Qualquer processo infalível de novo recrutamento é voltado para atrair candidatos qualificados e encorajar o máximo possível de pessoas a se inscreverem. Isso torna possível construir um grande grupo de jogadores talentosos em um mercado de trabalho.
Além disso, minimiza o tempo envolvido na busca e preenchimento de funções para as necessidades presentes e futuras da empresa. Acontece que, para você ganhar eficácia e rapidez no processo seletivo, precisa ir além: usar as ferramentas certas, mensurar os resultados, entre outros detalhes.
Continue a leitura para saber o que mais deve ser levado em conta nessa tarefa.
Novos comportamentos dos candidatos
A principal mudança no perfil dos candidatos, principalmente naqueles que são mais especializados, é que, hoje, eles estão mais exigentes e escolhem a empresa em que vão trabalhar em um processo de investigação.
Segundo Renata Motterani, Coordenadora de Atração de Talentos, “eles estão avaliando as empresas, entendendo ambiente, cultura e valores além de pensar apenas em salários e benefícios”.
Outro fator é que, com a internet, uso de redes sociais e ascensão do trabalho remoto, as pessoas estão se preparando melhor para o mercado de trabalho por meio de cursos e conteúdos on-line. Por isso, chegam mais preparadas e com dúvidas bem relevantes a respeito do desafio que vão encontrar.
Cultura da empresa e mudanças recentes
O RH estratégico é a nova geração de prática de RH — e uma parte do negócio focada não na prospecção ativa de candidatos, mas também em processos de negócios de toda a organização.
Nesse sentido, os atributos culturais de uma empresa são essenciais para o processo de recrutamento. Como informa Renata, “existe uma etapa que chamamos de Fit Cultural: consiste em identificar os valores do profissional para saber se eles se aliam com os da empresa”.
Ela ressalta que não existe julgamento de certo ou errado, mas a visão de que um determinado candidato é mais adequado à cultura da organização que outro. “Por exemplo, vamos supor uma empresa muito focada em números, em resultados de curto prazo. Se o candidato for tecnicamente bom, mas prezar muito pelo propósito menos tangível, provavelmente será alguém que não se adaptará ao modelo.
Ferramentas que podem atualizar o processo
Hoje, existem diversas ferramentas on-line para entender tendências de comportamento. “Além das avaliações, nós utilizamos perguntas de caráter situacional na entrevista, que são questões por competências específicas, dentro do que é preciso avaliar no comportamento da pessoa. É uma forma bastante eficaz, pois o resultado sai de acordo com o que o gestor requisitante espera para aquela vaga”, afirmou Renata.
A coordenadora revelou que o funil de recrutamento on-line é uma estratégia bastante útil. Trata-se de uma métrica cujo objetivo principal é medir a eficiência dos processos seletivos do funil. Nesse método, os candidatos da primeira etapa ficam no topo e a trajetória vai afunilando até chegar na contratação data driven.
Diversos indicadores são analisados do começo ao fim. A velocidade com que a vaga é preenchida, tanto nos recrutamentos internos quanto nos externos, é uma das métricas mais importantes para medir o sucesso da operação.
Futuro que a organização pretende ter com o recrutamento
Para muitas empresas, já está passando da hora de caminhar para a era digital. Segundo pesquisa do Gartner, 67% dos empreendedores e líderes afirmaram que se a empresa não passasse por uma transformação digital ainda em 2020, ela não seria mais competitiva.
É extremamente necessário envolver os principais stakeholders de todas as áreas para entender as necessidades, saber o que a empresa quer, quais impactos são desejáveis trazer para o candidato, que percepções ele precisa ter e qual é a velocidade que se quer atingir.
Sem esquecer, é claro, de monitorar os resultados. Como conta Renata, se nas primeiras etapas do processo ou em alguma outra fase específica surgem candidatos abandonando o processo, esse é um ponto de atenção.
Nesse caso, é preciso avaliar uma série de situações, inclusive se o processo está sendo medido corretamente. Acompanhar as métricas é sempre bastante importante para atender às expectativas da organização.
Necessidade de passar pela transformação digital
Feita da maneira certa, a transformação digital afeta positivamente todas as partes do seu negócio — desde a melhoria da experiência do cliente até a capacidade de atrair e reter os melhores talentos.
Uma transformação digital de RH é a implementação e o uso de tecnologia para aumentar as capacidades do departamento. O objetivo é duplo: automatizar os processos de RH para economizar tempo e dinheiro e coletar e analisar dados desses processos para tomar mais decisões baseadas em dados.
Assim, em vez de ler todos os currículos, um sistema de rastreamento de candidatos faz o filtro automático por meio de palavras-chave. No lugar de conduzir manualmente cada novo contratado por um monte de papelada de integração, o software automatiza e digitaliza completamente o processo.
Renata destaca que o recrutamento atual é uma via de mão dupla. Afinal, assim como a empresa escolhe o candidato, ele também escolhe a empresa em que deseja trabalhar. Em alguns sistemas mais modernos é possível verificar a recomendação dos perfis mais aderentes de acordo com a vaga cadastrada. O resultado é uma agilidade maior.
Selecione os parceiros de negócio ideal para o RH
A Catho é uma empresa de tecnologia que dispõe de um acervo de currículos on-line que se atualiza continuamente. O Recrutamento Perfeito permite encontrar candidatos por região. Lá, você tem diversos filtros avançados para fazer uma busca completa e precisa. No Recrutamento de PcD, é possível acessar o laudo médico validado e certificado de reabilitação do INSS.
Como você viu, fazer um novo recrutamento é muito mais do que divulgar a vaga. É se cercar das ferramentas certas, envolver os principais stakeholders de todos os departamentos, usar o FIT Cultural para encontrar o profissional ideal, avaliar as métricas do processo e muito mais.
Seja nosso parceiro! Entre em contato agora mesmo para usar os nossos serviços.
Seja o primeiro a comentar em “O que considerar ao criar um novo processo de recrutamento?”