gestor de rh

Como melhorar a tomada de decisão e ser um gestor de RH de destaque

Se você é gestor de RH, já pensou em como melhorar a sua tomada de decisão e contribuir com o desenvolvimento da empresa, certo? E como o RH é uma área essencial para as organizações, a liderança desse time deve agir estrategicamente alinhada aos propósitos do negócio.

O gestor de RH, para tomar as melhores decisões, precisa ter ampla compreensão das principais práticas da área, conhecer ferramentas e processos, além de entender o valor de parcerias estratégicas.

E foi pensando em ajudar você a ser um gestor de RH capaz de tomar as melhores decisões que preparamos este artigo com dicas valiosas. Tome nota!

Implemente indicadores de desempenho

Para ser um gestor de Recursos Humanos que age de modo estratégico, é fundamental tomar decisões baseadas em dados. Você precisa criar indicadores de desempenho, que podem ser referentes a:

  • turnover;
  • absenteísmo;
  • plano de desenvolvimento individual;
  • aprimoramento da comunicação interna;
  • custos com folha de pagamento, entre outros.

Com os indicadores de desempenho alinhados à realidade da sua empresa e aos objetivos do negócio, fica mais fácil tomar decisões. Ainda, as chances de erros também diminuem, já que tudo será baseado em informações do dia a dia operacional.

Tenha uma boa comunicação com a equipe

O gestor de RH, além de ser responsável por processos como recrutamento e seleção, clima organizacional e treinamentos, precisa dominar a comunicação interpessoal. É um profissional que tem o importante papel de se comunicar com os diversos setores da empresa e todos os níveis hierárquicos da companhia.

Mas isso não significa ter apenas uma boa oratória. Pelo contrário, é necessário ser um bom ouvinte, para poder conciliar o interesse da empresa e dos colaboradores, propondo soluções que sejam convenientes a todos os envolvidos no negócio.

Assim, será capaz de colaborar de maneira efetiva para a criação de estratégias que possibilitem melhorar os procedimentos internos da companhia bem como o clima organizacional.

Tenha um bom time para colaborar

Contar com uma boa equipe é indispensável para se conquistar os resultados almejados. Por isso, mantenha um time engajado e preparado para encarar junto de você os desafios da organização.

Treine e capacite a equipe de RH, dando a ela exemplos, para que todos possam se inspirar e buscar coletivamente os resultados que a empresa almeja.

Desenvolva a sua inteligência contextual

Inteligência contextual é a capacidade de compreender como as pessoas se relacionam em diferentes ambientes e situações, considerando características como origem e cultura.

O limite das crenças e do conhecimento individual deve ser respeitado no coletivo, e o gestor de RH tem a importante missão de gerenciar toda essa diversidade de pessoas, acolhendo suas particularidades e integrando-as no ambiente corporativo.

Claro que, para isso, precisa do apoio da alta gestão da empresa, além de fomentar uma cultura voltada para a diversidade. No entanto, tudo parte da própria percepção do gestor de como cada profissional pode ser integrado, e como a empresa pode ajudar no desenvolvimento de cada talento que faz parte da organização.

Busque o autoconhecimento

O autoconhecimento requer que as pessoas se questionem como elas podem aumentar suas competências emocionais — habilidade essencial para um gestor de Recursos Humanos —, como elas podem ser pessoas melhores para si mesmas e para os outros.

O autoconhecimento também proporciona maior confiança para tomar decisões de forma consciente e mais acertada, ao mesmo tempo em que facilita o planejamento de ações mais objetivas e realistas — tanto para si quanto para os seus subordinados.

Invista em capacitação constante

Pessoas mudam o tempo todo, e isso é impulsionado por diversos fatores: econômicos, culturais e sociais. Por isso, é fundamental estar atento a essas transformações e buscar o tempo todo novas fontes de conhecimento a fim de adequar a gestão às novas realidades e tendências de mercado.

Isso pode ser feito com cursos online, leituras, palestras, workshops ou até mesmo com outros profissionais da área.

Busque inovar

O setor de RH está se tornando cada vez mais estratégico dentro das organizações. Por isso, é preciso ficar atento e sempre buscar a inovação para os projetos da área. Reinvente os processos já existentes e reformule o que está em seu círculo de influência.

Além de motivar toda a equipe, traz uma nova dinâmica para o setor. Você pode fazer isso propondo a reformulação de treinamentos, inserindo a gamificação, por exemplo.

Já com relação aos processos de recrutamento e seleção, é possível propor novas dinâmicas e até mesmo utilizar a tecnologia para dar mais dinamismo para as atividades.

Logo, adotando essas medidas, é possível estar mais integrado com o futuro do trabalho, ao mesmo tempo em que promove diferenciais para a sua empresa.

Invista em automação

Automatizar as rotinas de RH permite que a equipe — assim como você — tenha mais tempo para se dedicar a atividades mais estratégicas do negócio.

Nesse sentido, um bom sistema de recrutamento e seleção, por exemplo, facilita que os recrutadores encontrem o perfil mais aderente ao cargo em aberto em apenas alguns cliques.

Além disso, é possível usar ferramentas integradas que facilitem a troca de informações, conferindo mais rapidez no processo seletivo. Tudo isso com redução das chances de erros, já que os processos são parametrizados.

Como você pôde perceber, é possível melhorar a tomada de decisão e ser um gestor de RH de destaque seguindo essas dicas. No entanto, vale reforçar que o aprendizado contínuo é um diferencial importante para você alcançar o sucesso e, por isso, é preciso continuar aprendendo todos os dias.

Gostou deste artigo sobre como melhorar a tomada de decisão e ser um gestor de RH de destaque? Quer continuar aprendendo? Então, assine nossa newsletter para receber mais conteúdos como este!

Assine a nossa newsletter e tenha em mãos as novidades mais relevantes sobre RH!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.