Toda empresa tem a seu dispor dezenas de estratégias para recrutar, selecionar, atrair e reter talentos com eficiência. Uma delas é o recrutamento interno. Popularizado como promoção interna ou plano de carreira, suas estratégias merecem destaque no funil de recrutamento.
Preparamos um post que aborda como fazer recrutamento interno com detalhes e ensina você a aproveitar o melhor da sua equipe, otimizando o seu trabalho e garantindo a retenção de talentos.
Como funciona o recrutamento interno?
O recrutamento interno, como o próprio nome sugere, acontece quando a seleção de profissionais para vagas na empresa ocorre primeiro dentro da empresa, ou seja, seu objetivo é recrutar profissionais que já são colaboradores.
A oportunidade é disponibilizada para o público externo somente nos casos em que a organização não identifique nenhum talento interno para o cargo.
Quais são os tipos de recrutamento interno?
Conforme as políticas internas da casa, o perfil da vaga e a necessidade da equipe, há pelo menos 3 tipos de recrutamento alinhados a essa forma de recrutar. Veja!
Informal
Acontece quando o colaborador mantém o seu desenvolvimento positivo conforme o esperado pela empresa, e, em uma oportunidade de crescimento, seu gestor faz a sua indicação para vaga.
Geralmente, não há concorrência nesse processo. Por isso, também pode ser considerado como uma promoção de cargo.
Abertura de vagas
A empresa publica, em seus meios de comunicação internos, que há vagas disponíveis. O anúncio acompanha o perfil buscado e as regras para participar.
Havendo interesse, o colaborador pode se candidatar ao processo seletivo.
Reenquadramento
É destinado a colaboradores promovidos seguindo as políticas internas da empresa, de acordo com o plano de carreira e de cargos e salários.
A principal diferença para o recrutamento informal é que não se trata apenas de reconhecer o bom desempenho, mas de fazer valer as políticas internas do negócio.
Portanto, independentemente da forma ou da situação do recrutamento interno, é extremamente importante que a empresa esclareça sobre suas normas e políticas internas, assim como a transparência nos processos.
Quais são as melhores estratégias para recrutamento interno?
Optar por essa forma de recrutar parece ser uma ótima alternativa, não é? Mas para um recrutamento interno eficiente, é extremamente importante fazer o planejamento dessa estratégia.
Inicialmente, a empresa deve investir em sua equipe de RH, buscando profissionais competentes, que estejam atualizados e entendam sobre as particularidades dos processos de recrutamento, independentemente do modelo escolhido.
Até mesmo os pequenos equívocos na hora de contratar talentos podem trazer diversos impactos negativos, por exemplo:
- aumentar o índice de rotatividade de colaboradores, resultando na perda financeira e manchando a imagem da empresa como marca empregadora;
- menos produtividade, já que o novo colaborador leva um tempo para se adequar ao clima organizacional, e quando o alcança é desligado da empresa ou até mesmo opta em se demitir;
- desmotivação dos demais colaboradores, que não enxergam a empresa como uma instituição que reconhece seus valores.
Boas estratégias de recrutamento interno, aliadas a uma equipe de RH eficiente, evitam que esses problemas aconteçam. Confira algumas sugestões.
Saiba como se comunicar
Escolher como comunicar, onde comunicar e estruturar a comunicação interna da melhor forma possível é fazer a diferença na divulgação de vagas e na candidatura.
Desde um quadro de avisos para empresas pequenas, até o uso de mailing devem ser devidamente organizados.
Além disso, é importante que a empresa busque canais efetivos de comunicação com seus colaboradores, conforme o perfil dos profissionais e funções desempenhadas.
Por exemplo, não adianta utilizar só o e-mail corporativo se existe um grande time de vendedores que trabalham nas ruas.
Dessa forma, a publicação de uma vaga não se torna apenas mais um papel colado no quadro de avisos ou um e-mail que demora semanas para ser aberto. Esse problema pode ser resolvido com uso de aplicativos e sistemas internos.
Mantenha os desempenhos atualizados
Empresas que optam em fazer o recrutamento interno devem também adotar a estratégia de feedback, de forma que mantenham o desempenho de seus colaboradores atualizado a cada avaliação feita.
Informações de produtividade fazem com que o processo de seleção ocorra de modo mais tranquilo, mantendo o clima organizacional equilibrado diante da concorrência pela vaga e estimulando os profissionais a darem sempre o seu melhor.
Podemos obter informações de produtividade analisando as seguintes características:
- produtividade obtida pelo colaborador dentro do que é esperado pela empresa;
- qualificações técnicas e conhecimento prático que ele tem;
- se busca o desenvolvimento contínuo e tem interesse nos treinamentos oferecidos pela empresa;
- realizando testes de perfil comportamental periodicamente.
Realize testes, entrevistas e feedbacks
Mesmo que o processo de contratação para a vaga seja feito internamente, é necessário que haja um processo avaliativo do candidato, para ter a certeza que aquele colaborador é o certo para ocupá-la.
Sendo assim, o processo avaliativo pode ser feito por meio de testes e entrevistas. Ao ser concluído, fazer o feedback com cada colaborador a fim de apontar suas qualidades e pontos a serem melhorados — caso não seja escolhido, é uma forma de demonstrar respeito e contribuir com a evolução do profissional.
Quais as vantagens do recrutamento interno para a empresa?
Com a leitura deste post, você deve estar imaginando que o recrutamento interno é uma ação estratégica bastante utilizada por empresas que visam reter talentos e serem reconhecidas por sua qualidade no ambiente organizacional.
Isso é verdade! Aderir a essa prática deixa seus colaboradores mais confiantes e seguros, trabalhando com mais motivação e reconhecendo o valor da empresa em suas vidas.
Para a empresa, essa estratégia otimiza as atividades do RH, por já conhecer o colaborador e ter acesso às suas informações. Além disso, possibilita que a empresa demonstre que valoriza e confia na capacidade de seus colaboradores.
Quando falamos em benefícios, o recrutamento interno é vantajoso para todos. Colaboradores que experimentam o crescimento, na prática, tendem a se tornar embaixadores do negócio — tudo o que uma organização precisa para se posicionar como uma grande marca empregadora!
Ficou com alguma dúvida ou tem experiências relacionadas a como fazer recrutamento interno para compartilhar? Deixe um comentário!