transformação digital no rh

7 principais benefícios de promover a transformação digital no RH

O termo RH 4.0 está muito relacionado à indústria 4.0 e envolve modificações no modo como os processos são realizados. A transformação digital no RH, na qual são utilizados sistemas que concentram dados e informações, evita as atividades manuais e o grande volume de papéis.

Com isso, o setor de RH passou a atuar com muito mais eficiência, afinal, a otimização e a automatização das rotinas minimizam os riscos de ocorrerem erros. Elas também aumentam a produtividade do time e descomplicam as tarefas que antes eram burocráticas.

São muitas vantagens que podem ser alcançadas com tais mudanças, e nós preparamos este artigo para você conhecer as principais delas. Continue lendo e veja os benefícios dessas adaptações e melhorias!

1. Comunicação interna otimizada

Com a transformação digital no RH a comunicação interna passa a acontecer sem ruídos. As mensagens são enviadas de forma direta para o destinatário, evitando que algum detalhe ou conteúdo seja perdido durante o processo.

Com informações e dados centrados em um sistema, também é possível criar murais de recados online, bem como gerenciar os lembretes. Sem falar que tudo isso é feito de forma muito rápida e otimizada, acelerando o processo comunicativo.

Esse é um fator importante principalmente em tempos de trabalho remoto, uma vez que a equipe não se encontra no mesmo ambiente físico. Assim, uma comunicação efetiva faz toda a diferença para manter a sincronia dos colaboradores e garantir que as rotinas sejam cumpridas.

2. Recrutamento e seleção facilitados

Quando todo o processo de recrutamento e seleção é feito de modo manual, torna-se muito mais longo e trabalhoso para a equipe. Sendo assim, a transformação digital no RH também contribui com essa rotina constante do setor.

Ao ter ferramentas e recursos tecnológicos, é possível adotar metodologias ágeis que não só promovem ganho de tempo, mas trazem qualidade ao trabalho. Isso porque os profissionais conseguem fazer o cruzamento de dados e informações de uma forma muito mais prática.

Desse modo, o time é capaz de fazer buscas e encontrar os candidatos com o melhor perfil — aqueles que se encaixam perfeitamente na descrição da vaga. Por isso, reduzimos etapas ou, pelo menos, fazemos com que elas se tornem mais rápidas e eficientes.

3. Produtividade da equipe do RH aumentada

A transformação digital no RH pode também aumentar a produtividade da equipe, e isso acontece por causa dos fatos que apresentamos nas vantagens anteriores. Um deles é a comunicação otimizada e o outro é facilitar os processos de recrutamento e seleção.

A equipe tem à disposição um sistema em que todas as informações importantes ficam reunidas. Assim, é fácil localizar e acessar todos os dados, realizar seu cruzamento e compartilhá-los, sempre que necessário.

Não é preciso esperar que um papel passe de mão em mão até chegar ao seu destino. Esse caminho pode ser encurtado ao transmitir diretamente a quem vai receber. E ainda temos uma melhoria no processo de recrutamento e seleção em si.

A transformação digital no RH evita a necessidade de fazer a análise de currículos totalmente manual, conferindo um por um. Dá para tornar esse sistema 100% automatizado, deixando o software responsável pela busca.

Mesmo a própria entrevista pode ser feita de maneira remota, utilizando o meio virtual para isso. Inclusive, a aplicação de testes de personalidade pode ser realizada online — evitando que o time de RH tenha que reservar um tempo exclusivo para isso.

4. Incidência de erros reduzida

Você viu que ao promover a transformação digital no RH eliminamos aquela grande papelada com a qual o setor precisava lidar antes, certo? Quando centralizamos as informações em um sistema, não precisamos trabalhar com planilhas e mais planilhas.

Os dados ficam digitalizados e podem ser atualizados automaticamente, o que reduz intervenções humanas. É por isso que também conseguimos minimizar os erros, uma vez que os programas ficam responsáveis por uma grande parcela do trabalho, que antes era feito pelos profissionais.

5. Recursos poupados

As atividades realizadas pelo setor de RH, embora não sejam as mais custosas, também demandam recursos — humanos e financeiros. Contudo, a transformação digital ajuda na redução de custos sem perder a qualidade do trabalho realizado pela equipe.

Com a economia de espaço físico, não há gastos com armazenamento de documentos, pois as informações estão centradas no sistema. O aumento da produtividade também gera uma melhoria dos custos; e com os processos realizados online, os investimentos nessas rotinas são reduzidos.

6. Tarefas repetitivas automatizadas

Aquelas tarefas repetitivas tornam o trabalho de qualquer equipe de RH muito enfadonho. Além de promover insatisfação do colaborador, isso aumenta as chances de ocorrerem erros. Afinal, quando as atividades se tornam maquinais, a concentração do profissional é reduzida, mesmo que involuntariamente — e isso leva a uma queda na produtividade.

Conforme explicamos, é possível automatizar diversas rotinas realizadas constantemente pelo setor de RH, como é o caso da procura por profissionais e a seleção de currículos. Dessa forma, os colaboradores podem centrar sua atenção em outras atividades mais estratégicas.

É por isso que conseguimos alcançar uma maior produtividade e a redução de custos. O investimento é direcionado a um sistema composto por diversas ferramentas e recursos, que faz uma grande parcela do trabalho minucioso de maneira automática, deixando a equipe livre para se dedicar a outros processos.

7. Segurança de dados e informações garantida

O setor de Recursos Humanos trabalha com informações sigilosas da empresa e também de colaboradores e profissionais, portanto, elas precisam ser mantidas em segurança. E nada melhor do que trabalhar com um sistema informatizado e protegido, não acha?

A transformação digital do RH evita erros e as falhas humanas nesse sentido, sobretudo ao reduzir os riscos de acontecerem extravios, fraudes ou roubos de dados. É uma garantia maior de que todas as informações estarão bem guardadas.

Dicas valiosas, não é mesmo? Para finalizar, preparamos também este infográfico, que vai te ajudar a fixar os principais pontos:

transformação digital no RH

Quando a transformação digital no RH é promovida, o setor tem só a ganhar em seus processos e atividades rotineiras, aumentando a eficiência e a qualidade do trabalho. Mas para que essa adequação aconteça da melhor forma, é importante a boa atuação do líder, que seja capaz de direcionar as melhores práticas e decisões.

Gostou do conteúdo e quer ir além? Faça o download gratuito deste e-book e veja com a Catho como liderar a transformação digital do setor!

Assine a nossa newsletter e tenha em mãos as novidades mais relevantes sobre RH!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.