Na maioria das empresas, os profissionais estão em busca de serem mais capazes e receberem reconhecimentos por suas conquistas. As lideranças trabalham para construir equipes de sucesso e oportunizar grandes espaços de carreira.
Um cenário que é positivo, mas também cria novas exigências para os cargos. Se antes eram exigidas boas habilidades técnicas, hoje já se reconhece a importância das habilidades comportamentais, experiências múltiplas e exemplos de networking adequado — assunto do nosso post.
Construir uma rede de contatos de qualidade abre diversas portas. Isso conecta as pessoas a novas oportunidades, serve como fonte de informação e termômetro sobre o mercado, além de outras funções e objetivos que você vai aprender aqui. Confira essas e outras informações no decorrer do texto. Boa leitura!
O que é networking?
Networking é um termo em inglês utilizado para se referir à habilidade que uma determinada pessoa tem em desenvolver sua rede de contatos.
Essa soft skill pode ser vista como uma ferramenta essencial para qualquer carreira, independentemente do nível hierárquico. Entretanto, em cargos de liderança em que se aproximar de outros profissionais faz parte da rotina, essa habilidade é ainda mais importante.
A possibilidade de conhecer, conviver e se conectar a diversas pessoas e organizações também pode ser benéfica para o desenvolvimento pessoal. Afinal, serão muitas histórias, experiências e opiniões diferentes que podem contribuir para “pensar fora da caixa”.
O que não é networking?
Ampliar a sua rede de contatos não significa se conectar apenas aos profissionais da mesma área ou que tenham a mesma cultura organizacional. É preciso ampliar suas conexões de forma ampla, empreendedora e estratégica, entendendo os benefícios dessa relação.
Limitar o networking vai totalmente contra o conceito do termo. Sua aplicação é exatamente a de ampliar contatos relevantes para o negócio ou para a carreira, seja qual for a área ou segmento de atuação.
Quais os erros mais comuns no networking?
É um erro acreditar que fazer networking se resume apenas a se apresentar ou a expor o seu negócio para outras pessoas, entregando o contato corporativo por meio de um cartão de visitas.
O networking visa estabelecer relações sólidas entre aqueles que compartilham os mesmos interesses: não é uma forma de apenas obter benefícios, mas de proporcionar ganhos mútuos.
Não é incomum que as pessoas passem a procurar as outras quando se sentem desconfortáveis com algo ou precisam de algum tipo de favor. Por exemplo, quando um profissional deseja mudar de cargo e se apoia no outro apenas com esse objetivo e, após conquistá-lo, se afasta novamente.
Um colega não indicará você para uma vaga ou uma empresa sem conhecer a sua competência profissional, ou isso pode abalar o próprio nome dele no mercado. Dessa forma, quando o profissional ajudado se afasta, essa relação de confiança também se desestrutura. Assim, construir um bom networking costuma levar tempo e exige uma troca de experiências e de vivência.
Como funciona o networking na prática?
O networking tem como base a empatia e a possibilidade de se colocar à disposição do outro quando necessário. Por isso, é comum estreitar laços com pessoas com as quais você possa obter algum conhecimento, que trazem um aprendizado de vida valioso.
Embora esses valores possam ser facilmente encontrados em pessoas mais experientes ou bem-posicionadas que você, como falamos, a rede de contatos não se resume a sua área. Portanto, manter a mente aberta para ouvir sugestões, críticas construtivas, orientações, aconselhamentos e experiências é a verdadeira parte prática.
Nas atividades que surgem ao longo do dia é possível fazer networking com as pessoas de maneira generosa e descomprometida. Podemos citar como exemplos:
- um agradecimento direcionado a um prestador de serviço;
- parar durante 5 minutos para cumprimentar e conversar com colegas de outro setor;
- compartilhar as ações que outros times estão promovendo, a fim de ajudá-los na divulgação;
- acompanhar diversos profissionais que você admira e interagir com eles nas redes sociais.
Quais são os benefícios de um bom networking?
Para que os benefícios do networking sejam ainda mais conhecidos, separamos seus principais pontos de destaque. Confira!
Fortalece as relações
Trabalhar as relações é uma partilha, não um recebimento. É criar confiança e ajudar outras pessoas a alcançarem suas metas, como no caso de uma recolocação profissional ou transição de carreira.
Engajar seus contatos e procurar oportunidades para eles também ajuda a fortalecer seus relacionamentos. Ao fazer isso, você estreita as relações e amplia as possibilidades de colher a reciprocidade quando precisar de ajuda para atingir seus objetivos.
Aguçar a criatividade
Uma nova rede de contatos deve ser vista como uma fonte de perspectivas, ampliando a criatividade e contribuindo para pensar de modo inovador. Toda a troca proporcionada pela conexão permite que você obtenha novos insights, enxergando cenários de maneira diferenciada.
Inclusive, você pode usar o networking para apoiar suas decisões. Ligar para um ex-colega de empresa, um professor ou um antigo líder e pedir conselhos, dicas ou indicações é uma estratégia inteligente e ajuda a construir uma reputação positiva no mercado.
Ampliar o conhecimento
O networking é uma ótima oportunidade para obter conhecimento sobre as melhores práticas, técnicas de negócios e ferramentas disponíveis para a sua área ou setor da empresa.
Muitas vezes, as pessoas se esquecem desse benefício porque pensam no networking apenas para encontrar oportunidades de emprego. No entanto, ficar a par das atualizações do mercado também é uma forma de progredir e desenvolver a própria carreira.
Crescer profissionalmente
Expandir contatos é viabilizar o crescimento da carreira. Manter um networking ativo contribui para que seu nome seja lembrado quando aparecerem oportunidades de progressão.
Muitas vagas não são anunciadas e os profissionais são escolhidos por headhunters. Sabe o ditado “quem não é visto, não é lembrado”? Funciona muito bem. Pense nele na hora de desenvolver sua rede de contatos e se aproxime de quem lida com gestão de pessoas.
O que considerar na hora de fazer um bom networking?
Por conta dos benefícios e particularidades do networking, quem deseja estabelecer uma forte rede de contatos deve dar atenção a alguns pontos. Veja quais são eles.
Priorize a qualidade em vez da quantidade
É comum algumas pessoas acreditarem que networking se trata de conhecer o máximo de pessoas possíveis. Mas você já viu, nos tópicos anteriores, que criar uma rede de contatos é uma ação um pouco mais complexa. Afinal, essa ferramenta deve ser utilizada para trazer qualidade àquilo que você tem a oferecer.
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Sendo assim, manter o contato com profissionais que agregam pontos positivos para o seu negócio, carreira e desempenho é mais relevante que uma abundância de pessoas que não agregam em nada. Esse é um ponto fundamental para uma boa gestão de carreira.
Busque perfis relevantes
O potencial da sua rede de contatos está diretamente relacionado à capacidade de interação entre as pessoas. Ou seja, quanto mais ativa for essa rede de profissionais, maior será a chance de os objetivos serem atingidos quando o networking precisar ser acionado.
Isso acontece com mais facilidade quando os profissionais dessa rede apresentam um perfil e habilidades relevantes para as suas necessidades, e assim, a comunicação entre você e essas pessoas se torna mais frequente.
Mantenha-se atualizado
Busque sempre aprimorar os conhecimentos sobre sua área de atuação. Isso permite o domínio de assuntos significativos para as conversas, proporciona automotivação e também melhora a percepção de quais perfis são mais adequados para fazer parte do seu networking.
Inclusive, é nesse momento que aplicamos o conceito da qualidade ser melhor que a quantidade, conforme sugerimos acima. Além disso, estar atualizado permite acompanhar as novidades do mercado e ficar por dentro das transformações, proporcionando um norte para a carreira.
Trabalhe o marketing pessoal na rede
Em relação às redes sociais, que tomaram boa parte do nosso espaço de sociabilidade, é essencial a constância nas publicações, e não só postagens ocasionais. Se possível, crie um calendário de posts para trabalhar o seu marketing pessoal e não deixe de mandar mensagens para pessoas do seu grupo de interesse.
Melhor que apenas publicar uma foto com uma legenda bacana ou frases motivadoras, produzir conteúdo em artigos e compartilhar informações pode aumentar significativamente a sua conversão no networking.
Como criar um bom networking?
Veja, agora, algumas dicas de como criar um bom networking!
Seja gentil
Muitas oportunidades aparecem devido à visão que outras pessoas têm a seu respeito. Sendo assim, é importante agir no seu dia a dia de maneira correta, seja qual for o nível hierárquico das pessoas que compõem seu círculo.
Pessoas arrogantes, grosseiras, egoístas e não são cordiais normalmente não conseguem criar um bom networking. Lembre-se, gentileza gera gentileza.
Participe de eventos
Como mencionamos, participar de congressos, feiras, palestras e reuniões, permite fazer contatos profissionais com pessoas com o mesmo objetivo que você. Manter esse tipo de relação trará conhecimento e experiências.
Além disso, no futuro, os participantes poderão lembrar de você para uma indicação, um investimento ou outras oportunidades profissionais.
Utilize as redes sociais com cuidado
As redes sociais são ótimas ferramentas para expor habilidades e qualidades profissionais. Mas também é necessário muito cuidado com a imagem. Às vezes, uma frase mal colocada, um termo inadequado ou um exemplo infeliz pode destruir sua reputação.
Evite agregar conteúdos que você tenha dificuldade de sustentar e argumentar ou que possam prejudicar desnecessariamente sua imagem profissional. A não ser, é claro, que você trabalhe com essas informações e queira desenvolvê-las no seu futuro de carreira. Lembre-se: consistência e transparência fazem a diferença.
Quais são os exemplos de networking?
O networking é uma prática fundamental para qualquer profissional, especialmente para alguém em uma posição de RH. Ele permite a construção de um ambiente de trabalho mais saudável, a identificação de talentos e o fortalecimento das relações com parceiros e colegas de trabalho.
Aqui estão alguns exemplos práticos de networking!
Publicações em redes sociais
As redes sociais são plataformas incríveis para fazer networking. Uma pessoa analista sênior de RH, por exemplo, pode usar essas plataformas para compartilhar suas ideias e opiniões sobre questões de RH, DP e treinamentos.
Isso não apenas aumenta a visibilidade, mas também atrai outros profissionais do setor que podem estar interessados em suas ideias. Além disso, compartilhar e comentar publicações relevantes também ajuda a criar uma rede de contatos valiosa.
Escrita em blog especializado
Criar um blog e escrever sobre tópicos relevantes para a sua área de atuação pode ser uma maneira eficaz de se conectar com outros profissionais e empresas. Seu blog pode abordar tópicos como melhores práticas de recrutamento e seleção, desenvolvimento de funcionários, gestão de benefícios e muito mais.
Além de ser uma maneira eficaz de demonstrar sua expertise, um blog pode funcionar como uma plataforma de networking, atraindo outros profissionais do setor que compartilham dos mesmos interesses e desafios. E o mesmo pode ser feito escrevendo artigos para outros blogs da área, reforçando sua autoridade no assunto.
Encontros de happy hour
Os encontros casuais, como os happy hours, são excelentes oportunidades para fortalecer as relações com os colegas e conhecer novas pessoas. Esses encontros informais proporcionam um ambiente descontraído para discutir ideias e problemas do setor, além de ser uma oportunidade para conhecer melhor os colegas em um contexto fora do escritório. É uma ótima forma de estreitar relações e expandir a rede de contatos.
Conferências, palestras, feiras e convenções
Eventos de grande escala como conferências, palestras, feiras e convenções também são espaços perfeitos para fazer networking. A presença nesses locais pode ampliar o seu conhecimento sobre as últimas tendências e inovações da área em que atua, além de proporcionar a chance de conhecer e se conectar com outros profissionais.
Procure sempre eventos que sejam relevantes para o seu setor e aproveite as oportunidades de networking que eles oferecem para construir relações duradouras, que vão além dos dias de programação.
Práticas educativas
A participação em cursos, workshops ou treinamentos é outra maneira excelente de fazer networking. Além de ampliar suas competências, essas atividades proporcionam a oportunidade de conhecer pessoas que compartilham dos mesmos interesses profissionais. Seja um curso online, seja presencial, as interações com instrutores e outros alunos podem resultar em conexões valiosas para o futuro.
Lembre-se: o networking é um processo contínuo e requer um esforço consistente. Ao compartilhar um post no seu blog ou participar de um evento, por exemplo, cada ação de educação corporativa contribui com a construção sólida da sua rede de contatos profissionais.
Como iniciar o networking?
Esta talvez seja uma das questões que mais representam os obstáculos de fazer networking para a maioria das pessoas: como se aproximar de maneira correta?
Isso varia conforme a personalidade de cada um. Pessoas mais simpáticas e comunicativas se permitem criar uma abertura de diálogo. Já quem é mais tímido naturalmente é mais reservado. O importante é sempre observar o timing para criar oportunidades de boas conversas.
Confira algumas dicas práticas de como iniciar o networking!
Não confunda o networking com intimidade e amizade pessoal
É preciso cuidado para não extrapolar limites e criar a imagem de uma pessoa interesseira e bajuladora. Quando isso ocorre, fica difícil desenvolver qualquer relação.
Seja notado com profissionalismo e no timing certo
Ser notado pelas pessoas é importante em qualquer situação, mas é preciso tomar cuidado para que isso seja feito com profissionalismo quando falamos de networking. Por exemplo, em uma palestra na qual existe um momento para tirar dúvidas e trocar ideias, faça perguntas ou compartilhe experiências. Ninguém evolui em relacionamentos se escondendo.
Refaça sua conexão com antigos conhecidos
Existem outras maneiras de se comunicar com as pessoas, como os fóruns e grupos de discussão, que permitem ampliar o espaço de abordagem. Uma opção é procurar as pessoas que já fizeram parte das suas redes, como amigos de escola ou faculdade e colegas de outras empresas que agregavam ao bem-estar corporativo.
Lembre-se de ser simpático, conectando-se a acontecimentos do passado, para só então começar a falar de assuntos profissionais. O importante é estudar como esses meios funcionam e considerar as suas características ao estabelecer o contato.
Fortaleça suas relações com sinceridade
Fortalecer as relações por meio da expansão da rede de contatos é abrir portas para oportunidades de negócios, avanços na carreira, crescimento pessoal ou simplesmente um novo conhecimento.
Ser percebido em meio a muitas pessoas é algo benéfico para qualquer profissional que deseja criar possibilidades de carreira e de desenvolvimento — até mesmo em processos seletivos.
Agora que você já conhece alguns exemplos de networking, saiba que é fundamental conhecer novas pessoas. Com isso, é possível sair da zona de conforto, desenvolver habilidades sociais e trabalhar a autoconfiança e a autoestima!
Que tal começar a fazer networking agora mesmo? Para ter excelentes assuntos na hora de trocar uma ideia com seus contatos, assine a nossa newsletter!