Nem todo mundo se sente confortável para dar um feedback. Às vezes, você acredita que a pessoa não vai mais te olhar com os mesmos olhos ou que vai ficar na defensiva. Trata-se de um dos desafios da liderança, pois dar (e receber também) feedback negativo ou positivo faz parte do trabalho.
Para uma equipe crescer, ela precisa desenvolver seus pontos fortes e aparar as arestas. Ninguém melhor que seu gestor, que deve observá-lo diariamente e estar atento à forma que contribui para a produtividade do time, para fazê-lo. Mas a pergunta é: como fazer isso da melhor maneira possível? Como usar as palavras certas e assegurar que o ouvinte vai entender a mensagem? Veja as dicas da Catho!
O que é feedback negativo?
Em primeiro lugar, precisamos esclarecer o que não é um feedback negativo. Não é uma reunião coletiva na qual seu gerente vai expor seus pontos fracos e apontar dedos, exigindo melhorias imediatas, tampouco um momento que intencionalmente cause desconforto ou, pior, constrangimento e humilhação. Estamos falando de outro tipo de feedback.
Um feedback negativo tem o objetivo de esclarecer ao colaborador — independentemente da posição que ele ocupa — quais são seus pontos de melhoria, isto é, quais são as competências e as habilidades que precisam ser aperfeiçoadas a fim de que apresente uma performance ainda melhor.
Isso deve fazer parte da rotina da equipe, e vale ressaltar que é uma via de mão dupla. Ao dar um feedback, a liderança também precisa receber um. Tanto ela como o liderado devem ter em mente que é essencial manter um tom de respeito, considerando a hierarquia e o verdadeiro intuito desse recurso.
Por que o feedback negativo é importante?
Em um mundo ideal no qual as pessoas tivessem 100% de autopercepção e autoconhecimento, talvez o feedback negativo sequer fosse necessário, mas sabemos que não é assim. Todos somos seres humanos, passíveis de erros, e há situações que exigem que alguém chame nossa atenção para detalhes que possivelmente passaram despercebidos.
Porém, esses pontos prejudicam nossa produtividade. Às vezes, é a falta de pontualidade. Noutras, pode ser a dificuldade para trabalhar em equipe. Cada um deles possui impactos específicos em cada atividade.
Naturalmente, existe uma forma de solucioná-los. A própria gestão é essencial para que isso aconteça, mas o principal ingrediente é a compreensão do colaborador. Uma vez que ele reconheça o que há de errado e se comprometa a mudar, o feedback cumprirá seu propósito.
Quais são as vantagens de oferecer um feedback negativo?
Uma pesquisa organizacional realizada em 2021 constatou que a falta de feedback é o problema mais frequente relatado por funcionários em relação à chefia. O levantamento considerou a opinião de mais de mil profissionais.
Além disso, as queixas eram sobre falta de empatia e falha na comunicação. Relacionando os três, dá para perceber como uma conversa honesta e objetiva faz a diferença. Conheça algumas vantagens a seguir.
Relação de confiança com o time
Um líder que reserva parte de seu tempo para dialogar com a equipe, pontuando seus acertos e erros, conquista a confiança dela. Manter esse tipo de estratégia demonstra preocupação com o desenvolvimento das pessoas — e, de fato, colabora para isso, inclusive para a construção do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).
Aumento da produtividade
Um time que mantém uma relação de confiança com sua gestão se sente mais à vontade para ser criativo — e errar. Mas errar em um bom sentido. O erro que antecede a inovação. A equipe também se sente mais confortável para trabalhar em parceria com as outras pessoas, tornando-se mais produtiva.
Retenção de talentos
Apesar de salários e benefícios serem muito importantes na hora de mudar de emprego ou ficar em uma empresa, eles não são tudo. Estar em um lugar onde se sente bem, acolhido e respeitado é uma das exigências principais das novas gerações.
Como dar um feedback negativo?
Receber críticas, mesmo as construtivas, não é fácil. Então, uma das principais preocupações de quem vai dar o feedback negativo é manter um tom amistoso, focado na autorreflexão e na melhoria do colaborador. Veja formas de fazer isso a seguir.
Fale pessoalmente
O que é pauta de feedback deve ser tratado pessoalmente com o colaborador. Trata-se de uma oportunidade de demonstrar empatia e que há confiança de que vai haver uma mudança de comportamento. E-mails são impessoais demais para isso.
Faça reuniões periódicas
O dia a dia de trabalho é corrido para todo mundo, mas feedbacks são muito importantes para serem deixados para depois. Por isso, reserve um espaço periódico na sua agenda (mensal ou bimestral, por exemplo) para conversar com cada pessoa do time e, principalmente, não acumular pautas que exigem uma postura específica.
Elogie
Quem disse que um feedback negativo não pode vir acompanhado de um positivo? Na verdade, deve! O colaborador precisa saber que ele tem acertado também. Se ele fez algo que mereceum destaque especial (e até um reconhecimento na frente da equipe toda), aproveite a oportunidade.
Seja profissional
Conforme já pontuamos, o gestor precisa usar um tom gentil, porém firme ao fazer suas críticas. Afinal, ninguém gosta de recebê-las. Por mais necessário que seja esse momento, o ideal é que ele faça sua parte para ser leve e objetivo. Se preferir, comece pelo feedback positivo para aliviar a tensão da reunião. Em seguida, sem rodeios, anuncie os pontos a melhorar, justificando-os, se possível, com meios de solucionar.
Por exemplo, se precisa chamar a atenção do empregado por ele estar se atrasando muito nas últimas semanas, o líder pode falar que sua falta de pontualidade está prejudicando suas entregas e exemplificar dias que isso tenha acontecido ou gerado horas extras dele e de outros colaboradores do time.
Como receber um feedback negativo?
Tá, mas e quem está do outro lado? Como receber o feedback negativo? Aqui, cabem duas dicas essenciais para colaboradores que têm uma reunião de feedback com sua liderança: não fiquem na defensiva e encarem o que ouvirem como críticas construtivas.
Mesmo que a gestão não o faça da melhor maneira, faça sua parte: escute atentamente e se comprometa a melhorar. Afinal, o que você tem a perder? Ficar na defensiva não é um comportamento profissional, tampouco vai ajudar em algo. Encarar o que ouviu com vitimismo também não mudará nada. Esforce-se para reagir com maturidade, sem impulsividade e para se desenvolver. Você será o principal beneficiado.
A cultura de feedback é fundamental para construir uma relação de confiança sólida com o time, além de contribuir para uma boa cultura organizacional. A credibilidade da empresa começa por aí.
E o feedback positivo, como dar? Veja nosso artigo sobre o assunto!