvolvimento de uma empresa e do próprio mercado de trabalho.
Mas, para isso, o RH deve ter um olhar voltado para aproveitar as competências de cada um desses profissionais, afastando questões que possam ser vista como negativas.
Quais são as vantagens de apostar em um recrutamento pautado em diversidade geracional?
Agora que você já entendeu a importância da diversidade geracional nas empresas, deve querer saber mais sobre os benefícios da estratégia, certo? É isso o que mostraremos a seguir.
Melhoria de imagem da companhia
O compromisso social é algo de fundamental importância para a construção de uma marca. Nesse sentido, quando a empresa investe nessa estratégia, ela pode cumprir seu papel social, agregando valor para toda a corporação.
Logo, se sua empresa deseja construir uma reputação de sucesso perante os vários públicos de relacionamento, ela precisa assumir uma postura que demande uma consciência ampla e responsável para a sociedade como um todo.
Aumento da criatividade organizacional
Quando a empresa aposta na diversidade geracional, valorizando a diferença, as pessoas passam a se sentir mais confortáveis para se expressar, o que ajuda a aumentar o nível de criatividade e inovação na companhia.
Esse fato merece muita atenção, pois colabora para a originalidade dos produtos e serviços. Assim, quanto mais diversificado o ambiente e quanto maior a harmonia entre as pessoas, melhor as ideias transitam entre colaboradores — fator essencial para promover a inovação no negócio.
Construção de uma cultura humana
Para que as pessoas sejam incentivadas a dar o seu melhor, o estímulo ao alto rendimento passa por valorizar aspectos pessoais, como idade, nacionalidade, gênero, deficiência e etnia. Nada disso é secundário. Quando esses pontos são focados, a cultura se torna mais humanizada e ajuda na melhoria da qualidade e da eficiência dos trabalhos.
Um ambiente de trabalho que incentiva a diversidade geracional e tem como diretriz de desenvolvimento da empresa a bagagem de vida dos colaboradores gera novas oportunidades, com melhorias implementadas para o benefício de todos.
Alcance de melhores resultados
Uma empresa que aposta na diversidade geracional está mais voltada para resultados positivos. Isso porque as pessoas se sentem mais acolhidas e motivadas a fazerem as suas melhores entregas, com alto nível de comprometimento. Logo, a redução do turnover e do absenteísmo também é algo observado nas empresas que adotam a diversidade geracional.
Redução de conflitos
Quando a diversidade é vivenciada no dia a dia da organização e a comunicação interna da companhia reforça esses valores, os conflitos causados pela diferença de idade tendem a ser bem menores.
A cultura organizacional é orientada para uma política de convivência bastante saudável, em que as diferenças são tidas como um ativo. Os times de trabalho e cada indivíduo que faz parte da companhia tendem a ter mais facilidade para lidar com as diferenças de opiniões que possam vir a surgir em decorrência da diferença de idade.
Em um ambiente de trabalho saudável, desentendimentos e/ou discussões que possam levar a rompimentos são descartados, pois as pessoas têm a consciência de que tudo é um ponto de vista, cunhado por realidades e experiências distintas.
Nesse cenário, a depender da circunstância, essas situações podem se tornar estímulos para que seja estabelecido um senso de cooperativismo, direcionado à busca de um consenso maior, que é o desenvolvimento da empresa. Outra vantagem dessa estratégia é que ela fortalece a marca empregadora, o que facilita conquistar colaboradores.
A diversidade geracional nas empresas é fundamental para contribuir com o desenvolvimento de uma cultura organizacional voltada à inovação e à construção de uma marca positiva diante dos públicos de relacionamento da companhia. Tudo isso agrega bastante valor para o negócio e para as pessoas que fazem parte dele.
Agora, saiba que a conversa não termina por aqui. Quando a gente fala do assunto, há muito mais para saber: confira também o nosso conteúdo sobre diversidade nas empresas.