Estimar quanto tempo dura um processo seletivo é uma estratégia que pode ajudar bastante na hora de planejar o recrutamento na empresa. Para isso, é preciso considerar cada uma das etapas necessárias para concluir esse objetivo.
A partir disso, é possível também definir algumas táticas para otimizar as tarefas e conquistar mais rapidez no processo seletivo. Tem interesse em entender como melhorar toda essa preparação? Então, acompanhe este post para saber mais sobre a duração do processo seletivo e descobrir como otimizar as etapas!
O que é um processo seletivo?
Esse é um recurso utilizado pelas mais variadas organizações para selecionar os candidatos mais adequados para uma vaga. Por exemplo, é possível montar um processo de seleção para encontrar novos alunos de um curso ou identificar potenciais colaboradores com o perfil ideal para ocupar um cargo em um ambiente de trabalho.
Quais são as principais etapas?
Para garantir essa seleção, principalmente na contratação de funcionários, é importante que o processo seletivo conte com algumas fases essenciais. A seguir, veja quais são elas!
Definição da vaga
O primeiro passo é saber a finalidade da seleção. Por isso, é importante definir a vaga com a maior quantidade de detalhes possível. Assim, é possível estabelecer o perfil ideal de candidatos.
Para uma vaga de emprego, é importante detalhar as atividades a serem desempenhadas, as habilidades essenciais, as experiências necessárias e o salário inicial proposto para o cargo. Além disso, os benefícios profissionais agregados também podem ser descritos nessa etapa.
Divulgação
A próxima fase é divulgar a vaga. Pode ser que nesse momento nem todos os dados sejam exibidos, como o salário. O importante é selecionar as informações indispensáveis para que os candidatos decidam se participarão do processo seletivo. A etapa de divulgação pode ser feita em diversos canais, como:
- dentro da empresa;
- networking;
- agências;
- redes sociais;
- sites de emprego.
Triagem
A partir da divulgação, os candidatos começarão a enviar currículos e os demais documentos requisitados para o processo seletivo da vaga de emprego.
Com isso, é possível fazer a triagem dos profissionais que mais se encaixam na descrição. O ideal é que essa fase receba bastante atenção para facilitar as próximas etapas do processo.
Convite
Agora, é hora de entrar em contato com os candidatos aprovados pela fase de triagem. O convite para participar das próximas etapas pode ser feito por telefone, e-mail ou na plataforma de emprego utilizada para a publicação da vaga.
Entrevista
Durante o convite, é possível marcar o horário e a data da entrevista. Um processo de triagem bem feito é importante para evitar a sobrecarga do profissional recrutador nessa etapa.
Afinal, é preciso ter contato com cada um dos candidatos selecionados a fim de realizar algumas perguntas necessárias e avaliar se de fato estão alinhados com a proposta da empresa.
Negociação
O próximo passo é negociar o salário e as funções a serem realizadas com os candidatos aprovados na fase de entrevista. Dinâmicas de grupo e demais etapas podem fazer parte desse período quando o objetivo for filtrar ainda mais os profissionais que ainda estão no processo.
Por fim, é o momento de finalizar a seleção e dar início à contratação. As próximas ações se voltam para solicitar os documentos necessários e dar entrada no procedimento para integrar o novo colaborador à empresa.
Quanto tempo dura cada uma delas?
O ideal é que o processo seletivo demore pouco tempo, principalmente se houver cargos vagos que precisam rapidamente de profissionais. No entanto, tudo varia conforme o planejamento e a rotina da empresa. Geralmente, o tempo estimado para cada etapa é:
- definição da vaga — até 3 dias;
- divulgação — até 7 dias;
- triagem — até 7 dias;
- convite — até 3 dias;
- entrevista — até 7 dias;
- negociação — até 7 dias.
Como otimizar esse processo?
Para tornar esse processo ainda mais eficiente, é possível apostar em algumas medidas importantes. Contar com plataformas de divulgação confiáveis e com um grande volume de acessos facilita na hora de selecionar os profissionais para a triagem.
Durante a seleção dos currículos, ter um sistema que confere a compatibilidade dos perfis com a proposta da empresa também ajuda. Isso também vale para o convite. Preparar as perguntas indispensáveis para a entrevista também é uma estratégia para otimizar o processo.
Como a solução Recrutamento Perfeito pode ajudar?
Outra opção para otimizar o processo seletivo é contar com o Recrutamento Perfeito da Catho. Com esse serviço, você pode utilizar mais de 25 filtros avançados e encontrar os currículos com maior compatibilidade para a vaga.
Assim, você tem contato com os melhores profissionais disponíveis na região e pode melhorar o processo de triagem, dando sequência às próximas etapas com mais praticidade e eficiência.
Viu só como saber quanto tempo dura um processo seletivo ajuda a se organizar melhor para o recrutamento? Além disso, permite identificar as estratégias mais adequadas para otimizar todas as etapas.
Gostou das dicas? Então, saiba mais sobre o Recrutamento Perfeito e otimize o tempo do processo seletivo!
Seja o primeiro a comentar em “Saiba quanto tempo dura um processo seletivo e como otimizar o processo”