recrutamento digital

Recrutamento digital: por que é essencial implementar?

A transformação digital já vem impactando os times de pessoas e RH há alguns anos e, com o cenário de pandemia de Covid-19, o processo de recrutamento digital ganhou força em empresas de diversos setores. Hoje, uma tendência para os processos de contratação é usar soluções online para encontrar os melhores candidatos para as vagas.

Com o atual contexto, mais do que praticidade, tornou-se necessidade e acelerou a resolução de algumas dúvidas que eram comuns sobre o tema. Porém, é ainda um processo muito importante, o que exige vários cuidados para garantir que tudo funcione como o esperado. Afinal, a distância geográfica não pode se tornar uma desculpa para uma triagem de candidato ineficiente.

O que acha, então, de conhecer um pouco mais sobre os benefícios do recrutamento digital e como esse processo deve ser implementado? Preparamos este artigo com todas as respostas que você precisa para continuar contratando com eficiência para manter o alto nível da sua equipe. Confira!

Como o recrutamento digital funciona?

O recrutamento digital é a busca e a contratação de talentos que acontece totalmente (ou majoritariamente) por meio de plataformas online. Com a necessidade de distanciamento social, esse método se tornou a única opção para as empresas durante um período e, agora, é uma ferramenta interessante para que o setor de Recursos Humanos não perca tempo na hora de buscar talentos.

Quais são os ganhos desse processo para a empresa?

Para as empresas, especialmente os profissionais de RH, o recrutamento digital oferece inúmeros benefícios, mas o principal deles é o ganho em produtividade e precisão. Mesmo remotamente, é possível encontrar profissionais capacitados e ainda acelerar a rotina de trabalho. Tudo isso com praticidade e segurança para fazer uma seleção eficiente dos candidatos.

Os candidatos também são beneficiados pelo recrutamento digital?

Já para os candidatos, o recrutamento digital também representa maior praticidade, permitindo que ele não perca muitas horas do seu trabalho atual para fazer uma entrevista. O tempo utilizado para o deslocamento, por exemplo, pode ser muito útil. A versão virtual do processo seletivo também pode deixar aqueles mais introvertidos à vontade para realizarem uma entrevista de alto nível.

Como construir um processo de recrutamento digital efetivo?

Mas, na prática, o que deve ser feito para construir um processo de recrutamento digital efetivo? Veja boas práticas a seguir.

Divulgue a sua vaga

Para começar, é importante fazer a divulgação da sua vaga, o que pode ser feito nas redes sociais oficiais da empresa, mas, principalmente, nas plataformas especializadas de vagas e empregos. Isso ajuda a aumentar as chances de encontrar os profissionais com as competências necessárias para ocupar os cargos. A ideia é qualificar a descrição da vaga para segmentar a sua busca.

Faça uma filtragem dos currículos

O anúncio divulgado precisa ser bem detalhado, certo? Mas, mesmo assim, é natural que muitos currículos enviados não sejam ideais para a vaga. Por isso, antes mesmo de começar o processo seletivo, é necessário fazer uma filtragem dos candidatos. Afinal, por que perder tempo com aqueles profissionais que não vão se encaixar no perfil e nas habilidades necessárias para exercer a função?

Comece com um teste remoto

Como não é possível seguir o processo seletivo presencialmente, após a filtragem dos currículos, é hora de fazer um teste remoto a partir de plataformas digitais, que podem começar com questões de lógica e, aos poucos, avançar para temas mais específicos e conseguir fazer uma primeira avaliação mais técnica. Aqueles que tiverem um bom desempenho devem ser chamados para uma entrevista.

Entreviste individualmente

Depois de filtrar os candidatos aprovados nos testes remotos, é hora de se aproximar ainda mais dos profissionais mais adequados para a vaga. Por isso, faça a entrevista individual para conhecer mais sobre esses candidatos. O objetivo principal é saber os soft skills de cada um. Mais até do que os temas técnicos, a ideia é entender sobre o fit cultural entre empresa e candidato.

Tome uma decisão final

Agora você já tem todas as informações em mãos para tomar uma decisão mais precisa sobre o recrutamento digital. Avalie todas as questões consideradas as mais importantes para fechar a contratação. Lembre-se: não são apenas as qualidades técnicas que precisam ser avaliadas, especialmente com o processo e o trabalho sendo realizados de maneira remota. Em seguida, é o momento de iniciar o onboardinge os treinamentos.

Como a Catho se relaciona com o processo de recrutamento digital?

Por não ser um processo que a maior parte das empresas está acostumada a lidar, pode ser importante conseguir ajuda especializada. Um exemplo disso é o que a Catho pode oferecer para a sua companhia. Com a sua experiência em tecnologia, a plataforma é um portal de currículos e vagas com diversas ferramentas e soluções de recrutamento que ajudam os clientes na carreira e no mercado de trabalho.

A Catho contribui no processo de busca e recrutamento online, permitindo a segmentação dos candidatos a partir de diversos filtros avançados. Isso é uma forma muito eficiente de acelerar todas as etapas e aumentar a precisão das escolhas. A funcionalidade é muito próxima à do Google, permitindo que a sua empresa encontre exatamente o candidato que está procurando.

Além disso, a plataforma contribui para o monitoramento de indicadores de recrutamento, facilitando a busca pelo candidato ideal. Tudo isso com o melhor da tecnologia e vários anos de experiência no assunto. Assim, a sua empresa se aproxima cada vez mais de quem dialoga não apenas com as questões técnicas, mas também com a cultura.

O recrutamento digital é um processo que se tornou necessário nos últimos meses e, agora, transformou-se numa opção para as empresas que desejam acelerar os seus ciclos de contratação sem perder em qualidade. Por conta da tecnologia e de parceiros mais capacitados, é cada vez mais fácil encontrar candidatos que encaixem nas necessidades da sua empresa mesmo sem o contato presencial.

O que acha, então, de tornar o recrutamento digital na sua empresa ainda mais eficiente? Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos ajudar o seu time de Recursos Humanos a encontrar os principais candidatos mesmo com o processo remoto!

Guia para contratação diversa nas empresas

Assine a nossa newsletter e tenha em mãos as novidades mais relevantes sobre RH!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.