O conceito de lifelong learning acompanha a tradução literal do termo: aprendizado ao longo da vida, relacionando-se diretamente ao mercado de trabalho.
Tanto para os profissionais como para as empresas, a educação continuada é um grande trunfo na hora de compor equipes de alto desempenho. O mercado muda rápido, a competitividade aumenta a cada dia, exigindo que as empresas invistam em talentos que têm interesse em manter suas skills em evolução.
Quer saber mais sobre o assunto, a importância para as empresas e como facilitar a educação dos colaboradores com dicas práticas de treinamento e desenvolvimento? Continue a leitura e fique por dentro!
Relação entre lifelong learning e aceleração digital
A educação corporativa e o lifelong learning são assuntos de gestão de pessoas e, como em todas as esferas de nossa sociedade, a transformação digital no RH é uma facilitadora de processos.
Nesse caso, a aceleração digital facilita o acesso à informação e o investimento em aprendizagem continuada. Os recursos digitais ampliam as possibilidades de aplicação de programas de treinamento e desenvolvimento, tanto em relação ao conteúdo, como o tempo de duração, escolha de palestrantes e chancelas de certificados.
Os profissionais podem estudar a qualquer hora, de qualquer local, sem que precisem se ausentar dos seus postos de trabalho ou passem noites e mais noites estudando. A autonomia proporcionada pelos meios digitais de aprendizado é fundamental para manter as pessoas interessadas, engajadas e produtivas.
Dicas práticas para aplicar o lifelong learning na empresa
Para que fique ainda mais nítido como o lifelong learning funciona, conheça 3 formas de aplicação desse conceito em uma empresa.
1. Microlearning
O principal objetivo do microlearning é treinar os profissionais em assuntos específicos para usufruir dos benefícios do aprendizado em curto prazo.
Por isso, essa técnica de aprendizagem utiliza metodologias simples, aplicadas em treinamentos de curta duração com objetivos específicos. Os conteúdos são bastante acessíveis, diluídos em pequenas partes, cujo aprendizado pode ser reforçado por exemplos práticos e simulados.
Essas características proporcionam muitos benefícios, como:
- aprendizado rápido e constante;
- implementação facilitada;
- flexibilidade nos estudos.
2. Pílulas de conhecimento
As pílulas de conhecimento são uma forma de microlearning, explicado acima. Enquanto o microlearning é a estratégia utilizada para aplicar o lifelong learning, as pílulas de conhecimento são os conteúdos aplicados em doses homeopáticas.
Um treinamento de curta duração pode ter poucos módulos ou um só. Esses módulos são as pílulas de aprendizagem, com informações específicas para cada perfil profissional, segmento de atuação ou objetivo que deseja ser alcançado com o programa de treinamento e desenvolvimento.
3. Gamificação
A gamificação — também conhecida como game thinking — se caracteriza por empregar técnicas de jogos, como desafios e recompensas, no contexto corporativo. Por isso, é muito bem-vinda no lifelong learning.
Disponibilizar uma universidade corporativa EAD (Ensino à Distância) na qual os colaboradores podem escolher os cursos que desejam participar, evoluindo dentro de game conforme completam horas de estudos e sendo recompensados ao final da jornada, seja com prêmios, seja para disputar cargos no recrutamento interno, é uma forma inteligente de despertar o interesse e facilitar a aplicação do lifelong learning na empresa.
Principais vantagens do lifelong learning
Agora que você aprendeu o que é lifelong learning, como se relaciona com a transformação digital e as dicas práticas para a sua aplicação, conheça as principais vantagens proporcionadas por esse investimento.
Dominar as mudanças do mercado
O mercado muda muito e o tempo todo. Para sair à frente da concorrência, é necessário se antecipar a essas mudanças. No entanto, acompanhar a inovação não é tão simples. Tudo acontece muito rápido e não basta só conhecer as novas demandas; é preciso dominá-las.
Investir em lifelong learning é uma maneira organizada e planejada de garantir esse conhecimento. Quando a empresa investe em um programa de aprendizagem contínua, consegue traçar um caminho consistente, alinhado a essas mudanças, acelerando suas aplicações na prática.
Proporcionar inovação
A transformação digital é impulsionada pela inovação que, por sua vez, é fruto da busca constante por conhecimento. Cada conhecimento adquirido pelo aprendizado contínuo tem a capacidade de abrir portas para uma criação e, consequentemente, a evolução da sociedade e das empresas.
No contexto corporativo, essa evolução pode ser traduzida em novos produtos e serviços inovadores, ou ainda no desenvolvimento de skills que possibilitam colocar em prática planos de carreira, de cargos e salários, desenvolvimento individual, recrutamento interno e outros métodos de valorização do colaborador.
Valorizar o diferencial competitivo
Todas as questões levantadas até agora sobre o lifelong learning levam a um só lugar: a valorização do diferencial competitivo para os negócios.
O aprendizado contínuo proporcionado pela metodologia mantém os times capacitados, atualizados e prontos para colocar em prática novos conceitos aprendidos nos cursos. Para isso, é importante que os conteúdos sejam escolhidos estrategicamente, bem como o parceiro que vai fornecer o programa educacional corporativo.
Dê preferência para empresas com boas referências, que demonstram estarem atualizadas as demandas do mercado e tenham uma carteira de clientes bem posicionados no mercado.
Importância de medir o desempenho durante o processo
Todo programa de aprendizagem deve ser bem planejado, com uma trilha de conhecimentos estrategicamente escolhida, objetivos claros e específicos. Por isso, seus resultados devem ser avaliados.
A importância de medir o desempenho dos colaboradores durante o lifelong learning é observar se os temas escolhidos realmente foram relevantes para os negócios. Ou seja, se o tema dos cursos realmente estão de acordo com o perfil dos colaboradores e a metodologia empregada é eficiente para esses perfis.
Veja algumas maneiras de descobrir esses resultados:
- enviando formulários nos quais os colaboradores possam indicar suas impressões sobre as características do treinamento, a metodologia e se foi possível empregar o aprendizado na prática;
- aplicando testes e simulados na conclusão do treinamento, exigindo uma nota mínima para emissão de certificado;
- adotando avaliações de desempenho periódicas, buscando medir as evoluções conquistadas na equipe.
Empresas que se preocupam com a atração e retenção dos talentos do mercado, possivelmente são adeptas ao lifelong learning, mesmo que inconscientemente. Afinal, se há uma preocupação em contratar profissionais altamente qualificados, certamente existe uma preocupação em contratar pessoas com habilidades técnicas e comportamentais bem desenvolvidas.
Como você pôde perceber ao longo deste artigo, é importante que os gestores assumam essa responsabilidade para si, investindo em programas de treinamentos e desenvolvimento contínuo. Dessa forma, o lifelong learning pode, de fato, trazer aos negócios as principais vantagens descritas neste post.
Aproveite que está aqui e saiba mais sobre a autoavaliação de desempenho, uma forma inteligente de medir a evolução do investimento em aprendizagem contínua na empresa.
Seja o primeiro a comentar em “A importância do lifelong learning no crescimento profissional”