rapidez no processo seletivo

Como garantir rapidez no processo seletivo?

Seleções urgentes, somadas a uma rotina intensa, fazem com que os desafios para atrair e reter os melhores talentos do mercado sejam diários. Mas, para garantir a melhor equipe, uma empresa precisa realizar boas admissões, e nesse cenário, a rapidez no processo seletivo é fundamental.

Quando a gestão de RH ignora a importância de processos ágeis e realmente eficientes, abre espaço para desperdício de tempo e capital, pois será preciso iniciar um novo processo seletivo.

Para tomar a decisão certa e assegurar contratações assertivas, o RH 4.0 tem ganhado cada vez mais espaço nas companhias, assim como a adoção de planejamentos e estratégias para elevar o nível de qualidade das contratações, ao mesmo tempo em que o prazo de seleção é reduzido.

Quer saber como garantir rapidez no processo seletivo? Então, continue a leitura!

Crie o perfil de candidato ideal

O primeiro passo para agilizar o processo seletivo é saber exatamente o perfil profissional da vaga em aberto. Para isso, você pode contar com a ajuda do descritivo de cargos da empresa, e alinhar as especificidades da vaga com a gerência do departamento.

Com o avanço dos recursos tecnológicos em todas as áreas, faz-se ainda mais necessário atualizar as capacidades técnicas exigidas para a função. Além disso, também é preciso pensar nas habilidades comportamentais, imprescindíveis para formar equipes de alto rendimento, como resiliência, empatia, liderança e boa comunicação interpessoal.

Automatize a triagem de currículos

Com a ajuda de softwares de recrutamento e seleção, é possível agilizar a triagem e currículos, por meio dos filtros. Com esse recurso, você faz buscas por idade, região de residência do candidato, experiências anteriores, formação e uma série de outros dados.

Com isso, o tempo da triagem de currículos é otimizado, e você ainda garante que apenas os candidatos mais alinhados ao cargo serão selecionados para as próximas etapas.

Crie fatores excludentes

Todos os dias, os departamentos de Recursos Humanos recebem dezenas ou centenas de currículos. Para eliminar o volume, é importante criar fatores excludentes e informá-los, logo na divulgação da vaga. Isso diminui o número de inscrições recebidas, facilitando a análise daqueles documentos de candidatos que realmente têm os requisitos para preenchimento do cargo.

Tenha um banco de talentos organizado

O fato de um candidato não ser selecionado para determinada vaga não quer dizer que ele não possa participar de um outro processo seletivo na empresa. Para aproveitar o potencial desses profissionais para futuras contratações, o ideal é criar um banco de currículos.

Dessa forma, é possível otimizar processos de recrutamento posteriores, aproveitando o potencial daqueles que já demonstraram interesse em fazer parte da companhia. Um banco de currículos bem organizado é ótimo para o preenchimento de vagas urgentes, pois, com ele, é possível identificar, com maior rapidez, os candidatos que podem se encaixar na vaga em questão.

Domine as etapas

É importante que a equipe de recrutamento e seleção domine as técnicas de cada etapa do processo seletivo. Para isso, é importante criar cenários para o controle e o direcionamento das atividades em cada fase. Para uma maior efetividade dos trabalhos, faça uma pré-entrevista ou a verificação em cada uma das etapas para mitigar erros futuros.

É importante estabelecer processos que sejam ousados nesse sentido, criando uma cultura proativa para o recrutamento e seleção na empresa. Mas, tenha em mente que as questões dizem respeito, não somente à antecipação das etapas, como também o estabelecimento de um planejamento prévio, com diretrizes e estratégias para um variado leque de situações.

Abandone a planilha de recrutamento e seleção

Processos manuais no RH já estão obsoletos, porque, além de serem mais demorados, ainda podem ocorrer falhas e outras questões que impedem o bom andamento das atividades.

Nesse cenário, o ideal é deixar de lado os currículos impressos e também as planilhas de recrutamento e seleção. Aposte nas ferramentas tecnológicas, como um software, que além de desempenhar bem as funções propostas, ainda trazem a opção de análise de dados, que ajudam na tomada de decisão na empresa.

Divulgue a vaga no local certo

Para atrair os talentos mais alinhados com a expectativa da vaga, é necessário divulgar a oportunidade de trabalho nos locais certos. Para isso, é preciso pensar no seu público-alvo, ou seja, onde eles consomem informações e procuram oportunidades de trabalho.

Partindo desse princípio, torna-se mais fácil guiar cada etapa do processo de recrutamento e seleção, além de personalizá-lo de acordo com as características do candidato ideal.

Conte com a Inteligência Artificial

O RH 4.0 já é uma realidade na empresa, impulsionado, principalmente, pela Inteligência Artificial (AI), que é aliada dos softwares de recrutamento e seleção. Em processos seletivos, a inteligência artificial trabalha na apuração e organização de dados — a chamada Big Data.

Funciona assim: em vez de fazer a verificação de milhares de currículos, o software faz o ranking dos mais aderentes com o perfil criado para a vaga, o que torna mais fácil e rápida a escolha do candidato.

Seja criterioso

Os prazos apertados não podem servir de desculpa para contratar profissionais que não atendam às exigências do cargo. É importante se certificar de que o candidato é realmente aderente ao cargo e que possui os requisitos necessários para a contratação, tanto com relação às habilidades técnicas quanto comportamentais.

Conte com as ferramentas da Catho Empresas

Com a ferramenta de Recrutamento Perfeito da Catho Empresas, você conta com funcionalidades, como filtros avançados, para você combinar e encontrar o perfil ideal da vaga em aberto. Além disso, conta com recomendações automáticas, o que facilita a identificação dos candidatos que são mais aderentes ao perfil da vaga, agilizando o processo seletivo. No mais, você tem o recurso de convidar o candidato a se inscrever para a vaga, aliando o interesse da empresa com a do profissional, além de outras opções.

Diante disso, garantir a rapidez no processo seletivo é possível, desde que você faça um bom planejamento e conte com as ferramentas certas, como a Recrutamento Perfeito da Catho Empresas.

Se você gostou deste artigo sobre como garantir rapidez no processo seletivo, entre em contato para conhecer as nossas soluções!

Prospecção ativa de candidatosPowered by Rock Convert

Assine a nossa newsletter e tenha em mãos as novidades mais relevantes sobre RH!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.