É um erro acreditar que é impossível competir com grandes empresas quando se trata de fluxo de recrutamento e seleção. Felizmente, existem ferramentas capazes de atrair uma equipe realmente qualificada, como é o caso do funil de recrutamento. O processo é utilizado para potencializar a eficiência das jornadas de contratação dentro de uma companhia.
Mas não se trata de um processo simples de ser feito. Para aproveitar todos os benefícios, você precisa conhecer mais sobre a sua estrutura de funcionamento e até mesmo os erros que devem ser evitados.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre o tema. Então continue a leitura para saber o que é funil de recrutamento, o seu objetivo, suas vantagens, como ele funciona, por que é necessário e quando começar!
Afinal, o que é funil de recrutamento?
É uma série de estágios pelos quais a consideração do candidato para o emprego avança. É chamado de “funil” por conta do formato e por analogia com o funil de compra tradicional.
O recurso inclui todas as fases do processo que passam pela candidatura/hunting, entrevistas, testes e dinâmicas até chegar à oferta e ao aceite do candidato aprovado.
De acordo com Carla Carvalho, analista de recrutamento e seleção: “O objetivo é analisar todo o fluxo de trabalho aplicado para a posição e, por meio desse olhar, identificar oportunidades de melhorias em fases em que se nota gargalos, seja na experiência do candidato ou nos processos internos”.
Ela revela que o funil de recrutamento oferece muitas vantagens, pois é possível saber a quantidade de candidatos que participam do processo, o nível de engajamento (inscrição, desistência, recusa de oferta etc.), as etapas que resultaram em perdas, a eficiência de testes aplicados, o tempo de finalização da posição, entre outros.
Como um funil de recrutamento funciona?
O funil segue as seguintes etapas:
- topo do funil: candidatura ou hunting do profissional;
- meio do funil: engloba as fases de testes e entrevistas;
- fundo do funil: indica o melhor talento a ser contratado.
A primeira etapa requer “montar o palco” com cuidado e se certificar de atrair o público certo. É recomendável que o recrutador seja embaixador da marca, honesto, transparente, agradável e comunicativo.
Na fase de recrutamento, o estágio de interesse ou atração é quando um lead dá um passo para aprender mais sobre a empresa. Isso pode significar assinar um boletim informativo mensal, baixar um e-book, inscrever-se em um webinar ou seguir a empresa nas redes sociais.
A seleção é o estágio de funil no qual os candidatos participam de provas e entrevistas. Aqui, é importante encontrar maneiras de tornar o processo mais envolvente e menos oneroso para os candidatos.
Cada funil de um recrutamento eficiente consiste nas mesmas etapas inevitáveis:
- preparar e promover o processo de inscrição;
- atrair e envolver candidatos passivos;
- realizar triagens e entrevistas com candidatos selecionados;
- contratar candidatos mais qualificados;
- integrar novas contratações.
As métricas de recrutamento são indicadores úteis para a contratação bem-sucedida, além de agilizar o processo de contratação de candidatos para a organização. Quando usadas corretamente, ajudam a avaliar o processo de recrutamento e se a empresa está contratando as pessoas certas.
Segundo Carla, é importante avaliar algumas métricas, e isso ajuda a olhar para o funil de forma mais estratégica:
- tempo de contratação;
- turnover das contratações recentes;
- cumprimento de SLA e prazos;
- identificação de esforço investido em posições estratégicas ou de tecnologia;
- motivos no atraso de fechamento de vaga;
- engajamento do candidato;
- índice de aceitação da abordagem;
- índice de rejeição;
- atingimento de metas, entre outros.
Existem muitas maneiras de avaliar como os candidatos se sentem em relação ao recrutamento. Por exemplo, é possível fazer uma pesquisa ou pedir feedback no final do processo de inscrição, ou durante cada estágio. O importante é olhar para a avaliação e o feedback dos candidatos e trabalhar para melhorar os aspectos que receberam reação negativa.
Por que incluir um funil de recrutamento na minha empresa?
Atualmente, muito se fala sobre a participação mais estratégica do RH para o negócio nas empresas. Entretanto, como observa Carla, é preciso fazer a transição de um olhar e cultura operacionais para outros mais inovadores, ousados e estratégicos.
À medida que a mudança acontece, é importante dar atenção a detalhes antes não percebidos. A melhor forma é utilizar ferramentas e recursos que facilitem a visão mais detalhada dos processos.
Nesse contexto, um bom funil de recrutamento fornece uma visão mais ampla e aprofundada da área e torna possível compreender pequenas coisas que trazem grandes insights, como: visão de mercado, boas práticas, entendimento maior do perfil dos profissionais, análise de nível de employer branding, entre outros.
“Tais percepções nos ajudam, primeiramente, a ter um olhar mais crítico sobre ações já implementadas, assim como a repensar novas formas de fazer, contribuindo para ganhos em produtividade, qualidade e performance como um todo”, esclarece a analista.
Quando utilizar essa prática?
Os melhores candidatos não vão esperar muito, então você precisa garantir boas práticas de recrutamento dentro de um período adequado. Medir o tempo de contratação dá uma ideia clara de quanto demora preencher uma vaga desde o momento em que é aberta até a fase final. E o funil de recrutamento precisa fazer parte da rotina da sua equipe de Recursos Humanos.
Como otimizar o funil de recrutamento da minha empresa?
A melhor dica é utilizar uma plataforma única para compilar os dados e manter a atualização constante das informações. A Catho tem um recurso que possibilita criar pastas para organizar os currículos em cada etapa do processo seletivo.
Por meio das pastas, é possível acessar informações gerais, como: volume de candidatos em cada etapa, quantos candidatos estão dentro ou fora do perfil da vaga, entre outros inputs que são rapidamente verificados. Além disso, a plataforma tem um excelente banco de currículos qualificados que facilita encontrar o profissional ideal com mais agilidade e eficiência.
“Vale lembrar também que os recursos de testes online, vídeo entrevista e triagem automática são aliados quando pensamos na garantia da qualidade do processo seletivo, somando como facilitadores no processo de avaliação do candidato”, ressalta Carla.
Quais são as vantagens do funil de recrutamento?
O funil de recrutamento oferece muitos benefícios para o planejamento da sua equipe de RH, mas você sabe exatamente quais são? Confira!
Atração de talentos
A principal vantagem é a atração de talentos. Quando você estrutura um planejamento para o seu processo seletivo, fica mais fácil identificar quais são os currículos que mais provavelmente se encaixarão no clima organizacional da empresa. Em um primeiro momento, a triagem já permite selecionar aqueles profissionais que se encaixam nas funções que precisam ser realizadas.
Assertividade no processo de contratação
Além disso, o funil de recrutamento oferece maior precisão na hora de decidir pela contratação de um profissional ou outro. Afinal, não é realizada apenas uma ou outra entrevista; são vários processos e análises até que se encontre o candidato ideal para ocupar o cargo disponível. A equipe de Recursos Humanos pode, assim, acertar mais vezes na hora da contratação.
A criação de um funil de recrutamento também implica na utilização de informações relevantes para a tomada de decisão. Como esses insights vão ficar em uma única plataforma, centralizados, os responsáveis pelo processo seletivo passam a ter mais insumos para optar por um candidato ou outro.
Otimização de recursos
Com esses acertos mais frequentes, os recursos — tempo e dinheiro — são empregados de forma mais inteligente ao longo do processo de contratação na empresa. Em vez de ficar entrevistando candidatos com poucas chances de serem aprovados, todo o fluxo de entrevistas é acelerado, o que significa mais recursos disponíveis, por exemplo, para a contratação de profissionais mais qualificados.
Quais são os erros que devem ser evitados no funil de recrutamento?
Apesar de muito eficiente, o funil de recrutamento não vai funcionar se algumas práticas não forem deixadas de lado. Confira, então, o que precisa ser evitado para que os resultados apareçam.
Ignorar dados
Vivemos a era dos dados, e é imprescindível utilizá-los em todas as áreas da empresa. Quando se fala em recrutamento e contratação, isso é ainda mais essencial para acertar. Sendo assim, a sua equipe não pode ignorar os dados coletados ao longo do funil de recrutamento, já que isso reduz as chances de tomar as melhores decisões.
Fazer abordagens inadequadas
De que adianta ter todas as informações em mãos, oferecer um pacote de benefícios atrativo e, na prática, abordar o candidato de uma forma inadequada. Por mais que os processos e a tecnologia sejam importantes para otimizar e aumentar a precisão da seleção de talentos, o contato entre recrutadores e profissionais ainda é decisivo para garantir o sucesso de todo o processo.
A ideia de um funil de recrutamento começa com todos que visualizam a vaga ao longo do processo de recrutamento, resultando em uma contratação. Cada etapa do processo é igualmente importante e tem um propósito específico. Ao implementar as recomendações citadas aqui, não se esqueça que manter o foco nas métricas é fundamental para garantir o sucesso dos seus objetivos.
Tem interesse em melhorar o seu processo de recrutamento? Fale com a Catho para fazermos uma parceria!
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