Após a declaração da Organização Mundial de Saúde sobre a pandemia, em março de 2020, o mundo precisou se adaptar ao novo normal e o mesmo aconteceu com o departamento de RH.
No novo cenário, a área de recursos humanos repensou sua atuação, para se ajustar às demandas de um formato que foi a solução para a continuidade das atividades — o modelo de trabalho remoto.
Durante o ano passado, o setor apresentou grandes avanços, colaborando para o sucesso dos negócios das organizações. Reinventar-se para manter o capital humano e o engajamento dos talentos, com a necessidade de utilização de ferramentas de tecnologia e inovação, foram alguns dos desafios do RH.
Diante da necessidade de adaptações, ajustes e elaboração de estratégias, o RH foi protagonista. Para falarmos sobre os desafios, as lições e os aprendizados que deram destaque ao RH em 2020, listamos sete pontos importantes. Continue com a leitura!
7 desafios do RH em 2020 e aprendizados
1. Interação digital
O RH teve o desafio de se automatizar. Na pandemia, a tecnologia virou uma grande aliada do RH e da gestão. Afinal, as atividades diárias, bem como a forma de trabalho presencial, foram substituídas por ferramentas e programas que auxiliam na segurança, evitando a necessidade do contato físico entre as pessoas. Com a ajuda das ferramentas digitais, houve o ganho de agilidade, produtividade e eficiência na comunicação entre os talentos da organização.
2. Adequação dos processos de recrutamento e seleção
Os processos de recrutamento e seleção precisaram se adaptar à nova modalidade e o grande desafio foi conhecer novas ferramentas, além de criar estratégias de atuação para o formato de recrutamento online. Testar, com antecedência, os equipamentos a serem utilizados em cada conferência e assegurar o funcionamento de programas que auxiliam na avaliação dos candidatos virou uma rotina.
Devido à presença de muitas pessoas em casa, garantir que durante a seleção não ocorram interrupções de terceiros no momento de trabalho do recrutador e de seleção do candidato também virou um desafio. Um local tranquilo e silencioso é fundamental para o recrutamento na Era Digital.
3. Experiência e engajamento dos colaboradores
Com o uso da modalidade remota de trabalho, as relações também se modificaram. Assim, motivar e engajar os talentos também foi e é um desafio. Então, como promover ações eficazes de treinamento e desenvolvimento atraentes para os profissionais em home office? Como garantir a participação, o interesse e a interação de todos?
Assegurar essas atividades para manter o engajamento, a produção e a produtividade dos colaboradores não foi uma tarefa fácil, nem para o RH e nem para a gestão. O setor de recursos humanos se reinventou, realizou ações estratégicas e teve papel fundamental para as intervenções realizadas junto aos colaboradores.
4. Atenção às questões de segurança
É essencial que a área de recursos humanos mantenha a atenção nas necessidades dos profissionais. As informações referentes aos serviços de saúde precisam estar disponíveis, com fácil acesso e compreensão.
No momento delicado, no qual a saúde é pauta, devido ao grande risco de contaminação, também é preciso garantir o esclarecimento de dúvidas quanto aos serviços de saúde que a empresa disponibiliza. O suporte a estes serviços foi e é um grande diferencial.
5. Adequação à cultura data-driven e a inteligência artificial
Esse é um dos grandes desafios reconhecidos pelos líderes de RH. A cultura data-driven se refere à ideia de processos orientados por dados, ou seja, ter o apuramento e análise de informações como centro do planejamento estratégico e tomadas de decisões.
Durante a crise provocada pela pandemia, foram necessárias intervenções precisas, já que decisões equivocadas podem resultar em grandes prejuízos. O RH detém dados exclusivos, como histórico de desempenho e performance dos profissionais, índices de presença e absenteísmo, além de relatórios feitos pela gestão. São dados que precisam ser considerados para decisões assertivas e que devem continuar sendo vistos no momento pós-pandemia.
6. Organização de padrão na prática do home office
A necessidade de adotar o trabalho remoto no modelo home office trouxe alguns desafios, bem como o uso de ferramentas próprias para as atividades on-line. Para estabelecer e organizar um padrão de trabalho, é aconselhável desenvolver, com os gestores e direção, um manual englobando todas as orientações e informações do novo formato.
No documento, devem constar regras de ergonomia, benefícios, monitoramento, avaliação, questões burocráticas, como batimento de ponto e condutas importantes para a cultura organizacional da empresa — que devem ser mantidas, mesmo neste momento de pandemia e home office. Ele pode ser usado como um documento de diretrizes, nos casos de dúvida.
A comunicação clara e assertiva precisou ser reforçada no momento de desempenhar as atividades, de forma não presencial, e tende a ser mantida após o retorno das atividades presenciais.
7. A prática e o efeito do “gig economy“
Também chamada de “economia de bicos” ou “freelance economy” consiste no trabalho temporário e sem vínculo empregatício — uma opção adotada por muitas empresas neste momento de pandemia para substituir a ausência de funcionários, por motivos de saúde ou por aumento momentâneo de procura de serviços. Por ser uma tendência, deve continuar como ponto de atenção das práticas e desafios do RH.
A contratação nesse formato de trabalho cresceu durante a pandemia e tende a permanecer. Em países como os EUA, 36% dos trabalhadores se consideram freelancer em tempo integral e a previsão é de que, até 2027, metade dos trabalhadores exerça algum trabalho freelancer, de acordo com a pesquisa realizada pela Upwork.
No Brasil, a prática não é tão forte, mas, há plataformas com milhares de pessoas cadastradas buscando a oportunidade para este tipo de trabalho. O momento atípico em que estamos vivendo fez com que o RH encontrasse inúmeros desafios.
O isolamento social exigiu novas práticas de trabalho e, consequentemente, a adaptação das pessoas aos novos formatos, o desenvolvimento dos talentos, a reestruturação da comunicação interna e novas estratégias para gestão e recrutamento e seleção.
O setor de recursos humanos foi protagonista diante da crise de 2020 e também responsável por novas políticas de trabalho, inclusive pela de retorno, assim como pelos processos de segurança para a retomada da modalidade presencial. Essas questões importantes foram e continuam sendo desafios do RH que resultam em novos aprendizados.
Quer saber mais como assegurar as melhores práticas de RH e manter bons resultados para a sua empresa? Entre em contato com a gente!