A comunicação interna é uma estratégia usada nas empresas para informar sobre tudo o que de mais importante acontece na organização. Para isso, precisa ser recorrente e fazer parte de um planejamento alinhado com os valores e objetivos organizacionais.
Uma comunicação interna eficiente é essencial para alinhar expectativas entre empresas e funcionários e deve ser capaz de informar e sensibilizar os colaboradores. Uma comunicação interna eficiente reflete em melhores processos, redução de erros e melhoria da motivação da equipe.
Além disso, em tempos em que os modelos de trabalho remoto e híbrido estão cada vez mais presentes, apostar nessa estratégia é fundamental para alcançar os resultados pretendidos pela empresa.
Para ajudar você a implantar uma comunicação interna efetiva na sua companhia, preparamos este artigo. Leia agora!
A importância da comunicação interna nos tempos atuais
O cliente interno, ou seja, os funcionários, são as primeiras pessoas que a empresa precisa conquistar. Isso porque são eles que levarão o nome da empresa para o mercado, defenderão os produtos e serviços da companhia e também são os responsáveis por melhorar e executar da melhor forma os processos.
Assim, quando falamos de comunicação interna, também estamos falando de uma ferramenta altamente estratégica para colocar o time na mesma sintonia, ou seja, empenhado com objetivos e metas organizacionais.
Portanto, sem uma comunicação interna de qualidade, os processos podem perder em eficiência — cenário bastante prejudicial para a companhia.
O papel do RH para melhorar a comunicação interna
O setor de RH tem um papel importante para melhorar a comunicação interna das empresas, já que é o responsável pela gestão de pessoas. Veja a seguir como fazer!
Estabeleça uma rotina de comunicados
Independentemente de a empresa adotar uma comunicação vertical (da alta liderança para os subordinados) ou horizontal (comunicação sem hierarquia), é importante estabelecer uma rotina de comunicados para informar sobre tudo o que de mais importante acontece na organização.
Isso também envolve a comunicação de alterações nas rotinas, novos procedimentos, entre outros. Um fluxo constante dessas informações garante o alinhamento das atividades. Assim, todos os colaboradores estarão aptos a adequar suas atividades ao momento da companhia.
São exemplos de temas para comunicados:
- alteração no horário de funcionamento entre turnos de trabalho;
- recesso de feriado;
- escala de folga ou férias;
- informativos de reuniões com a equipe.
Abra espaço para troca de informações
A comunicação é uma via de mão dupla. Isso quer dizer que a empresa deve estar preparada para ouvir seus colaboradores, o que pode incluir críticas e sugestões do time de trabalho. É preciso que a gestão de RH esteja aberta a esses feedbacks e veja essas inciativas como algo natural dentro da empresa.
A nova geração de trabalhadores tem necessidade de opinar para se sentir parte dos processos, e uma forma de fazer isso é participando efetivamente de tudo o que diz respeito às suas rotinas de trabalho.
Logo, além de estar aberto para o feedback da equipe, a gestão de RH ainda deve estar preparada para fazer os ajustes necessários (e quando possível) para atender às demandas do público interno da empresa.
Adote bons softwares
Toda a comunicação interna da empresa pode ser otimizada com softwares, que são sistemas onde as informações ficam armazenadas para consultas sempre que for necessário.
Além dos comunicados e informativos, essas ferramentas costumam abrigar o holerite e a folha de ponto para consulta, que podem ser acessadas sempre que o funcionário desejar. Com isso, o setor de Departamento Pessoal fica menos sobrecarregado e pode se dedicar a questões mais estratégicas.
Crie ações de endomarketing
Envolver os colaboradores com ações de endomarketing é fundamental para que eles permaneçam engajados com os resultados da organização. Criar um calendário de eventos de marketing interno é uma boa forma de manter a constância desse tipo de ação. Além disso, o endomarketing também pode ser usado para informar e educar os colaboradores sobre o lançamento de novos produtos e serviços.
Assim, quando essas soluções forem lançadas no mercado, eles já saberão do que se trata e poderão tirar as dúvidas de clientes e sociedade no geral, de modo mais efetivo, o que também contribui para os resultados do negócio.
Os benefícios de uma comunicação interna eficiente
Não importa se sua empresa tem 10 ou 5.000 funcionários. Mantê-los informados sobre os rumos da companhia traz uma série de vantagens. Separamos os principais para você a seguir. Confira!
Alinhamento do time de trabalho
Para desenvolver o seu máximo potencial, a companhia deve trabalhar para que o público interno atue de acordo com os valores, a estratégia do negócio e a missão da empresa. Assim, é possível fortalecer a cultura organizacional, elevando o índice de qualidade e eficiência dos processos. Logo, quando a empresa investe em comunicação interna, consegue melhores resultados, o que colabora para a sustentabilidade de todo o negócio.
Agilidade nos processos
Quando a equipe de trabalho está integrada com os procedimentos e com os setores da empresa, é possível usufruir de processos mais eficientes e ágeis, o que colabora de forma direta para a tomada de decisões mais assertivas, favorecendo o aumento da produtividade.
Maior engajamento dos colaboradores
Um dos maiores desafios da gestão de RH da atualidade é engajar os colaboradores nos objetivos da empresa. Porém, quando a comunicação interna é utilizada como uma aliada, todo esse processo se torna muito mais fácil e também fluido.
Isso acontece porque os funcionários passam a entender sua função nos processos da empresa. Isso também colabora para que os profissionais se sintam mais valorizados, contribuindo para que eles se tornem defensores da marca da empresa.
Otimizando a comunicação interna na empresa
Para otimizar a comunicação na empresa, além dos softwares de gestão de RH com espaço para comunicados e informativos, é preciso apostar em reuniões periódicas, treinar a liderança para que elas sejam capazes de conceder feedbacks assertivos, criar canais de comunicação direta com a diretoria — a exemplo das caixas de sugestões — e usar os recursos disponíveis para reforçar cada informação.
Também é importante avaliar o perfil do público para estabelecer o canal de comunicação mais eficiente. O público operacional, por exemplo, tende a se adaptar melhor à comunicação em murais e jornais impressos. Logo, faça a adequação dos canais e da linguagem para falar com todos dentro da companhia. Isso ajuda e eliminar os ruídos de comunicação, além de garantir uma comunicação interna mais efetiva.
Como vimos ao longo desta leitura, a comunicação interna na empresa é uma ferramenta estratégica para a gestão de RH e pode ser usada para elevar os resultados da companhia, desde que para isso siga um planejamento alinhado com os valores e os objetivos organizacionais.
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