Entenda o que são os testes técnicos online e como realizar essa etapa

Entenda o que são os testes técnicos online e como realizar essa etapa

Os testes técnicos online são algumas das ferramentas disponibilizadas pela tecnologia digital para serem usadas como aliadas pelos departamentos de Recursos Humanos. Por meio deles, esses times poderão fazer as entregas de suas demandas para a diretoria com maior eficiência.

Para otimizar o tempo no recrutamento e seleção os gestores do RH devem ficar atentos às novas estratégias de contratação de funcionários para cumprir as etapas desse processo com produtividade e eficácia.

Saiba que o departamento de Recursos Humanos é a porta de entrada para os talentos das empresas. São esses profissionais que ajudaram a empresa a atingir o sucesso no mercado. Se ocorrerem erros nas contratações esse setor poderá ser responsabilizado por parte dos resultados definidos como insatisfatórios. 

Elaboramos este artigo para que você entenda melhor o que são os testes técnicos online, assim conhecerá as suas vantagens e as maneiras de realizá-los. Acerte nas contratações. Acompanhe.

O que são testes técnicos online?

O processo de contratação de profissionais para agregar novos talentos aos times das empresas, passa por algumas etapas, com diferentes tipos de entrevista. Elas têm como função avaliar diversos aspectos da carreira técnica do candidato e conhecer algumas características de sua personalidade.

Os testes técnicos online têm como objetivo conhecer, avaliar e comprovar a capacidade técnica descrita no currículo do profissional candidato à vaga. Nesse momento não estão em evidência as suas peculiaridades emocionais e comportamentais, pois esses traços são formados em outras oportunidades.

Devemos entender como capacidade técnica a série de habilidades adquiridas pelos profissionais, seja por meio da capacitação na educação formal em escolas e cursos profissionalizantes, seja pela experiência prática adquirida durante o tempo exercendo determinada função. 

A maneira de trabalhar evoluiu em grande parte dos diferentes setores das empresas. Sendo assim, o recrutamento na era do recrutamento digital já é uma das grandes tendências desse departamento. Por isso, atualmente, os testes técnicos já são feitos online.

Dessa maneira, os candidatos não precisam mais deslocar até o local das entrevistas para comprovarem as suas capacitações e habilidades técnicas, tanto acadêmicas quanto práticas.

Quais as vantagens de aplicar testes técnicos online?

O recrutamento e seleção online oferece várias vantagens para execução dos testes técnicos para a empresa e para os serviços de rotina do RH. Conheça os principais benefícios.

Reduz os custos da empresa

Grande parte dos serviços feitos à distânciareduzem os custos das operações. No caso dos testes técnicos online podem ser evitadas despesas como os deslocamentos, a alimentação e outros gastos tanto dos candidatos quanto dos recrutadores.

Gera menos papelada

Os softwares utilizados para os testes técnicos online oferecem recursos que permitem eliminar a impressão das provas de avaliação e o envio ou recebimento de documentos. Isso evita a necessidade de disponibilizar espaços físicos para arquivamento de pastas para armazenar a documentação.

Agiliza o processo

Por meio dos avançados recursos dos softwares para computadores e smartphones, as avaliações e os testes técnicos podem ser feitos para avaliar vários candidatos ao mesmo tempo. Além disso, as respostas das questões podem ser conferidas de maneira instantânea, pelos algoritmos utilizados nos programas e aplicativos.

Roteiro para entrevista de emprego: o passo a passo para você criar o seu

Isso faz com que o departamento de recursos humanos agilize o tempo para o preenchimento da vaga e entregue o candidato mais rápido para os postos de trabalho, evitando a queda na produção de produtos e serviços por falta de funcionários.

Amplia o horário dos testes

Desde que sejam feitos no período estipulado pelo departamento de recursos humanos, os testes técnicos online podem ser realizados pelo profissional em qualquer dia ou horário, pois por meio de autorização de acesso, disponibilizados pela empresa, podem ser executados no momento em que o candidato considerar mais apropriado.

Evita a alocação de funcionários do RH

Atualmente, os diversos departamentos de algumas empresas, tendo em vista, a necessidade da redução de custos, se encontram cada vez mais enxutos, ou seja, com um número menor de funcionários. 

A automatização dos processos permite que a deficiência de mão de obra seja contornada. Por meio da tecnologia digital, os processos são automatizados, evitando a alocação de vários colaboradores do departamento de recursos humanos para o acompanhamento dos testes técnicos.

Cria bancos de dados específicos

Os testes técnicos online possibilitam a criação de bancos de dados de avaliações específicas para cada cargo da empresa. Isso facilita o trabalho do setor de recursos humanos na preparação das entrevistas, pois com a simples digitação de códigos os recrutadores podem localizar os requisitos mínimos exigidos para as vagas em aberto.

Além disso, com o recrutamento online o RH pode manter bancos de dados com os resultados e as informações dos profissionais avaliados que não foram contemplados, pela indisponibilidade do número de vagas. Sendo assim, esses candidatos podem ser facilmente encontrados e comunicados da abertura de novos postos de trabalho.

Como realizar os testes técnicos com eficiência?

Para que os testes técnicos online sejam elaborados com a máxima eficiência, recomendamos que o RH siga alguns passos. Veja as nossas principais dicas para essa etapa.

Peça ajuda para os gestores dos postos de trabalho

Como os testes técnicos online exigem dos candidatos conhecimentos específicos que não fazem parte da rotina de trabalho do departamento de recursos humanos, o recrutador deve solicitar acompanhamento do processo para o gestor da equipe que disponibilizou a vaga para que ele esclareça dúvidas no momento da montagem das entrevistas e avaliações.

Adquira um bom software 

Os softwares são as ferramentas principais dos serviços à distância. Sendo assim, eles são fundamentais para os seus testes técnicos online. Adquira aplicativos que permitam a personalização das suas avaliações, mas evite os sistemas operacionais desenvolvidos de maneira genérica e engessada que ofereçam poucas oportunidades de customização.

Faça avaliações específicas

Para obter a eficiência que os testes técnicos online podem oferecer, evite fugir do foco da vaga disponível. Seja o mais específico possível. Por exemplo, se a vaga é para o setor de tecnologia da informação (TI), elabore entrevistas relativas aos softwares que o candidato trabalhará ou desenvolverá na empresa. 

Se o posto de trabalho exige conhecimento de alguma língua estrangeira, solicite um teste de proficiência de alguma instituição oficial ou elabore uma avaliação escrita, ou oral, para comprovar que o candidato é capaz de se comunicar pelo idioma requerido.

Portanto, conhecendo melhor os testes técnicos online, podemosconcluirque eles são estratégias eficientes nos processos de seleção de novos talentos. Em caso de dúvidas para implantação desses métodos, saiba que existem empresas especializadas nesses serviços, como a Catho, que está presente no mercado há mais de quatro décadas. 

Se ficou alguma dúvida ou se você tem alguma sugestão, faça contato conosco.

Na Catho você acelera. Economize seu tempo e encontre o profissional que você procura.

Seja o primeiro a comentar em “Entenda o que são os testes técnicos online e como realizar essa etapa

Fale o que você pensa!

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Desenvolvido por: Bulki e WPTotal