Durante todo o ano, a avaliação de alguns indicadores é fundamental para observarmos o que está dando certo e o que precisa ser ajustado para o alcance de melhores resultados.
A análise dos indicadores mostra o que foi positivo, o que precisa de mais atenção e se os resultados condizem com o que se espera para as novas perspectivas e metas. A partir da conclusão, são definidas novas estratégias para a prospecção.
Neste artigo, falaremos dos indicadores de recrutamento e seleção. Nas próximas linhas, você vai conhecer as atividades pertinentes ao processo de recrutamento e seleção, a importância delas e os indicadores que não podem ser esquecidos. Continue a leitura!
Quais são as atividades do recrutamento e seleção?
As empresas buscam formar boas equipes e valorizar os talentos que têm para conseguir bons resultados e manter os negócios competitivos, com a maior qualidade possível. Essa tarefa de encontrar profissionais com o perfil desejado pelas empresas não é fácil. Por isso, é necessário contar com uma equipe especializada. Ela faz parte do departamento de recrutamento e seleção, que tem enfrentado o desafio do recrutamento online.
O departamento de R&S cuida de todo o processo e é responsável por uma série de atividades. Destacamos algumas:
- levantamento das necessidades da empresa, observando o cargo a ser preenchido e as habilidades necessárias, além de definição de salário e resultado esperado;
- planejamento e aplicação de estratégias para atrair talentos;
- triagem e prospecção dos candidatos;
- processo de seleção com todas as etapas necessárias;
- contratação.
Qual é a importância de indicadores para os processos de recrutamento e seleção?
Vimos que o departamento de R&S tem o objetivo de encontrar profissionais com o perfil adequado à vaga. É importante ter indicadores para avaliar os métodos, as técnicas, os custos e resultados das metas dos processos que aconteceram ao longo de todo o ano. Dessa forma, dá para identificar o que está fora dos parâmetros e criar estratégias visando a melhores resultados. O objetivo é fazer sempre o melhor e evitar erros. Então, não devemos desconsiderar as avaliações de tudo o que foi feito.
Os indicadores de recrutamento e seleção são essenciais para o RH, pela possibilidade de avaliação das deficiências no processo de contratação e pelo empenho por melhorias para o processo de seleção. Se feita de forma adequada, a análise dos indicadores informa, por exemplo, se os custos com as contratações estão em conformidade com o esperado e se elas atenderam às expectativas.
Quais são os 5 principais indicadores a serem analisados?
Para tornar o processo de análise e avaliação eficiente, é preciso estabelecer métricas. Listamos 5 indicadores que ajudarão a identificar os pontos positivos e negativos dos processos de recrutamento e seleção durante todo o ano. Continue a leitura!
1. Custo total gasto com contratação
É uma métrica importante e envolve a análise de tudo o que foi gasto no processo. Por ela, saberemos exatamente o investimento utilizado e analisaremos se o valor está de acordo com o esperado e o que poderá ser destinado para o ano seguinte. Conforme os valores disponibilizados, a organização do processo é feita, considerando aspectos como:
- materiais e acessórios de escritório;
- materiais para o processo seletivo;
- tempo dos profissionais de RH envolvidos no processo;
- plataformas;
- recrutamento externo (quando necessário).
2. Tempo para contratar
Esse indicador se refere ao tempo total para abertura e fechamento das vagas. O processo de recrutamento e seleção tem um investimento em tempo e recursos até que seja finalizado. Sendo assim, é importante ter conhecimento da média do tempo destinado para o processo. Observando o tempo voltado para o processo e o resultado das contrações (se houve a seleção do profissional e se ele se mantém ativo na empresa), alguns fatores podem ser analisados. Se o tempo utilizado for baixo demais, será que todas as etapas necessárias estão sendo realizadas?
Caso a média for alta, é recomendável observar se ela está próxima à praticada no mercado. Como objetivo é a melhoria dos resultados, então, todas as informações que possam melhorar o processo são muito bem-vindas.
3. Processos concluídos dentro do prazo
Se o prazo médio para a contratação já é conhecido, é possível observar se este indicador foi cumprido e se os processos foram concluídos dentro do prazo. Se existe um mapeamento com um tempo médio, que não é cumprido, pode haver impacto em algum outro processo. Se necessário, é possível verificar elementos que contribuem para a otimização do tempo no processo.
O não cumprimento pode ocasionar o desperdício de tempo, de recursos humanos e de dinheiro. Muitas vezes, isso está ligado ao fato de não encontrar o profissional adequado ao preenchimento das vagas disponíveis. Se esse for o caso, uma empresa especializada pode ajudar, ainda que seja com o banco de dados.
4. Motivos para o fechamento fora do prazo
É um complemento das três métricas e tem a finalidade de evidenciar não a quantidade de processo no prazo e fora dele, mas o motivo da não conclusão no tempo previsto. Para fins de acompanhamento, é aconselhável que essa métrica seja utilizada como um relatório onde constam os motivos do atraso, os detalhes sobre as vagas e os processos, além das ações realizadas para evitar que o não cumprimento ocorra novamente.
Essa métrica precisa ser avaliada com bastante atenção, já que, em alguns casos, a demora é pela falta de profissionais qualificados para o preenchimento das vagas. Como as atividades das empresas têm prazos, ela é importante, mas os motivos devem ser observados nos detalhes, já que alguns fogem do controle da equipe de recrutamento e seleção.
5. Aceitação de candidato em relação às oportunidades
Essa métrica é fundamental para que o RH avalie se o anúncio e a divulgação das oportunidades estão sendo feitos de forma correta. Se, para a oportunidade de uma vaga que geralmente tem muitos candidatos, houve pouca demonstração de interesse, por exemplo, é sinal de que pode ter ocorrido algum problema. Além da elaboração do texto sobre a oportunidade, é preciso verificar a divulgação e outros fatores, como benefícios, salários e rotatividade, que são elementos que interferem na reputação da empresa.
É possível observar que os indicadores de recrutamento e seleção colaboram no bom andamento do trabalho, podendo diagnosticar problemas ou pontos que precisam de mais atenção. Os resultados devem levar em conta que algumas questões podem não depender, diretamente, da equipe de recrutamento e seleção. No entanto, avaliar tudo o que foi feito é essencial para o fechamento de um ciclo e início de outro com maior chance de sucesso. Empresas especializadas também ajudam no processo para que a contratação seja feita de forma correta.
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