Uma das principais características do Brasil é a sua grande pluralidade cultural. No entanto, o quadro de colaboradores das empresas ainda não reflete essa multiplicidade de visões satisfatoriamente, o que acarreta perdas para as próprias organizações.
Quando não há investimentos nessadiversidade, suas ideias ficam limitadas. Além disso, como a sociedade em si é diversa, trabalhar a pluralidade é uma postura que demonstra mais respeito às características dos profissionais brasileiros.
O setor de RH tem um papel importante para promover a pluralidade. Mas, para isso, precisa trabalhar seus processos seletivos. Preparamos este artigo para mostrar como e explicar mais a fundo o que é pluralidade cultural e a sua importância dentro das empresas. Acompanhe!
O que é a pluralidade cultural?
A pluralidade cultural é a diversificação de culturas que encontramos em uma sociedade. Porém, ela também ocorre dentro das empresas por meio da contratação de profissionais com origens diferentes, que agregam características e habilidades específicas.
No Brasil, todo esse pluralismo cultural existe porque nosso país foi formado com base em diferentes povos. Assim, em cada região e, até mesmo, de cidade para cidade, podemos perceber manifestações culturais muito distintas. Isso traz uma riqueza grande para o nosso país não só em termos de crenças e tradições, mas também de formas de pensar.
A diversidade influencia o desenvolvimento e formação de profissionais. Portanto, encontramos perfis variados para eles também, o que possibilita às empresas criar quadros de pessoas compostos por múltiplos olhares, enriquecendo seus times.
Qual é a diferença entre pluralidade cultural e diversidade cultural?
Os conceitos de diversidade e pluralidade cultural podem parecer, à primeira vista, sinônimos. No entanto, eles carregam algumas diferenças sutis que precisam ser compreendidas.
A diversidade cultural é um conceito mais intimista, que envolve a autodeclaração e identificação dos indivíduos como pertencentes a um grupo étnico, religioso, sexual ou cultural.
A pluralidade cultural, por sua vez, é a expressão social dessa diversidade. Ela está relacionada a como respeitamos as diferenças e as incluímos de forma cidadã e igualitária nos assuntos do cotidiano, permitindo que esses grupos exerçam os seus deveres e tenham os seus direitos atendidos em sua totalidade.
Ou seja: a pluralidade depende diretamente da diversidade para existir, sendo a primeira a forma de expressão dos diversos grupos em nossa sociedade.
Quais são os tipos de pluralidade cultural?
A pluralidade cultural pode abordar conceitos de diversidade étnica (cor, nacionalidade, entre outros), sexualidade (orientação sexual ou identidade de gênero), credo (diferentes crenças religiosas ou até mesmo a ausência delas), cultura (expressões culturais de diferentes povos e localizações), entre outros.
Essa diversidade deve ser acolhida em todos os ambientes sociais. Por isso, é preciso trabalhá-la não só no ambiente de trabalho, mas também na educação, na saúde, na mídia e, claro, na política, além de vários outros âmbitos.
Qual a importância da pluralidade cultural?
Investir na pluralidade cultural dentro da empresa é importante, principalmente, por dois aspectos. Um deles é o respeito pelas características da sociedade; o outro é a inovação que se consegue alcançar com a diversidade de pensamentos.
Uma vez que a sociedade é plural, o quadro de colaboradores das empresas precisa acompanhar esse perfil. Quando nos limitamos a uma determinada origem, excluímos diversos grupos que, muitas vezes, existem em maior número do que aquele que está sendo privilegiado.
Em relação às vantagens para a empresa, o pluralismo cultural carrega consigo uma diversidade de pensamentos, visões e formas de lidar com situações. Cada cultura tem o seu próprio modo de agir e criar, assumindo posturas únicas. Desse modo, ao montarmos um time valorizando pontos plurais, abrimos o nosso leque de experiências.
Pensando assim, investir em pluralidade proporciona não só a representatividade de diferentes culturas, mas é uma estratégia importante para o crescimento da organização. O time começa a pensar fora da caixa, observando ângulos que, talvez, ainda não tivessem recebido atenção.
Como isso pode ser benéfico para sua empresa?
Investir na pluralidade cultural não é vantajoso apenas para os colaboradores (incluindo a turma do RH). A verdade é que esse conceito favorece a todos os envolvidos, incluindo os clientes. Esses benefícios ultrapassam as paredes do escritório e atingem toda a sociedade. Saiba mais a seguir!
Melhora o clima organizacional
Uma empresa plural é, também, um local no qual as pessoas estão mais satisfeitas e podem ser elas mesmas. Isso faz com que o clima organizacional melhore naturalmente.
Permite mais inclusão e oportunidades
Muitas vezes, os grupos minoritários se veem de mãos atadas por, apesar de terem a qualificação necessária, não conseguirem boas colocações devido ao preconceito ainda presente no mercado de trabalho. Uma empresa plural abre muitas portas nesse sentido!
Reduz o preconceito
O preconceito é combatido no dia a dia, com medidas práticas e ações que realmente fazem a diferença. O melhor caminho é dar dignidade a esses grupos marginalizados e incluí-los em boas vagas de emprego.
Ajuda na construção de uma boa imagem para a empresa
Se a sua empresa tem como valor a pluralidade, é muito provável que o seu público-alvo também se preocupe com essa questão. Assim, ele ficará mais satisfeito em ver que a marca também faz aquilo que propaga, e isso reflete diretamente na imagem da organização.
Otimiza a captação e fidelização de clientes e talentos
Os clientes mais satisfeitos voltarão a fazer negócio — e possivelmente indicarão a organização para outras pessoas do seu convívio. Provavelmente, também acontecerá o fenômeno de captação de um novo grupo de clientes; e os talentos serão captados e retidos na empresa em questão.
Contribui para uma sociedade mais justa e igualitária
O mercado de trabalho é um termômetro importante para indicar como anda a nossa sociedade. Fazer com que ele fique mais igualitário é uma forma de contribuir, também, para mudanças na desigualdade e no preconceito de modo geral.
O que a lei diz a respeito da pluralidade cultural?
Pouco a pouco, a legislação brasileira tem trabalhado para que a pluralidade cultural se torne mais presente no nosso dia a dia.
Um bom exemplo de lei é o Artigo 210 da nossa Constituição, que aborda a importância do ensino de diferentes manifestações culturais logo no Ensino Fundamental.
Além disso, ao longo dos anos, outros decretos e leis foram promulgados. São exemplos: o Decreto nº 6177, que ressalta a importância da valorização da cultura; a Lei nº 12.288, que visa a inclusão da população negra no mercado de trabalho e a Lei nº 12.990, que inclui outros grupos minoritários em empregos nas repartições públicas.
Ainda há um longo caminho a percorrer, mas a verdade é que, aos poucos, a pluralidade tem se tornado uma realidade mais presente em nossa sociedade.
Quais são os desafios da pluralidade cultural?
O principal desafio para a pluralidade cultural na sociedade é, sem dúvidas, o preconceito. Enraizada em nossa população, a intolerância ao que é “diferente” ainda é muito presente no cotidiano dos brasileiros. Infelizmente, o padrão seguido é um que nem mesmo as nossas raízes étnicas atingem totalmente — o eurocêntrico, praticamente inviável em uma nação tão miscigenada e plural como a nossa.
Caminhando lado a lado com o preconceito estão:
- a falta de informação;
- a deficiência da educação sobre os assuntos culturais;
- a falta de apoio midiático que, muitas vezes, faz representações preconceituosas e estereotipadas de certos grupos;
- a ausência de leis mais duras para punir infratores que praticam atos de racismo ou discriminação, entre outros.
Por isso, cabe a nós fazer a nossa parte e contribuir para que, em breve, a pluralidade deixe de ser uma ideia e se torne um padrão. Vamos saber como?
Como incentivar o pluralismo cultural em processos seletivos?
Para criar um time de colaboradores com diversidade cultural, o RH precisa promover processos seletivos que incentivem profissionais com diferentes perfis a se candidatar às vagas em aberto. Algumas posturas e estratégias também precisam ser modificadas, e nós listamos abaixo boas práticas para você adotar. Veja!
Reestruture os anúncios de vagas
Os profissionais que estão em busca de uma oportunidade no mercado vão analisar, primeiro, o anúncio das vagas que estão em aberto. Sua aposta será naquelas que lhes pareçam oferecer mais chances de aprovação.
Por isso, se você quiser atrair profissionais com diferentes perfis, precisa reestruturar a maneira como as vagas são anunciadas. É importante pensar em cada detalhe da linguagem, como as palavras utilizadas, para que a descrição não seja tendenciosa, demonstrando preferência para um grupo.
Crie vagas específicas para grupos minoritários
Também é interessante que sejam abertas vagas específicas para determinados grupos sociais. A própria descrição do anúncio já demonstrará que a empresa deseja fazer a contratação de profissionais com aquele perfil.
Essa é uma boa estratégia quando se deseja personalizar ainda mais o time. O RH pode organizar o processo de recrutamento e seleção de modo que os cargos sejam preenchidos conforme se deseja construir essa pluralidade.
Humanize o processo de entrevistas
É fundamental que todo o processo de recrutamento e seleção seja humanizado, mas o centro dessa disposição é o modo como as entrevistas são feitas. O ideal é que a escolha seja realizada com base na capacitação da pessoa, sem qualquer predisposição, que é algo que pode acontecer de forma inconsciente.
Para evitar, é válido adotar o recrutamento às cegas. Desse modo, os recrutadores vão conhecer o candidato pessoalmente apenas depois que todo o processo estiver finalizado. Isso demonstra a valorização das competências profissionais e da pessoa, tornando a escolha dos candidatos mais justa.
Prepare os líderes
O RH fica responsável por inserir profissionais de diferentes culturas na empresa, mas quem vai atuar com eles no dia a dia também precisa estar pronto para isso. Sendo assim, os líderes devem ser preparados para atuar junto a um time diverso.
Aqui, as competências não serão tão importantes quanto as habilidades, principalmente as sociais. Mitos e preconceitos precisam ser derrubados, e esses líderes devem compreender que cada cultura tem as suas características. Por isso, é necessário saber como lidar com diferentes modos de pensar, em especial quando vão de encontro aos seus.
Combata as raízes preconceituosas e os estereótipos
Ainda que o Brasil seja um país com uma grande diversidade cultural, é fato que preconceitos e estereótipos imperam. Para que você consiga ter sucesso com o recrutamento de profissionais de culturas diferentes, será indispensável combater esses dois aspectos.
Assim, é fundamental que todo o time esteja fora do senso comum no que diz respeito a estereotipar pessoas dessa ou daquela cultura. É o caso de generalizar que “esses são preguiçosos”, “aqueles são malandros”, os outros são egoístas, gananciosos ou ignorantes.
Se refletirmos acerca desses preconceitos, vamos perceber que, praticamente para todas as culturas, existe um estereótipo aplicado. Logo, o ideal é que o time perceba que estamos falando de pessoas, com características e singularidades que não as tornam superiores ou inferiores, apenas diferentes!
Como construir uma cultura organizacional que tenha a pluralidade cultural como prioridade?
Para finalizar, é hora de conhecermos algumas dicas para que você possa contribuir para a construção de uma cultura organizacional pautada na pluralidade cultural. Confira:
- entenda os seus colaboradores, verificando quais são as suas demandas e necessidades;
- firme um diálogo aberto, sempre disposto a ouvir e conversar;
- valorize as diversas culturas no ambiente de trabalho;
- faça bons recrutamentos, priorizando a contratação de uma equipe que esteja em sinergia com os ideais daquele local;
- invista em conscientização, por meio de palestras, sinalização e mais;
- promova debates e esteja aberto para trazer a questão da pluralidade cultural;
- seja claro sobre os valores e a política da empresa, tanto para os clientes quanto para os colaboradores;
- melhore o clima organizacional, implementando medidas para otimizar a inclusão e a integração dos colaboradores e das equipes, entre outras.
Como vimos neste conteúdo, uma empresa que investe em pluralidade cultural tem times muito mais criativos, valoriza a sua imagem diante do público, consegue atrair e reter os melhores talentos e ampliar sua competitividade. Portanto, essa é uma excelente estratégia de crescimento e inovação, que precisa ser praticada por quem deseja se destacar.
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