Por Raquel Rodrigues
Todos nós, em especial os empreendedores, precisamos ter motivação, certo? Por isso, um dos pilares da Inteligência Emocional é a automotivação. Ela é o combustível para que o empreendedor perseve nas suas metas, persista mesmo diante de dificuldades, mantenha a confiança, o otimismo e o entusiasmo.
A confiança nos permite acreditar que somos capazes de realizar, o otimismo nos traz a esperança de que seremos recompensados e o entusiasmo garante o prazer na jornada. Sem contar que uma pessoa motivada é mais esforçada, produtiva e criativa.
Diante de uma variedade de maneiras para se automotivar, quatro dicas são valiosas para atingir sua meta diária:
1. Você com você mesmo: pense positivamente e evite raciocínios destrutivos. Utilize imagens mentais que te remetam à conquista dos seus objetivos, à realização pessoal e profissional e todos os sentimentos bons que esse sucesso te trará.
2. Parentes, amigos e colegas: tenha ao seu redor um time de pessoas motivadoras, que tenham boas ideias, que incentivam o bem-estar, que escutam, compreendem e estão dispostas a ajudar. E haja da mesma forma com elas.
3. Modelo emocional: escolha uma pessoa real ou fictícia para se espelhar quando precisar. Inspire-se no que esse “mentor” faria ou como reagiria em determinada situação.
4. Ambiente: sua casa ou seu escritório deve ser estimulante, saudável, arejado, iluminado e tranquilo. Invista em objetos, elementos, plantas e logística que proporcionem uma estadia agradável.
Raquel Rodrigues é Educadora Emocional, escritora, palestrante, facilitadora e networker por vocação. Apaixonada por pessoas, aprender e compartilhar, atua como Promotora de Encantos na Forma Encantada Treinamentos com Propósito para disseminar os conceitos de Inteligência Emocional, Networking e Relacionamento.