Tipos de recrutamento: saiba as vantagens e quando recorrer a cada um deles

Tipos de recrutamento: saiba as vantagens e quando recorrer a cada um deles

Podemos dizer que o capital humano é uma das peças principais de um negócio. Afinal, a perda ou a demissão de um colaborador não é tão simples como a substituição de máquinas e equipamentos.

Sendo assim, entender os tipos de recrutamento é uma maneira de colocar e manter os profissionais certos nos postos de trabalho mais adequados. O recrutamento deve ser considerado como parte das estratégias das corporações, pois o sucesso de uma empresa está diretamente conectado à performance dos profissionais que nelas trabalham.

Atualmente, o processo de contratação de funcionários pode ser feito, basicamente, em diversos tipos de recrutamento. Elaboramos este artigo para explicar quais são eles, como são feitos e quais são suas vantagens e desvantagens. Boa leitura!

O que é recrutamento e por que é tão estratégico para a empresa?

O recrutamento empresarial é o processo que as empresas utilizam para agregar novos talentos para seu quadro de funcionários. As máquinas e os softwares são essenciais para os negócios das instituições. No entanto, são as pessoas — por meio de suas capacidades técnicas e caraterísticas individuais — que vão operar esses equipamentos.

Portanto, elas são fundamentais para as corporações. A rotatividade nas empresas é comum, mas não pode ser alta. Os erros no recrutamento e seleção devem ser evitados ao máximo, pois, quando eles acontecem, acabam causando essa rotatividade e trazendo prejuízos, já que seus custos com esse trâmite são elevados. 

A maneira de atrair talentos evoluiu, e o recrutamento na era digital já é uma verdade. Sendo assim, feito de maneira adequada — com base nas estratégias de negócios e projetos da empresa —, atrairá os profissionais certos para os postos de trabalhos que estão sendo ofertados. 

O que é recrutamento interno? 

O recrutamento interno é a modalidade em que o setor de Recursos Humanos utiliza os próprios talentos da empresa para encaixar nas vagas em aberto, seja horizontal ou verticalmente. Conheça as vantagens e desvantagens.

Vantagens

O recrutamento interno tem baixo custo, pois não são necessários gastos com publicação na divulgação da vaga, além de oferecer a oportunidade aos funcionários que se esforçam para atingir os melhores cargos ou mudar de setor.

Além disso, outra vantagem do recrutamento interno é que tem menor tempo de definição dos candidatos, pois os funcionários já são conhecidos da empresa e já estão adequados à sua política e cultura organizacional. Ainda há a redução do tempo de onboarding, pois o profissional não precisará passar por treinamentos iniciais; apenas treinamentos específicos da nova posição.

Desvantagens

A desvantagem do recrutamento interno para os candidatos é o risco de provocar insatisfação e atrito entre aqueles que não conquistaram a vaga. Eles podem suspeitar que, em algum momento, possa ter havido alguma preferência para o vencedor.

Já para o recrutador, a desvantagem é a limitação de candidatos. Ela pode prejudicar o prazo da contratação, correndo o risco de ter que recorrer ao recrutamento externo de forma tardia.

O que é recrutamento externo?

O recrutamento externo é aquele que busca novos talentos no mercado. Vejamos quais são suas vantagens e desvantagens.

Vantagens

Essa modalidade traz novas ideias e novas experiências. Renova o quadro e adiciona profissionais com outras culturas organizacionais e bagagens. Essa diversidade é benéfica para o negócio e evita a estagnação dos processos.

Desvantagens

Demanda maior tempo para agrupar os novos talentos e aumenta o risco de errar na escolha, pois os candidatos não são conhecidos do recrutador. Seu custo de publicação da vaga é maior, porém, pode ser reduzido se o RH optar pelo recrutamento online. Entretanto, para reduzir este risco de errar na definição do candidato, o recrutador pode ter a tecnologia como uma grande aliada, utilizando o Busca Certa da Catho.

O que é recrutamento misto?

O recrutamento misto cria oportunidades tanto para profissionais do mercado quanto para aqueles que já são integrantes da empresa. Confira.

Vantagens

Oferece para o recrutador um maior número de candidatos, pois determinadas profissões disponibilizam poucos trabalhadores aderentes às vagas. Caso os profissionais do mercado não apareçam em tempo hábil, o recrutador tem em mãos os colaboradores da própria empresa, ou vice-versa.

Desvantagens

O recrutamento misto pode criar desconfiança nos candidatos externos ao perceberem que estão concorrendo com funcionários da empresa. Sendo assim, os processos devem ser feitos com transparência e imparcialidade.

O que é recrutamento afirmativo?

Entre os tipos de recrutamento, o afirmativo é fundamental para garantir oportunidades iguais para todas as pessoas.Ele faz parte das ações afirmativas adotadas pelas empresas a fim de promover a inclusão e a representatividade de grupos minoritários, como pessoas com deficiência, pessoas negras, mulheres e LGBT+.

Vantagens

O recrutamento afirmativo traz vantagens tanto para o profissional que está sendo contratado quanto para o time que ele vai integrar e para a empresa de modo geral.

Em relação às vantagens para o profissional, como ele pertence a um desses grupos minoritários que constantemente sofrem discriminação durante o processo seletivo e na hora da contratação, existe a certeza de serem enfatizadas suas competências e habilidades, sem que as suas características sejam consideradas como um aspecto negativo.

Esses profissionais passam por um processo de seleção mais justo, que minimiza desigualdades e possibilita alcançar cargos tão importantes quanto os de outras pessoas que não pertencem a esses grupos menores.

Roteiro para entrevista de emprego: o passo a passo para você criar o seu

Em relação às vantagens para o time, o recrutamento afirmativo contribui para uma maior diversidade entre essas pessoas. Profissionais com características, valores e crenças diferentes contribuem para que a equipe tenha variados pontos vista, e que seja mais criativa e dinâmica.

Para a empresa, a grande vantagem é justamente essa diversificação dos profissionais, o que proporciona entregas mais valorosas e completas, além de estarem adequados à Lei.

Desvantagens

Não podemos considerar, na verdade, como uma desvantagem do recrutamento afirmativo, mas sim uma necessidade de aprimoramento do setor de RH: Nem sempre os profissionais que atuam fazendo recrutamento e seleção estão preparados para lidar com grupos minoritários. É preciso derrubar preconceitos, crenças e vieses inconscientes que podem prejudicar ou dificultar o trabalho.

O que é recrutamento on-line?

O recrutamento on-line é aquele em que a busca pelos profissionais para uma determinada vaga acontece utilizando ferramentas e plataformas web. Ou seja, o recrutador utiliza a internet para fazer a conexão da empresa com os candidatos.

Vantagens

Uma das maiores vantagens em relação a outros tipos de recrutamento é que o on-line utiliza de forma muito intensa a tecnologia. O time de RH tem à sua disposição diversas ferramentas que possibilitam automatizar uma série de processos, tornando as atividades humanas mais analíticas do que operacionais.

Essas plataformas muitas vezes trabalham com inteligência artificial. É possível fazer a publicação de vagas na internet e o cruzamento de informações dos currículos disponíveis nos bancos de dados com os pré-requisitos necessários para o preenchimento dessas vagas em aberto.

O próprio sistema faz essa busca, entregando para o time de RH aqueles profissionais que se encaixam no perfil que está sendo procurado. As entrevistas são realizadas pela internet também.

É possível agilizar testes de aptidão e comportamentais, todos eles sendo feitos a distância pelo candidato, sem a necessidade do agendamento de horários para entrevistas presenciais.

Existe, ainda, a vantagem de fazer a integração do sistema de recrutamento com outros canais e plataformas existentes.

Outra grande vantagem do recrutamento on-line é o aumento de opções de talentos. Como não é preciso que os profissionais compareçam ao local para passar pelo processo seletivo, o time de RH pode recrutar aqueles que estão mais distantes geograficamente.

Assim, tem a possibilidade de fazer a entrevista com um profissional de outro estado que esteja disposto a se mudar, aproveitando os melhores talentos para aquela vaga. E, no caso de ela ser para o trabalho remoto, fica ainda mais fácil realizar essa seleção a distância.

Desvantagens

Para fazer a aplicação do recrutamento on-line, é preciso promover a transformação digital de todo o departamento pessoal da empresa. O setor de RH precisa ser modernizado para utilizar plataformas e sistemas eficientes a fim de promover essa automação de processos de uma forma satisfatória e sem erros.

Além disso, o próprio time de RH precisa ser treinado para saber como utilizar essas ferramentas. Entretanto, não se trata de uma desvantagem de fato, mas sim de uma necessidade de adaptação que, uma vez implementada, moderniza todo o trabalho e reduz as tarefas repetitivas.

Porém, existe uma desvantagem real, que é ausência de contato humano. É preciso que o RH saiba como trabalhar o recrutamento a distância para que o candidato não tenha a impressão de que está passando por um processo frio. A humanização é fundamental para iniciar a construção de vínculo com o profissional.

O que é recrutamento presencial?

O recrutamento presencial não tem segredo. Consiste no processo tradicional, ou seja, com todas as etapas de seleção realizadas por meio de entrevistas físicas e o contato entre o recrutador e os candidatos.

Vantagens

A grande vantagem é que, nesse tipo de recrutamento, mantemos o contato humano. O recrutador tem a oportunidade de ficar frente a frente com os candidatos, podendo analisar de forma mais completa o seu comportamento, a postura e conhecer essas pessoas, fazendo uma observação mais apurada do seu perfil.

Outra vantagem é o fato de que não é necessário fazer nenhum tipo de adaptação no setor de recursos humanos. Não é preciso adoção de muitos recursos tecnológicos e a maioria dos profissionais já está acostumada com os processos realizados dessa maneira.

Desvantagens

Realizando todo o processo de recrutamento de forma presencial, o setor de RH tem um trabalho a mais porque precisa se dispor com todos os candidatos, reservando horários para a realização de cada uma das etapas da seleção.

Se não for utilizado nenhum tipo de tecnologia, as tarefas se tornam muito mais operacionais, reduzindo a produtividade do time e aumentando as chances de erros nas contratações. Assim, temos um gerenciamento de tempo ruim e uma demanda de custos maior.

Outra desvantagem é a dificuldade que o RH pode ter para fazer a seleção e recrutamento de profissionais que estão mais distantes. Muitas vezes, é inviável para eles realizar todo o processo de forma presencial, o que, inclusive, oferece o risco de limitar as opções de talentos para serem entrevistados por sua localização.

Agora que você já sabe como diferenciar os tipos de recrutamento, recomendamos que defina aquele que considerar mais adequado para a cultura da sua empresa. Considere, também, o tipo de vaga que será preenchida, para adequar o processo a essa demanda. Fazendo isso, conseguirá otimizar o tempo no recrutamento e seleção, aumentando a qualidade das contratações.

Gostou do artigo? Receba conteúdos atualizados como este na sua caixa de e-mail. Assine a nossa newsletter!

Na Catho você acelera. Economize seu tempo e encontre o profissional que você procura.

Seja o primeiro a comentar em “Tipos de recrutamento: saiba as vantagens e quando recorrer a cada um deles

Fale o que você pensa!

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Desenvolvido por: Bulki e WPTotal