O desempenho de uma empresa está intimamente ligado às pessoas que fazem parte dela. Por isso, contar com os melhores talentos é fundamental para manter o negócio competitivo no mercado e alcançar — ou, até mesmo, superar — os resultados pretendidos inicialmente.
Nesse cenário, os processos de recrutamento e seleção são fundamentais, pois eles representam o começo de toda a jornada do colaborador na empresa.
Assim, poder contar com métricas para analisar a eficiência desses processos de recrutamento e seleção é a melhor estratégia para nortear o trabalho dos recrutadores e poder fazer os ajustes que forem necessários.
Para ajudar você a medir a eficácia do seu processo de recrutamento e seleção, preparamos este conteúdo com sete dicas imperdíveis. Além disso, falamos sobre a importância da mensuração e do investimento em automação e digitalização dos processos, mostrando também suas etapas. Acompanhe o texto até o fim e entenda melhor sobre esse tema.
A importância de mensurar a eficiência de processos de recrutamento e seleção
Quando a empresa eleva a eficiência de seus processos seletivos — a começar pela fase da seleção de currículos — ela otimiza os custos com o desligamento precoce de colaboradores com colaboradores que não estejam alinhados com o perfil da vaga ou cultura da empresa. Afinal, esse tipo de desligamento ainda gera a reabertura de um novo processo seletivo, que também soma mais gastos para a nova divulgação da vaga.
Os recrutadores, nesse cenário, ainda terão de refazer todo o processo seletivo, o que também significa perda de um tempo produtivo dessa mão de obra, que poderia se dedicar em avançar com outros projetos ou, até mesmo, novas contratações para completar mais times.
Outra questão a ser considerada é que, quando uma vaga não é preenchida da forma correta, isso sobrecarrega a equipe toda. Logo, essa situação pode trazer impactos negativos para o clima organizacional, mas também para a produtividade e performance da organização.
Diante disso, fica evidente que analisar a eficácia do processo de recrutamento de seleção é fundamental para cortar custos com turnover e novas admissões, além de aumentar a produtividade de toda a empresa e seus colaboradores.
A relevância da automação e digitalização do processo de recrutamento e seleção
A área de recursos humanos evoluiu muito e se reinventou com a tecnologia. Especialmente nos últimos anos — e meses —, vimos os processos passarem por uma verdadeira transformação digital. E que bom! Afinal, todas as automações e digitalizações trazem mais qualidade e agilidade aos processos — isso vai além das (já conhecidas) entrevistas por videoconferência.
Para começar, temos a inteligência artificial no processo de recrutamento e seleção. O foco é facilitar não só a divulgação de vagas, mas de trazer os candidatos certos para a candidatura em questão. Esse tipo de tecnologia utiliza filtros inteligentes que selecionam apenas quem tem o perfil ideal e preenche o máximo de requisitos.
Mas não pense que isso tira todo o trabalho dos recrutadores. Apesar de existirem sistemas automatizados até para avaliação de perfil comportamental, o papel do profissional nisso tudo é fundamental. Isso porque uma plataforma pode até ser capaz de fazer a triagem de currículos, os testes de raciocínio lógico e de conhecimentos específicos, mas só o recrutador é capaz de pensar na estratégia de ponta a ponta e, claro, mensurar os resultados para constantes melhorias.
As etapas do processo de recrutamento e seleção
Muito falamos sobre processo de recrutamento e seleção, mas como ele funciona, de fato? Em geral, ele é composto por algumas etapas principais, como você confere a seguir:
Idealizar e definir os requisitos do cargo
O processo pode parecer começar com a abertura da vaga, mas, antes, ela precisa ser desenhada. Isso quer dizer que o cargo e suas atribuições devem ser idealizados em um primeiro momento, para que seus requisitos entrem em pauta. Para isso, conversar com gestores é fundamental, além de se basear no clima organizacional e demais fatores internos. Também é importante analisar as práticas feitas no mercado para ter uma oportunidade competitiva em todos os quesitos.
Eleger os critérios da contratação
Aqui, o perfil do profissional é detalhado ao máximo, de modo que sejam elencadas as competências e habilidades esperadas do candidato. Mas também é o momento de definir quais serão os benefícios, salário, condições de trabalho, plano de carreira e outros aspectos. Essa etapa facilita a aplicação de testes e a escolher o profissional certo, sem riscos de turnover.
Divulgar a vaga
A divulgação nunca deve acontecer antes de se ter certeza dos pontos anteriores. No entanto, se o RH já deu a confirmação e tudo está alinhado, é o momento de divulgar a vaga para começar a atrair bons candidatos. E nos canais mais adequados, é claro — plataformas, sites e redes sociais coerentes.
Aqui, é preciso ser transparente e detalhar a vaga, escrevendo as informações de uma forma atraente e clara. Assim, aqueles candidatos que não têm o perfil adequado já são desconsiderados antes mesmo do início do processo de recrutamento e seleção.
Filtrar os candidatos
É na etapa de triagem que os profissionais interessados passam pela avaliação dos currículos. Nesse momento, as informações são cruzadas com os critérios solicitados na vaga. Uma filtragem mais acertada pode contar com a inteligência artificial, como vimos, para agilizar o processo.
Analisar os profissionais selecionados
Uma vez que os candidatos mais adequados sejam definidos, é hora de decidir quais deles realmente são capazes de preencher o cargo. Isso exige um olhar criterioso de toda a equipe envolvida, embasado nos dados e em feedback dos setores que fazem parte deste processo.
Escolher o candidato
A partir do grupo anterior é que será definido, de acordo com o time de RH, qual o profissional que tem mais a ver com o que a empresa está buscando naquele momento. É fundamental que essa escolha seja a mais precisa possível para não gerar atraso nas demandas e gastos trabalhistas desnecessários.
Oferecer proposta e feedbacks
No momento de entrar em contato com o profissional, é preciso ter uma estratégia de benefícios, feedbacks e uma proposta adequada ao cargo e às competências do indivíduo. Não corra o risco de sofrer com turnover por puro descuido com as expectativas do novo membro do time. Além disso, é ideal que a proposta esteja compatível com o mercado e a expectativa salarial do candidato, para que ele não recuse a oportunidade.
7 indicadores para mensurar a eficácia do processo e como colocá-los em prática
Vimos que estruturar bem os processos de recrutamento e seleção é essencial para melhorar a precisão das contratações de uma empresa. Nesse cenário, os indicadores são ferramentas essenciais para se alcançar o sucesso. Por isso, vale a pena conhecer os sete indicadores para mensurar a eficácia do processo na sua empresa que listamos aqui. Veja só!
1. Quantidade de currículos recebidos
A quantidade de currículos recebidos por vaga pode revelar a aceitação da marca empregadora da companhia no mercado, o que garante a atração dos melhores talentos.
Além disso, essa métrica mede a eficiência do descritivo da vaga, bem como a efetividade dos canais de divulgação das oportunidades em aberto, como sites de emprego e redes sociais.
2. Custo por contratação
Um processo de recrutamento e seleção representa um custo significativo para a empresa, mas o seu cálculo é bem simples. Você deve dividir o valor total dedicado ao processo seletivo pela quantidade de cargos que foram preenchidos com sucesso.
Esse indicador revela a eficiência financeira de um processo de seleção, e ainda é possível compará-lo com os demais. Contudo, é importante ressaltar que uma contratação apenas é considerada como efetivada após o período de experiência do novo membro da companhia.
Uma dica para diminuir os gastos é contar com uma planilha de processos seletivos. Isso se torna ideal para fazer a organização das tarefas e dos métodos utilizados.
3. Tempo de fechamento de vagas
É muito relevante fazer o monitoramento desse indicador de forma periódica, em especial quando o recrutamento e seleção excede muito o prazo definido. Isso revela que o processo seletivo está ineficiente e que o custo de contratação pode ser elevado. Logo, o objetivo desse indicador é reunir dados para otimizar o tempo no recrutamento e seleção.
Resumidamente, o indicador é calculado por meio da média de tempo que os cargos ficam em aberto. Assim, caso esse tempo esteja muito alto para algumas áreas, isso demonstra que a companhia necessita de novas estratégias de divulgação para suas vagas, porque as atuais não estão apresentando um bom desempenho.
4. Feedback dos novos contratados
A cultura de feedback não é só pertinente no dia a dia das empresas — ela também é importante nos processos de recrutamento e seleção. Isso porque ouvir o retorno dos funcionários quanto à experiência deles no seu processo seletivo é fundamental para melhorar esses trabalhos.
Para isso, algumas perguntas poderosas podem ser feitas de modo a obter bons insights. Veja alguns exemplos abaixo:
- O processo foi fácil ou difícil? Por quê?
- Você considera que o tempo entre a sua candidatura e o fechamento da vaga foi satisfatório?
- Como foi a receptividade do time?
- O que você achou do processo seletivo como um todo (metodologia utilizada, entrevistas, dinâmica, testes, case etc.)?
Peça que os novos contratados respondam às questões. Eles são as pessoas mais indicadas para detectar pontos fortes e oportunidades de melhorias nos futuros processos seletivos da empresa.
Você também pode solicitar feedback de profissionais que não foram selecionados para determinada vaga. Com isso, é possível elevar a qualidade da sua amostra, aumentando as possibilidades de ter acesso a informações realmente relevantes. Vale ressaltar, ainda, que o feedback dos novos contratados também pode ser aplicado para o recrutamento online.
5. Turnover do período de experiência
De forma breve, o turnover do período de experiência representa quantos dos novos contratados desistem ou são demitidos ainda no período de experiência. Isso em comparação à quantidade de funcionários que seguem as suas atividades na empresa.
Esse indicador tem relação direta com a cultura organizacional na companhia. Afinal de contas, quando essa aderência não acontece durante o período de experiência, podem haver questões como retrabalhos, insatisfação por parte dos colaboradores e elevação do indicador de custo de rotatividade.
6. Engajamento dos candidatos
Analisar o engajamento dos candidatos também é importante para saber o quanto os talentos externos se envolvem com a sua marca empregadora. Para isso, algumas perguntas muito importantes devem ser feitas, como as seguintes:
- Por que eles desistiram?
- Em quais fases do processo seletivo essas desistências ocorrem?
- A quantidade de participantes é a que o RH gostaria?
Assim, reter os melhores candidatos e elevar o nível de satisfação deles no processo de recrutamento e seleção também é importante para contratar os melhores talentos do mercado.
7. Funil de contratação
Fazer a análise do funil de contratação é outra função crucial no universo da mensuração. Para isso, é importante verificar a taxa de conversão em cada etapa do processo, ou seja, rever os talentos que passaram pela triagem, candidatos qualificados, finalistas e contratados.
Assim, essa métrica é importante para fazer a análise do recrutamento como um todo, levando em conta questões relevantes, como prazo de conclusão das etapas, gastos do processo e efetividade no preenchimento das vagas.
Dessa forma, fica claro que criar métricas para os processos de recrutamento e seleção é uma maneira inteligente de cortar gastos, diminuir o tempo de seleção e, ainda, garantir a contratação dos melhores talentos do mercado.
Para tanto, quando o assunto é processo seletivo, é preciso se dedicar a esse acompanhamento e também rever as métricas, de tempos em tempos, com o objetivo de que elas estejam alinhadas à realidade da empresa. É fundamental ressaltar que é válido investir constantemente em melhorias no quesito automação e digitalização, tornando os procedimentos e, consequentemente, os resultados, cada vez mais otimizados.
Se você gostou deste conteúdo, das dicas e das métricas para analisar a eficácia do processo de recrutamento e seleção que apresentamos, entre em contato para conhecer as nossas soluções!
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