O momento de pandemia trouxe mudanças significativas na vida das pessoas e, quase que de um dia para o outro, milhares de pessoas tiveram que reorganizar e adaptar os seus lares para englobar as obrigações profissionais.
Aquilo que era uma tendência para um futuro mais distante virou realidade e vimos o crescimento do trabalho na modalidade remota.
Diante de dificuldades e benefícios, algo é certo: as empresas e os profissionais tiveram e ainda têm muito o que aprender e se reinventar para garantir os melhores resultados para o negócio.
O modelo remoto parece ter chegado para ficar. Por isso, as empresas e o setor de RH terão um desafio — o de contratar time remoto. Neste artigo, falaremos da importância de se organizar para este modelo de contratação e os principais passos para que ele seja eficaz. Boa leitura!
O que é um time remoto?
Chamamos de time remoto a equipe de profissionais que estão trabalhando a distância. Os colaboradores podem trabalhar fora da empresa, sem precisar se deslocar, evitando o estresse e a perda de tempo com o trânsito e organizar o tempo com a possibilidade de horários flexíveis.
Os gestores que, até então, costumavam orientar e conduzir suas equipes de modo presencial, tiveram que elaborar estratégias para coordenar o time remoto. Estabelecer prazos, metas e reuniões virtuais são pontos importantes para o alinhamento com o time.
Por que a contratação remota é uma tendência?
Desde que a pandemia da Covid-19 começou, inúmeras empresas aderiram ao formato de trabalho remoto como uma alternativa possível para a continuidade das atividades. Além de garantir a segurança dos profissionais, o modelo apresentou um conjunto de vantagens e, por isso, continuará sendo uma opção de trabalho para muitas empresas.
A continuidade ou o aumento da produtividade, aliado à redução de custos para as organizações fez com que o trabalho remoto ganhasse destaque e, com isso, contratar time remoto também passou a ser tendência e necessidade. Esse tipo de contratação, capaz de otimizar o tempo no recrutamento e seleção, precisa manter a qualidade da presencial, mas agregar alguns conhecimentos técnicos e tecnológicos para que o processo tenha êxito e agilidade.
Como realizar uma contratação remota eficaz?
O formato que ganhou muitos adeptos no momento de pandemia trouxe mudanças para a cultura organizacional das empresas. Hábitos, comportamentos e políticas se adaptaram, e o mesmo acontece com o processo de recrutamento, seleção e contratação. Para ajudar com o recrutamento online, reunimos os principais passos para que a contratação ocorra com a mesma qualidade e de forma eficaz. Vamos para os principais passos!
Selecione boas ferramentas
O processo de contratação acontecerá no formato virtual. Então, é fundamental verificar o funcionamento dos dispositivos (notebooks, computadores, tablets ou celulares) que serão utilizados, para evitar problemas. É importante também testar a conexão e as ferramentas que serão utilizadas, além de verificar a qualidade do áudio e do vídeo.
Para ajudar no teste, é válido simular a interação com um colega de trabalho. O procedimento é simples e pode evitar surpresas desagradáveis. Para a videoconferência, é possível escolher um dos softwares abaixo. Listamos os mais utilizados:
- Meeting;
- Zoom;
- Teams;
- Hangouts;
- Skype.
Prepare o ambiente
É importante que tudo esteja organizado para o momento da reunião. Escolha um local em que seja assegurado o silêncio e, no momento da marcação da reunião, comunique ao candidato que é essencial que ele também tenha essa preocupação.
Nesta fase de pandemia, é comum que as pessoas estejam em casa e, por isso, pode ter barulho e passagem de pessoas, atrapalhando a videoconferência. No momento do processo, é fundamental que a atenção seja exclusiva. O cuidado e a responsabilidade em cumprir as orientações para esse momento são pontos de avaliação, quanto ao comprometimento do candidato.
Compartilhe a cultura da empresa
A cultura organizacional define a forma com que a empresa conduz o seu negócio por meio de suas ações, comportamentos, condutas, políticas e valores. Conhecendo-a, o candidato tem acesso às diretrizes — o que é muito importante — pois, a relação de trabalho é muito melhor quando o profissional se identifica com essa cultura.
Deixe claro para o profissional o que é essencial para a organização — isso vai evitar o aumento de turnover, já que, ao iniciar na empresa, o colaborador pode pedir desligamento por não se adaptar a uma rotina que já poderia ser visualizada no momento da entrevista e já reconhecer se este é o local onde deseja estar. As informações claras evitam dores de cabeça futuras.
Realize um alinhamento de vaga
A contratação remota assertiva depende de um alinhamento sobre todas as informações a respeito da vaga — o que significa saber quais os requisitos técnicos exigidos, as habilidades esperadas, o perfil comportamental e qual a rotina que o profissional terá. Todas as informações que ajudem na identificação do melhor perfil precisam ser consideradas.
É essencial, também, que o gestor, o RH e o consultor de recrutamento, se for o caso, estejam alinhados quanto às necessidades e às expectativas para o preenchimento. É uma vaga emergencial? Existe algum detalhe primordial e decisivo para o perfil do candidato?
Todas as partes envolvidas no processo podem contribuir para a identificação do perfil do candidato ideal. Uma empresa especializada pode auxiliar no processo e também deve estar no alinhamento das informações.
Mantenha seus padrões de contratação
Quanto ao recrutamento e contratação na era digital, a diferença é que o processo será feito por videoconferência, mas é imprescindível que os mesmos padrões de qualidade do recrutamento presencial sejam mantidos — inclusive a contratação data-driven.
Dessa forma, mantenha uma boa comunicação com o candidato, organize e aplique todas as etapas da avaliação, mantendo os critérios, avalie o conhecimento, as habilidades compartilhadas e o comprometimento. No final, é preciso se certificar de que o candidato não ficou com dúvida.
Isso é importante, porque, em caso de contratação, a escolha em iniciar as atividades se dará de forma consciente, com o candidato bem informado sobre os pontos essenciais.
O momento é de desafios e de se reinventar, para que as adaptações às tendências de mercado e aos novos modelos de negócios ocorram da melhor forma. Os processos de recrutamento, seleção e contratação de um time remoto precisam ocorrer objetivando atender às necessidades da empresa no preenchimento da vaga.
Quer o auxílio de uma empresa especializada para garantir os melhores resultados ao contratar time remoto? Entre em contato conosco e garanta maior sucesso nos seus negócios!
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