Na maioria das empresas, os profissionais estão todos buscando serem os mais capazes e conquistarem reconhecimentos por suas conquistas. As lideranças trabalham para construir equipes de sucesso e oportunizar grandes espaços de carreira.
Um cenário que é positivo, mas também cria novas exigências para os cargos. Se antes eram exigidas boas habilidades técnicas, hoje já se reconhece a importância das habilidades comportamentais, experiências múltiplas e como fazer networkingadequado — assunto do nosso post.
Construir uma rede de contatos de qualidade abre diversas portas. Isso conecta as pessoas à novas oportunidades, serve como fonte de informação e termômetro sobre o mercado, além de outras funções e objetivos que você vai aprender aqui. Confira essas e outras informações no decorrer do texto. Boa leitura!
O que é networking?
Networking é um termo em inglês utilizado para se referir à habilidade que uma determinada pessoa tem em desenvolver sua rede de contatos.
Essa soft skill pode ser vista como uma ferramenta essencial para qualquer carreira, independentemente do nível hierárquico. Entretanto, em cargos de liderança onde se aproximar de outros profissionais faz parte da rotina, essa habilidade é, ainda mais, necessária.
A possibilidade de conhecer, conviver e se conectar a diversas pessoas e organizações também pode ser benéfica para o desenvolvimento pessoal. Afinal, serão muitas histórias, experiências e opiniões diferentes que podem contribuir para “pensar fora da caixa”.
O que não é networking?
Ampliar sua rede de contatos não significa se conectar apenas aos profissionais da mesma área ou que tenham a mesma cultura organizacional. É preciso ampliar suas conexões de forma ampla, empreendedora e estratégica, entendendo os benefícios dessa relação.
Limitar o networking vai totalmente contra o conceito do termo. Sua aplicação é exatamente a de ampliar contatos relevantes para o negócio ou para a carreira, seja qual for aa área ou segmento de atuação.
Quais os erros mais comuns no networking?
É um erro acreditar que fazer networking se resume apenas a se apresentar ou a expor o seu negócio para outras pessoas, entregando o contato corporativo através de um cartão de visitas. O networking visa estabelecer relações sólidas entre aqueles que compartilham os mesmos interesses: não é uma forma de apenas obter benefícios, mas de proporcionar ganhos mútuos.
Não é incomum que as pessoas passem a procurar as outras quando se sentem desconfortáveis com algo ou precisam de algum tipo de favor. Por exemplo, quando um profissional deseja mudar de cargo e se apoia no outro apenas com esse objetivo e, após conquistá-lo, se afasta novamente.
Um colega não te indicará para uma vaga ou uma empresa sem conhecer a sua competência profissional, ou isso pode abalar o próprio dele nome no mercado. Dessa forma, quando o profissional ajudado se afasta, essa relação de confiança também se desestrutura. Assim, construir um bom networking costuma levar tempo e exige uma troca de experiências e de vivência.
Como funciona o networking na prática?
O networking tem como base a empatia e a possibilidade de se colocar à disposição do outro quando necessário. Por isso, é comum estreitar laços com pessoas com as quais você possa obter algum conhecimento, que trazem um aprendizado de vida valioso.
Embora esses valores possam ser facilmente encontrados em pessoas mais experientes ou mais bem-posicionadas que você, como falamos, a rede de contatos não se resume a sua área. Portanto, manter a mente aberta para ouvir sugestões, críticas construtivas, orientações, aconselhamentos e experiências é a verdadeira parte prática.
Nas atividades que surgem ao longo do dia é possível fazer networking com as pessoas de maneira generosa e descomprometida. Podemos citar como exemplos:
- um agradecimento direcionado a um prestador de serviço;
- parar durante 5 minutos para cumprimentar e conversar com colegas de outro setor;
- compartilhar as ações que outros times estão promovendo, a fim de ajudá-los na divulgação;
- acompanhar diversos profissionais que você admira e interagir com eles nas redes sociais.
Quais são os benefícios de um bom networking?
Para que os benefícios do networking sejam ainda mais conhecidos, separamos seus principais pontos de destaque:
Fortalecer das relações
Trabalhar as relações é uma partilha, não um recebimento. É sobre criar confiança e ajudar outras pessoas a alcançarem suas metas.
Engajar seus contatos e procurar oportunidades para eles também ajuda a fortalecer seus relacionamentos. Ao fazer isso, você estreita as relações e amplia as possibilidades de colher a reciprocidade quando precisar de ajuda para atingir seus objetivos.
Aguçar a criatividade
Uma nova rede de contatos deve ser vista como uma fonte de perspectivas, ampliando a criatividade e contribuindo para pensar de modo inovador. Toda a troca proporcionada pela conexão permite que você obtenha novos insights, enxergando cenários de maneira diferenciada.
Inclusive, você pode usar o networking para apoiar suas decisões. Ligar para um ex-colega de empresa, um professor ou um antigo líder e pedir conselhos, dicas ou indicações é uma estratégia inteligente e ajuda a construir uma reputação positiva no mercado.
Ampliar o conhecimento
O networking é uma ótima oportunidade para obter conhecimento sobre as melhores práticas, técnicas de negócios e ferramentas disponíveis para a sua área ou setor da empresa.
Muitas vezes, as pessoas se esquecem desse benefício porque pensam no networking apenas como forma de encontrar oportunidades de emprego. No entanto, ficar a par das atualizações do mercado também é uma forma de progredir e desenvolver a própria carreira.
Crescer profissionalmente
Expandir contatos é viabilizar o crescimento da carreira. Manter um networking ativo contribui para que seu nome seja lembrado quando aparecerem oportunidades de progressão.
Muitas vagas não são anunciadas; os profissionais são escolhidos por headhunters. Sabe o ditado “quem não é visto, não é lembrado”? Funciona muito bem. Pense nele na hora de desenvolver sua rede de contatos e se aproxime de quem lida com gestão de pessoas.
O que considerar na hora de fazer um bom networking?
Devido aos benefícios e particularidades do networking, quem deseja estabelecer uma forte rede de contatos deve dar atenção a alguns pontos. Veja quais são eles.
Priorize a qualidade em vez da quantidade
É comum algumas pessoas acreditarem que networking se trata de conhecer o máximo de pessoas possíveis. Mas você já viu, nos tópicos anteriores, que criar uma rede de contatos é uma ação um pouco mais complexa. Afinal, essa ferramenta deve ser utilizada para trazer qualidade àquilo que você tem a oferecer.
Sendo assim, manter o contato com profissionais que agregam pontos positivos para o seu negócio, carreira e desempenho é mais relevante que uma grande quantidade de pessoas que não agregam em nada. Esse é um ponto fundamental para uma boa gestão de carreira.
Busque perfis relevantes
O potencial da sua rede de contatos está diretamente relacionado à capacidade de interação entre as pessoas. Ou seja, quanto mais ativa for essa rede de profissionais, maior a chance de os objetivos serem atingidos quando o networking precisar ser acionado.
Isso acontece com mais facilidade quando os profissionais dessa rede apresentam um perfil e habilidades relevantes para as suas necessidades, e assim, a comunicação entre você e essas pessoas se torna mais frequente.
Mantenha-se atualizado
Busque sempre aprimorar os conhecimentos sobre sua área de atuação. Isso permite o domínio de assuntos significativos para as conversas, proporciona automotivação e também melhora a percepção de quais perfis são mais adequados para fazer parte do seu networking.
Inclusive, é nesse momento que aplicamos o conceito da qualidade ser melhor que a quantidade, conforme sugerimos acima. Além disso, estar atualizado permite acompanhar as novidades do mercado e ficar por dentro das transformações, proporcionando um norte para a carreira.
Trabalhe o marketing pessoal na rede
Além de manter um contato equilibrado e contínuo, é interessante que aconteçam também encontros presenciais. Conforme a vacinação avançar, permitindo a flexibilização de encontros, será importante participar de feiras, cursos, palestras e reuniões.
Já com relação às redes sociais, que tomaram boa parte do nosso espaço de sociabilidade, é essencial a constância nas publicações, e não só postagens ocasionais. Se possível, crie um calendário de posts para trabalhar o seu marketing pessoal e não deixe de mandar mensagens para pessoas do seu grupo de interesse.
Melhor que apenas publicar uma foto com uma legenda bacana ou frases motivadoras, produzir conteúdo em artigos e compartilhar informações pode aumentar significativamente a sua conversão no networking.
Como criar um bom networking?
Por fim, veja mais algumas dicas para gerar um bom networking. Usando essas informações mais todas as outras dicas que viu neste artigo, as suas chances de construir uma rede de contatos positiva são grandes.
Seja gentil
Muitas oportunidades aparecem devido à visão que outras pessoas têm a seu respeito. Sendo assim, é importante agir no seu dia a dia de maneira correta, seja qual for o nível hierárquico das pessoas que compõem seu círculo.
Pessoas que são arrogantes, grosseiras, egoístas e não são cordiais normalmente não conseguem criar um bom networking. Lembre-se, gentileza gera gentileza.
Participe de eventos
Como mencionamos, participar de congressos, feiras, palestras e reuniões, mesmo que seja online, permite fazer contatos profissionais com pessoas com o mesmo objetivo que você. Manter esse tipo de relação trará conhecimento e experiências.
Além disso, no futuro, os participantes poderão lembrar de você para uma indicação, um investimento ou outras oportunidades profissionais.
Utilize as redes sociais com cuidado
As redes sociais são ótimas ferramentas para expor habilidades e qualidades profissionais. Mas também é necessário muito cuidado com a imagem. Às vezes, uma frase mal colocada, um termo inadequado ou um exemplo infeliz pode destruir sua reputação.
Evite agregar conteúdos que você tenha dificuldade de sustentar e argumentar ou que possam prejudicar desnecessariamente sua imagem profissional. A não ser, é claro, que você trabalhe com essas informações e queira desenvolvê-las no seu futuro de carreira. Lembre-se: consistência e transparência fazem a diferença.
Como iniciar o networking?
Esta talvez seja uma das questões que mais representam os obstáculos de fazer networking para a maioria das pessoas: como se aproximar de maneira correta?
Isso varia de acordo com a personalidade de cada um. Pessoas mais simpáticas e comunicativas se permitem criar uma abertura de diálogo; já pessoas mais tímidas naturalmente são mais reservadas. O importante é sempre observar o timing para criar oportunidades de boas conversas.
A primeira regra é não confundir o networking com intimidade e amizade pessoal. É preciso cuidado para não extrapolar limites e criar a imagem de uma pessoa interesseira e bajuladora. Quando isso ocorre, fica difícil desenvolver qualquer relação.
Ser notado pelas pessoas é importante em qualquer situação, mas se deve tomar cuidado para que isso seja feito com profissionalismo quando falamos de networking. Por exemplo, em uma palestra na qual existe um momento para tirar dúvidas e trocar ideias, faça perguntas ou compartilhe experiências. Ninguém evolui em relacionamentos se escondendo.
Existem outras maneiras de se comunicar com as pessoas, como os fóruns e grupos de discussão, que permitem ampliar o espaço de abordagem. Uma opção é procurar as pessoas que já fizeram parte das suas redes, como amigos de escola ou faculdade e colegas de outras empresas que agregavam ao bem-estar corporativo.
Lembre-se de ser simpático, se conectando a acontecimentos do passado, para só então começar a falar de assuntos profissionais. O importante é estudar como esses meios funcionam e considerar as suas características ao estabelecer o contato.
Chegamos ao final do nosso artigo e você já sabe como fazer networking! Fortalecer as relações por meio da expansão da rede de contatos é abrir portas para oportunidades de negócios, avanços na carreira, crescimento pessoal ou simplesmente um novo conhecimento.
Ser percebido em meio a muitas pessoas é algo benéfico para qualquer profissional que deseja criar possibilidades de carreira e de desenvolvimento. Esperamos que todas as informações compartilhadas com você possam ajudar em seu marketing pessoal e desenvolvimento de uma rede de contatos realmente relevante e de qualidade.
Ao se expor continuamente e conhecer pessoas, você sai da sua zona de conforto, desenvolve habilidades sociais e trabalha a autoconfiança e a autoestima. Esses elementos são essenciais para uma carreira bem-sucedida. Quanto mais você fizer networking, mais duradouras serão suas conexões e mais fácil será para você se tornar referência no mercado. Pense nisso!
Que tal começar a fazer networking agora mesmo? Compartilhe este post completo nas suas redes sociais e seja protagonista de uma boa conversa!