pesquisa de clima organizacional

Pesquisa de clima organizacional: o que o profissional de RH deve saber?

O clima organizacional revela como os funcionários se sentem em relação à empresa para a qual trabalham. E para mensurá-lo, é usada a pesquisa de clima organizacional. Estamos falando de uma ferramenta aplicada junto aos colaboradores para identificar como eles se sentem emocionalmente na organização, o que influencia diretamente no aumento da produtividade, bem como na atração e na retenção de talentos.

Compreender como o clima organizacional se apresenta na companhia é quesito básico. O objetivo é que equipes de gestão de talentos tenham condições de avaliar o desenvolvimento estratégico dos colaboradores, bem como propor melhorias para alcançar os resultados desejados.

Para ajudar você a conduzir uma pesquisa de clima organizacional, preparamos este artigo com tudo o que precisa saber sobre o assunto.

Quais são os fatores que influenciam o clima organizacional?

O clima organizacional é composto por todas as pessoas que fazem parte da empresa, do nível de diretoria ao de operações. Também está relacionado aos valores da companhia e a outros fatores. Confira quais são eles a seguir!

Lideranças

Quando as lideranças não são capazes de inspirar seus colaboradores, há uma grande possibilidade de o clima organizacional se deteriorar. Isso acontece por meio de conflitos constantes, comunicação interna ruim e uma série de outros fatores, que podem levar ao surgimento de sintomas da síndrome de Burnout. Em contrapartida, líderes inspiradores conquistam o engajamento da equipe, elevando os resultados.

Padrões e processos bem-estruturados

Processos bem-estruturados dentro da organização, além de ajudar na correta execução das atividades, ainda elevam a sensação de bem-estar do trabalhador, pois eles sabem o que precisa ser feito e quando.

Transparência nos projetos e nos objetivos

Processos transparentes fortalecem os funcionários na compreensão clara da missão e dos valores da empresa, o que colabora para a obtenção de resultados mais expressivos para o negócio como um todo.

Política de comunicação interna

Informações desencontradas, erros de posicionamento e dados atrasados dão margem a especulações, o que é bastante negativo para o clima organizacional. Já uma comunicação efetiva e horizontalizada gera um impacto positivo na rotina dos times.

Flexibilidade e abertura para inovar

A nova geração de trabalhadores espera que a empresa conceda a eles a oportunidade de serem agentes de inovação. Para tanto, é preciso adotar processos flexíveis (o que também inclui a rotina de trabalho). Mas isso só será possível se os funcionários se sentirem confiantes, o que depende do clima organizacional.

Feedback do trabalho realizado

Quando a empresa não concede nenhum retorno acerca das atividades de um colaborador, ele tende a se sentir desmotivado e também a desmotivar a equipe, o que colabora negativamente para a produtividade da empresa. Por isso, invista em feedback.

O que é pesquisa de clima organizacional?

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta estratégica para a gestão de pessoas. Utilizando questionários, a gestão de RH pode identificar problemas de convivência, padrões comportamentais e conflitos que interfiram negativa ou positivamente no ambiente de trabalho.

Dessa forma, é possível ter uma visão mais clara a respeito da satisfação dos funcionários, concedendo à gestão de equipe a oportunidade de providenciar melhorias. Assim, a pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta usada para promover uma comunicação aberta entre o público interno da empresa.

De maneira resumida, o principal objetivo da pesquisa de clima organizacional é medir o nível de satisfação dos profissionais, levando em consideração aspectos do ambiente organizacional. Essa ferramenta também procura compreender como as pessoas interagem umas com as outras.

Quais são as boas práticas em relação à pesquisa de clima organizacional?

Seja anônima ou não, com dados importantes acerca do que a empresa deseja saber, a pesquisa de clima tem a função de apresentar um diagnóstico para os colaboradores. Ela pode ser aplicada em diferentes formatos:

  • notas para cada situação apresentada;
  • enunciados de múltipla escolha;
  • questões afirmativas;
  • perguntas abertas.

As pesquisas anônimas são as mais usadas, porque, com relação a alguns temas, os funcionários se sentem mais à vontade para se expressarem dessa forma. Contudo, há especificações que são necessárias, como a área em que o funcionário exerce suas atividades, por exemplo.

É importante que você saiba que a pesquisa de clima não é feita somente para identificar fatores negativos acerca da organização. Por isso, é muito importante incluir perguntas com conotação positiva, pois, dessa forma, a empresa cede espaço para que o funcionário também reflita acerca de todos os pontos inerentes à organização.

Como interpretar os resultados obtidos pela pesquisa de clima organizacional?

A interpretação dos dados da pesquisa de clima organizacional deve ser feita com critério. É necessário processar as informações coletadas de modo a identificar padrões que se repetem no comportamento das pessoas. Com isso, é possível evidenciar situações que necessitam de uma solução urgente e também casos graves dentro da companhia, como conduta inadequada da liderança.

Qualquer queixa deve ser analisada com cuidado e bastante atenção, pois uma situação que cause desconforto para o colaborador merece ser analisada com o rigor necessário. A atitude correta é cruzar os dados e proceder a interpretação com a equipe de RH da empresa.

Esse trabalho permite a visualização de um diagnóstico geral do clima organizacional da companhia e a procura de medidas corretivas adequadas aos fatos apresentados.

Todos os resultados das pesquisas de clima organizacional devem se compilados, analisados e organizados em relatórios. Assim, as informações ficarão disponíveis para consultas futuras, favorecendo a compreensão sobre se as ações desenvolvidas depois da pesquisa foram eficientes para solucionar as questões apresentadas.

É indispensável informar aos colaboradores acerca dos resultados da pesquisa de clima organizacional. Isso eleva a satisfação dos profissionais e ainda contribui para que eles se mantenham engajados e motivados para tornar o ambiente de trabalho positivo e saudável.

Quais são os benefícios da pesquisa de clima organizacional?

São vários os benefícios de a empresa investir nessa estratégia. A seguir, veja uma lista com os principais:

  • tomada de decisões com base em dados;
  • melhoria na comunicação;
  • aperfeiçoamento das lideranças;
  • elevação da marca empregadora;
  • redução de turnover e absenteísmo;
  • elevação da motivação do time;
  • engajamento da equipe.

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta estratégica para elevar os resultados da companhia. Ela possibilita conhecer melhor como o funcionário se sente em seu ambiente laboral e como a empresa pode trabalhar para que o ambiente seja o mais saudável possível. O desenvolvimento desse trabalho favorece o engajamento e a motivação dos profissionais para com os objetivos do negócio — e como falamos bastante por aqui, isso eleva os resultados da companhia.

Temos certeza de que você aprendeu muito com este conteúdo sobre clima organizacional. Então, não deixe de continuar se atualizando com o melhor do RH: assine a newsletter do blog para receber novidades direto no seu e-mail!

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