A transformação digital nas empresas já não é uma novidade, porém, muito se fala da utilização de recursos tecnológicos para aprimorar processos produtivos ou logísticos. Não podemos esquecer de que o setor de RH também se beneficia com essas estratégias ao aplicar a tecnologia na gestão de pessoas.
Agora, com a forte tendência do trabalho híbrido e remoto, é muito importante explorar as ferramentas tecnológicas nesse sentido. Elas são grandes aliadas para manter o time engajado, motivado e para alcançar as metas e objetivos da empresa.
Dessa forma, mantemos a produtividade dos profissionais, garantimos uma melhor experiência do colaborador e a qualidade das entregas. Para que você saiba como promover essa mudança, preparamos este artigo. Continue lendo e confira algumas formas de aplicar a tecnologia no gerenciamento de times.
Como aplicar a tecnologia no gerenciamento de times?
De nada adianta realizarmos um excelente processo de recrutamento e seleção, e escolher os melhores candidatos se o gerenciamento de times ainda deixa a desejar. Quando não fazemos essa etapa de modo adequado, não exploramos todo o potencial da equipe que foi formada.
É essencial adotar as melhores ações e estratégias, a fim de garantir o total engajamento e alinhamento com a cultura e os objetivos organizacionais. Para isso, podemos aplicar a tecnologia na gestão de pessoas, tanto no trabalho remoto quanto no presencial.
As abordagens apresentam algumas similaridades nessas duas modalidades de atuação, como para controlar e promover o treinamento e desenvolvimento de pessoas, mas também existem diversas diferenças. Veja a seguir de que maneira os recursos tecnológicos podem ser aplicados nessas duas realidades.
No trabalho remoto
Um fato muito importante que precisa sempre ser ressaltado com os profissionais que atuam no remoto é que eles não estão trabalhando sozinhos. Por causa do distanciamento físico, existe essa sensação de que o home office é um trabalho isolado, mas, na verdade, não é.
A tecnologia na gestão de pessoas ajuda a fazer a integração das equipes mantendo a proximidade entre todos os profissionais, remotos e presenciais. Ela garante uma comunicação mais eficiente e a troca rápida de informações, possibilitando o trabalho conjunto.
Também existem diversas ferramentas que podem ser aproveitadas para acompanhar a produtividade no home office. Elas possibilitam o gerenciamento de tarefas, deixam claros os prazos e as metas, permitindo à equipe remota uma melhor organização do seu trabalho.
Não podemos esquecer, ainda, a importância dos feedbacks constantes. Eles são possíveis com base em relatórios gerados a partir de dados e informações coletados de sistemas e programas. Podem ser compartilhados de forma individual com cada profissional ou por meio de videoconferência e reuniões online, a fim de promover um momento de interação.
No trabalho presencial
No trabalho presencial, a aplicação da tecnologia na gestão de pessoas continua sendo muito eficiente para fazer um melhor controle do quadro de colaboradores. É utilizada, por exemplo, para acompanhar o cumprimento do expediente e as faltas, inclusive, monitorando os motivos que levaram às ausências.
Com isso, é possível entender o que está impactando de forma negativa o trabalho dos colaboradores e interferindo sua assiduidade e produtividade. Assim, o RH pode promover ações que vão prevenir essas ocorrências, evitando desfalques na equipe.
Mesmo no trabalho presencial, a tecnologia possibilita estabelecer metas para cada profissional ou equipe. Com elas, é possível manter a organização do trabalho e a melhor produtividade, como no sistema home office.
Ao mesmo tempo, podemos fazer treinamentos e capacitações online, minimizando custos envolvidos com deslocamentos e hospedagem, por exemplo. Desse modo, possibilitamos o desenvolvimento do pessoal e a atualização de conhecimentos sem grandes impactos para a organização — e de uma forma que é mais confortável para o próprio profissional.
Qual é o real impacto da transformação digital no ambiente profissional?
Podemos apontar para vários impactos da tecnologia na gestão de pessoas, afinal, como você viu, por meio dela nós conseguimos:
- manter a organização do trabalho;
- garantir a produtividade das equipes;
- promover uma melhor interação entre profissionais e empresa;
- melhorar a comunicação entre os times;
- manter o engajamento e o envolvimento;
- oferecer feedbacks mais completos;
- monitorar o quadro de colaboradores;
- promover uma melhor experiência do colaborador;
- manter o treinamento e desenvolvimento de pessoas.
Portanto, a utilização dos recursos tecnológicos visando o gerenciamento de times impacta na satisfação dos profissionais e na qualidade do seu trabalho. Logo, a empresa alcança melhores resultados.
Outro detalhe que não podemos esquecer é a forte presença da geração Z no mercado de trabalho, o que, por si só, aponta para a necessidade de explorar a tecnologia. Esses profissionais nasceram inseridos em um mundo tecnológico, então, essas ferramentas fazem parte do seu dia a dia e permitem a melhor exploração do seu potencial.
Essa estratégia também intensifica transformação digital no RH otimizando o trabalho desse setor. Seus processos se tornam mais ágeis e as decisões são baseadas em evidências. Assim, os resultados entregues têm mais qualidade e estão mais alinhados com o interesse da empresa.
O RH tem mais material e informações para trabalhar e promover ações que vão garantir uma melhor atuação das equipes remotas e presenciais. O ambiente profissional é favorecido porque o trabalho flui de forma natural, com uma melhor integração entre todos.
Como a gestão de colaboradores é afetada no cenário de transformação digital?
O cenário de transformação digital impulsiona mudanças positivas. Na gestão de colaboradores há um aprimoramento de métodos antigos, com uma atualização das abordagens e a adoção de novas estratégias. Portanto, essa modernização garante resultados de melhor qualidade.
Como explicamos, existe uma otimização do trabalho do setor de RH. Os profissionais atuam com mais agilidade, há centralização das informações, o que desburocratiza muitos processos e minimiza os erros — além de promover a segurança de dados, tanto dos colaboradores quanto da empresa.
Conseguimos ter uma melhor visão do trabalho de cada profissional, da equipe e da empresa de um modo geral. Também coletamos dados, informações e a própria opinião dos colaboradores, para entender aspectos que ainda são falhos e que precisam ser melhorados, uma vez que impactam a experiência do time.
Com os recursos tecnológicos, alcançamos alternativas que garantem o melhor aproveitamento de tempo e a redução de custos. Descomplicamos os processos e melhoramos o clima organizacional, inclusive com o maior cuidado com a segurança, a saúde e a qualidade de vida dos colaboradores.
Para que o uso da tecnologia na gestão de pessoas traga resultados ainda melhores, é importante contar com parcerias estratégicas. Sendo um parceiro da Catho, podemos definir quais são as melhores soluções de acordo com a realidade da sua empresa, para atender exatamente às demandas dela e alinhar as soluções com base nos resultados que se pretende alcançar.
A Catho tem as soluções ideais para sua empresa. Entre em contato conosco para conversar com a nossa equipe e descobrir como podemos contribuir com a gestão das suas equipes.
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