Cada pessoa nasce com habilidades próprias, que são moldadas e aprimoradas ao longo da vida. A forma como alguém experiencia o mundo e encontra soluções para os problemas está ligada ao seu histórico pessoal e cultural, o que faz com que os indivíduos sejam únicos.
Essa pluralidade de visões é o que garante o avanço das sociedades, uma vez que pensar diferente é a chave para a inovação. Dentro do ambiente corporativo, isso proporciona crescimento e amplitude de ideias, contribuindo para o sucesso do grupo como um todo.
Assim, a promoção da diversidade nas empresas é uma das metas mais importantes do RH. E a essa união de personalidades distintas no trabalho damos o nome de diversidade cognitiva.
Continue conosco para saber o que é diversidade cognitiva, entender a sua importância e ver como criar um ambiente laboral mais rico e funcional. Boa leitura!
O que é a diversidade cognitiva?
O conceito de diversidade cognitiva diz respeito à compreensão de que pessoas com visões, estilos, origens e personalidades diferentes têm potencial de enriquecer o ambiente empresarial ao agregarem novas perspectivas para solucionar antigos e inéditos problemas.
A diversidade cognitiva vai além das ações do RH para promover a diversidade étnica, de gênero e de orientação sexual, por exemplo, porque visa formar uma equipe com pessoas que realizam suas atividades intelectuais, chegam a conclusões e fazem associações de maneiras distintas.
Qual é a importância da diversidade cognitiva?
A diversidade cognitiva é essencial para que a empresa encontre novas soluções e supere obstáculos produtivos e relacionais. Quando o RH atua com essa mentalidade, consegue ser agente de uma cultura baseada na valorização de pessoas de diferentes origens e estilos, ao mesmo tempo em que orienta a diversidade em prol de objetivos em comum.
Embora o fit cultural seja importante, é a pluralidade intelectual e cultural dos colaboradores que promove a ampliação de pensamentos e o surgimento de ideias, características fundamentais para o sucesso do grupo como um todo.
Entre as principais vantagens de promover a diversidade cognitiva na empresa, podemos destacar:
- pluralidade de ideias;
- encontro de diferentes soluções para um mesmo problema;
- reconhecimento e aproveitamento de novas possibilidades;
- melhoria do clima organizacional;
- rapidez para solucionar os problemas;
- desenvolvimento aprimorado das competências dos colaboradores.
Quais são os impactos da diversidade cognitiva na empresa?
A reunião de pessoas que pensam de modo diferente sempre traz tensão. Porém, isso é positivo, pois confere movimento, no sentido de que o conflito leva à busca por mudanças.
Aqui, vale lembrar que, na maioria das vezes, as pessoas preferem não expor os seus pontos de vista a respeito de diferentes questões no ambiente corporativo, porque sabem que isso vai gerar um clima de inquietação. Contudo, optar sempre pelo conforto não é uma estratégia vantajosa, pois o confronto de perspectivas cria debates enriquecedores, o que abre espaço para a inovação.
Inclusive, as empresas com grande diversidade cognitiva tendem a apresentar desempenho superior quando comparadas a outras menos diversas, mas a forma de lidar com os conflitos é que realmente define em qual categoria o grupo estará.
De acordo com a Harvard Business Review, times com maior diversidade cognitiva resolvem problemas mais rapidamente do que os menos diversos. Da mesma forma, a pressão para que as pessoas se conformem a um padrão (contratando colaboradores que pensam e agem de modo semelhante, por exemplo) restringe a inovação dentro da empresa.
Em um outro artigo da mesma revista, os autores demonstram que equipes heterogêneas são mais espertas. Isso acontece porque os colaboradores tendem a focar mais os fatos, a processar esses fatos com mais cautela e a ser mais inovativos.
Além disso, a diversidade de gênero também está ligada à multiplicidade de pensamentos. Um estudo na Espanha demonstrou que grupos com mais mulheres em seus times são mais inclinados à inovação.
Isso tudo acontece porque, quando em meio a um grupo de trabalho diverso, cada pessoa se desafia a encontrar novas formas de pensar, a ampliar a sua capacidade argumentativa e a aprimorar o seu desempenho.
Dessa forma, fica evidente que o RH deve desenvolver ações que estimulem a diversidade cognitiva dentro do ambiente laboral.
Como o RH pode atuar para garantir a diversidade cognitiva na empresa?
Algumas questões merecem a atenção do RH nessa hora, e reunir pessoas de origens diferentes em uma mesma equipe pode ser o ponto de partida para ampliar a diversidade cognitiva na empresa.
Portanto, o processo seletivo deve ser aprofundado e estruturado para destacar a pluralidade cultural dos candidatos, focando suas histórias de vida e suas formas de solucionar problemas, para além dos diplomas e das certificações. Para conseguir esse resultado, é interessante divulgar as vagas da empresa em canais diversos, de modo a alcançar públicos diferentes, que poderiam não estar cientes das oportunidades.
Quais são os desafios da diversidade cognitiva?
Também é preciso contornar alguns desafios, como os vieses inconscientes durante a seleção e a predisposição dos seres humanos a querer se encaixar em padrões, sendo cautelosos ao expor seus posicionamentos. Aqui, os gestores têm a tarefa fundamental de deixar claro que há espaço para debates construtivos e que os membros da equipe podem discordar de todos, inclusive de seus líderes.
Lembre-se de que é necessário cultivar esse ambiente em que as pessoas se sintam seguras para se expressar. Aí entra o trabalho com as soft skills e a promoção do respeito cognitivo, em que todos entendem que cada um tem uma perspectiva válida e que valorizar essa diversidade é viver harmoniosamente.
Como você pôde notar, estimular e garantir a diversidade cognitiva dentro da empresa não é exatamente uma tarefa fácil, uma vez que o conceito diz respeito à variedade de personalidades. Porém, com algumas mudanças no processo de seleção e recrutamento, bem como com a promoção de uma cultura organizacional respeitosa, é possível ampliar a pluralidade dos perfis de colaboradores para alcançar melhores resultados.
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