Soft skills: como avaliar e desenvolver nos colaboradores

Soft skills: como avaliar e desenvolver nos colaboradores

Não dá mais para falar em contratação sem considerar as soft skills, concorda? A popularização desse conceito marca uma transformação do mercado, que passa a valorizar mais as competências socioemocionais nos profissionais. Que tal entender mais a fundo o que está por trás dessa ideia e como ela se torna prática na rotina da empresa e do recrutamento?

Neste texto, queremos mostrar o real impacto que uma boa análise desoft skillspode ter na performance das equipes. Além disso, vamos compartilhar com você em quais dessas habilidades seu RH precisa ficar de olho.

Por fim, você ainda vai descobrir alguns caminhos para desenvolver skills comportamentais nos talentos da sua organização. Continue a leitura e confira o que preparamos.

O que são soft skills e qual a importância na empresa?

Para começar, podemos definir soft skills como competências atreladas à personalidade de um indivíduo. Em geral, elas fazem parte de uma bagagem adquirida ao longo da vida e influenciada pela criação, pelas experiências vividas, pelos conhecimentos adquiridos e pelos ideais que são seguidos.

Apesar de pensarmos essas habilidades como naturais de cada pessoa, elas podem, sim, ser criadas e desenvolvidas ao longo da vida. São competências de ordem comportamental, relacional e emocional. Ou seja, elas interferem diretamente na forma como o profissional vai agir, perceber situações, lidar com as próprias emoções e com as emoções dos outros.

Você certamente já notou como esses aspectos fazem diferença no dia a dia do ambiente de trabalho, não é mesmo? Quantas vezes vivemos situações de conflito na empresa que são causadas por ruídos de comunicação, falta de inteligência emocional ou ausência de empatia?

É por isso mesmo que as soft skills estão na mira de recrutadores e gestores de todo o mundo. Uma pesquisa realizada pela Catho entre novembro e dezembro de 2021, com quase 900 profissionais em todo o Brasil, apontou que as 6 competências mais requisitadas para 2022 são:

  • proatividade;
  • trabalho em equipe;
  • resolução de problemas;
  • relacionamento interpessoal;
  • criatividade;
  • resiliência.

Soft skills e hard skills: qual a diferença?

A principal diferença entre as soft e as hard skills está no seu processo de aprendizagem e desenvolvimento. Enquanto as hard skills podem ser adquiridas por meio de cursos livres, faculdades e em experiências profissionais, as soft skills fazem parte da personalidade do profissional e são características carregadas por toda a vida. Porém, ambas podem ser treinadas!

Como avaliar soft skills nos profissionais?

Muitos recrutadores consideram um desafio avaliarsoft skills e mensurar o desenvolvimento delas nos candidatos. Isso é absolutamente normal, afinal, trata-se de competências que estão em um campo abstrato e não são “tangíveis” como as habilidades técnicas.

Mas existem alguns caminhos para realizar essa avaliação de forma eficiente. É importante lembrar que essa análise precisa ser feita ainda durante o recrutamento. Pode começar já na triagem de currículos, já que os filtros de busca podem ser direcionados para essas particularidades.

Quando isso acontece, o RH consegue mapear os candidatos que não apenas preenchem os requisitos técnicos da vaga, mas que também têm qualidades que farão a diferença na performance e no relacionamento com o resto do time. As contratações, é claro, se tornam muito mais assertivas.

Durante o processo seletivo, as soft skills podem ser avaliadas em dois momentos. Os testes comportamentais costumam ser um meio interessante e rápido. Esse tipo de avaliação pode até mesmo ser realizada virtualmente por meio de questionários.

As entrevistas, por sua vez, são decisivas para avaliar se os candidatos têm o chamado “fit” com os objetivos da empresa. Além de perguntar sobre objetivos profissionais, é importante entender que situações a pessoa enfrentou em experiências anteriores; como lidou com erros e o que aprendeu com desafios.

Mas atenção: não confunda a análise de soft skills com perguntas sobre vida pessoal ou informações sensíveis das pessoas entrevistadas. Informações de cunho religioso, político, orientação sexual, gênero e idade, por exemplo, não podem ser limitantes para o processo seletivo.

Além das soft skillsque já citamos acima, algumas competências fundamentais para o desempenho profissional nas organizações modernas são:

  • adaptabilidade;
  • colaboração;
  • empatia;
  • liderança;
  • organização.

A principal chave para contratações mais acertadas e para times de talentos mais produtivos e engajados é a união das competências comportamentais com as habilidades técnicas. Conseguir isso é “o melhor de dois mundos” e por isso se tornou o alvo da gestão de pessoas.

6 soft skills em alta no mercado

Para facilitar ainda mais o seu trabalho, vamos revelar as soft skills em alta no mercado para ficar de olho na hora do recrutamento e da seleção. 

1. Comunicação eficiente

A comunicação é um fator decisivo em diversos momentos do profissional, essencial para a rotina, o acompanhamento de processos e as trocas com clientes, colegas ou parceiros. Da mesma forma, uma comunicação que não é clara e eficiente pode atrapalhar nos processos de execução das demandas e ocasionar diversos erros. 

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2. Liderança

É natural que o mercado espere e exija que os profissionais sejam líderes em suas demandas, seja no trabalho solo, seja na atuação em equipe.

É necessário transpor obstáculos que aparecem cotidianamente, além de assumir uma postura motivadora e proativa, influenciando a equipe da qual o profissional faz parte.

3. Trabalhar sob pressão

É comum que nossa vida seja repleta de cobranças, sejam elas internas ou externas. A questão é como lidar com essa pressão.

Atualmente, os profissionais têm recebido cada dia mais responsabilidades e expectativas de respostas positivas — e muitas vezes imediatas. Entender como gerenciar o tempo e processos de maneira assertiva é importante para o bom desempenho e evitar o burnout.

4. Trabalhar em equipe

Saber trabalhar com outros profissionais é essencial para qualquer organização, pois os resultados do indivíduo devem caminhar lado a lado com os resultados dos demais departamentos e equipes. Isso torna os processos mais eficientes e lucrativos. 

5. Inteligência emocional

É a capacidade de lidar com as próprias emoções e com as emoções do outro. Inicialmente, saber identificar os sentimentos e posteriormente entender suas reações torna o profissional diferenciado no mercado de trabalho. 

6. Antifragilidade

A antifragilidade está muito ligada ao poder de resposta e reação do profissional ao se deparar com situações de dificuldade no seu cotidiano e conseguir superá-las sem que afete a eficiência do seu trabalho. Mais do que ser resiliente, o antifrágil utiliza desses aprendizados para aprender e melhorar.

Como ajudar os colaboradores a desenvolver as soft skills?

Pensar que soft skills não podem ser adquiridas ou melhoradas ao longo da carreira é um equívoco que o RH não pode cometer. Ao pensar dessa forma, bons colaboradores podem ser descartados por não terem uma competência que poderia ser trabalhada.

Por isso, um RH estratégico deve estar sempre observando formas para ajudar seus talentos a desenvolver essas habilidades e, ainda, outras que possam ser úteis na rotina corporativa. Veja algumas iniciativas que você pode implementar para colaborar nesse sentido:

Trazer mais entendimento sobre soft skills

Um dos primeiros passos importantes para desenvolver competências socioemocionais nos colaboradores é mostrar a todos que elas existem e quais são as mais importantes.

Que tal abordar o tema em eventos específicos? Reuniões, palestras, workshops e conteúdos interativos podem contribuir para o debate, atraindo o interesse das pessoas envolvidas. É importante lembrar que as soft skills não devem se limitar aos funcionários. As lideranças também precisam desenvolvê-las!

Fomentar o autoconhecimento

O autoconhecimento está muito atrelado ao desenvolvimento de soft skills. Muitas pessoas podem descobrir habilidades que não sabiam ter ao fazer um autoexame e entender melhor sobre suas características pessoais.

Esse conhecimento de si também é importante para conseguir administrar as próprias emoções e criar inteligência emocional — ela está ligada a diversas competências. Profissionais que entendem os pontos positivos em sua personalidade podem ainda trabalhar para realçá-los e usá-los a seu próprio favor durante a performance na empresa.

Oferecer cursos voltados para competências

Uma das características do RH moderno é se preocupar com o desenvolvimento dos colaboradores. Por isso, é cada vez mais comum a implementação de um programa de educação corporativa. Por meio dele você também pode ajudar os profissionais a criarem e trabalharem suas soft skills.

Cursos de liderança, por exemplo, estão entre os mais procurados, já que essa é uma habilidade extremamente requisitada nas empresas. Mas também é possível oferecer cursos na área de comunicação interpessoal, oratória, team building, inteligência emocional e outros.

Indicando livros para aprender soft skills

Uma das maneiras mais eficientes para desenvolver as soft skills é buscando entender como elas funcionam e como podem ser aplicadas a cada perfil. Neste caso, algumas leituras podem ajudar a ampliar o conhecimento.

Conheça alguns livros que abordam o assunto:

  • O Poder da Simplicidade, de Susanne Andrade;
  • Comunicação Assertiva: o que você precisa saber para melhorar suas relações pessoais e profissionais, de Camila Benatti e Andrea Becker;
  • Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais, de Marshall B. Rosenberg.

Esperamos que este conteúdo ajude seu RH a avaliar e desenvolver soft skills em candidatos e colaboradores da organização. É importante lembrar que a necessidade dessas competências socioemocionais caminha junto ao fit cultural, já que interfere diretamente nos valores e comportamentos de cada profissional.

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