O processo de recrutamento e seleção pode ser considerado a espinha dorsal do setor de Recursos Humanos (RH). Afinal, é a partir dele que a empresa poderá formar um time ajustado aos seus ideais, valores e objetivos, e que contribua para resultados de alta performance. Nesse sentido, é fundamental que os profissionais da área estejam atentos às tendências de recrutamento e seleção em 2022, a fim de se manterem atualizados para aplicar técnicas mais eficientes na hora de identificar e contratar os melhores profissionais do mercado.
Assim como acontece com as demais áreas empresariais, a tecnologia vem transformando o modo de atuação do RH. Processos que antes eram engessados e demorados agora são executados com o máximo de otimização a partir de plataformas digitais inovadoras. E, claro, tudo isso sem deixar o aspecto humanizado de lado.
Neste post, vamos mostrar quais são as principais tendências voltadas para recrutamento e seleção para este ano e como é possível aplicá-las no RH da sua empresa. Confira!
Qual a importância de manter um bom processo de recrutamento e seleção?
O sucesso de uma empresa está diretamente relacionado à qualidade do seu time de colaboradores. O recrutamento e seleção é a porta de entrada de bons profissionais. Portanto, quando esse processo é bem feito, a organização tem mais chances de realizar contratações acertadas, o que, consequentemente, reflete na prosperidade dos seus negócios, além de proporcionar o desenvolvimento do indivíduo contratado.
Ao abrir uma vaga de emprego, as etapas de recrutamento e seleção são o primeiro contato da companhia com os talentos. Ainda que a empresa já tenha uma marca empregadora bem-sucedida, uma falha durante essa fase gera uma imagem negativa que pode comprometer a dedicação do profissional contratado. Por isso, o setor de RH está cada vez mais focado em proporcionar uma experiência positiva ao colaborador desde a primeira interação com a organização.
Desse modo, mesmo que o candidato não seja selecionado para a vaga de emprego oferecida, continuará tendo uma boa impressão da empresa, falando bem dela para outros profissionais e se candidatando novamente em oportunidades futuras. E, caso seja contratado, o profissional já assume o cargo entusiasmado e disposto a vestir a camisa da contratante.
Quais são as principais tendências em recrutamento e seleção para 2022?
A evolução dos profissionais do mercado de trabalho anda de mãos dadas com o avanço da tecnologia. Isso significa que o processo seletivo que era atrativo para os candidatos a uma vaga de emprego há alguns anos, pode não ser tão eficiente para a geração atual de profissionais.
Acompanhar essas mudanças e manter o processo de recrutamento e seleção atualizado é fundamental para atrair e contratar talentos diferenciados, que estejam alinhados à cultura e demanda da organização. Veja, a seguir, quais são as principais tendências em recrutamento e seleção para 2022.
Recrutamento remoto
Embora já fosse praticado por algumas empresas, o recrutamento remoto ganhou força mesmo durante a pandemia da Covid-19, a fim de preservar a saúde das pessoas. De acordo uma pesquisa realizada pela Weseek, startup da Catho, 48% das empresas brasileiras pretendem continuar praticando o recrutamento remoto depois da pandemia.
Um dos principais motivos para que o recrutamento digital seja adotado de vez pelas organizações é o fato de reduzir consideravelmente o tempo despendido nos processos de seleção. Também é possível obter uma triagem mais apurada ao longo do funil de recrutamento, visto que o candidato tende a se sentir mais à vontade ao ser entrevistado em seu próprio ambiente.
No entanto, engana-se quem pensa que tudo se resume em fazer entrevistas online. Uma vez que se trata da transição do processo seletivo, é exigido preparo por parte das companhias. Sendo assim, para melhorar o recrutamento digital é necessário que haja um amadurecimento das empresas quanto ao recrutamento remoto, com o intuito de entender quais são as práticas mais eficientes para essa modalidade.
Inteligência artificial
Bastante popular em outros departamentos das empresas, a Inteligência Artificial (IA) também chegou ao RH, sendo uma importante aliada para o recrutamento e seleção. Essa tecnologia traz muito mais agilidade para os processos seletivos, diminuindo não só o tempo, mas também os custos relacionados às novas contratações.
O uso de algoritmos inteligentes facilita a eliminação de candidatos que não apresentam afinidade com o perfil da vaga. Outra possibilidade é implementar plataformas que colaborem com o recrutamento online, fazendo testes que verifiquem se o candidato está alinhado à vaga sem que haja uma interação direta com o time de recrutadores.
Recrutamento Data Driven
O Data Driven consiste em processos organizacionais que são orientados por dados. Nos últimos anos, o recurso tem despontado como um pilar que dá suporte para a tomada de decisão dentro das empresas. Na área de recrutamento e seleção, ele pode apontar informações importantes sobre os melhores profissionais e quais os erros e acertos do processo seletivo, por exemplo.
Com o Data Driven, o RH tem a oportunidade de coletar uma ampla gama de dados que permitem um melhor entendimento do perfil do colaborador ideal e, a partir daí, aplicar isso nas seleções futuras. As informações coletadas também ajudam na identificação e eliminação de gargalos, e a notar quais são os pontos que realmente necessitam de investimento.
Abordagem informal
Os nativos digitais, pessoas que nasceram a partir da década de 1980 e cresceram familiarizados com a tecnologia, formam uma fatia cada vez maior no mercado de trabalho. Essa geração caracteriza-se por ser mais agitada, gostar de flexibilidade e processos menos formais.
Diante disso, investir em processos seletivos com uma abordagem mais informal é uma das principais tendências para 2022. Ao apostar em aplicativos e softwares nas etapas de triagem — ferramentas com as quais a geração atual está habituada —, a empresa tem mais chances de atrair candidatos jovens, com um perfil alinhado às demandas atuais do mercado e capazes de contribuir com ideias inovadoras em seus cargos.
Recrutamento social
Segundo a pesquisa ‘’Global Consumer Pulse’’, feita pela Accenture Strategy em 2020, 83% dos consumidores brasileiros dão preferência para marcas que demonstram estar alinhadas com os seus valores de vida. Partindo desse princípio, as empresas que dizem defender determinados valores na hora de atrair e converter clientes, mas não os praticam junto aos seus colaboradores, estão sujeitas a serem rejeitadas pelo público consumidor brasileiro.
Nesse contexto, o recrutamento social deve se destacar nos próximos anos. A sua proposta se baseia nas mudanças que vêm ocorrendo na relação entre as organizações e os seus funcionários. Nele, o colaborador passa a ter a mesma importância que os clientes da empresa, o que implica em utilizar as mesmas estratégias de atração e proporcionar uma experiência diferenciada aos profissionais desde o processo de seleção.
É comum que as redes sociais sejam usadas na estratégia de marketing para divulgar produtos ou serviços, engajar e atrair o público consumidor. Uma forma simples e efetiva de praticar o recrutamento social é utilizar esses canais para propagar os valores da companhia enquanto marca empregadora, as vantagens do ambiente de trabalho proporcionado por ela, entre outros fatores que possam despertar a atenção dos profissionais que se identificam com a sua cultura organizacional.
Análise de competências interpessoais
O sucesso de um profissional em uma empresa não depende apenas dos seus conhecimentos profissionais, mas também das suas competências interpessoais. Isso porque a forma como ele se relaciona com os seus colegas de trabalho e se está ou não alinhado à cultura da organização impacta diretamente na sua performance e nos resultados em suas atividades.
A análise de competências interpessoais já é realizada no recrutamento e seleção de muitas empresas, mas será reforçada nesses processos. A razão para isso está em proporcionar uma visão completa do profissional que está se candidatando à vaga oferecida pela companhia, o que permite aos recrutadores verificar de modo mais preciso se ele tem o perfil ideal para exercer o cargo.
Inbound Recruiting
Para falarmos do Inbound Recruiting, primeiramente, temos que falar sobre o Inbound Marketing. Ele consiste em conjunto de estratégias de marketing voltado para a captação de novos clientes através de conteúdo sobre o tema, no qual o objetivo é educá-los sobre o produto ou serviço da marca, enquanto gera-se a autoridade da marca.
O Inbound Recruiting é uma estratégia derivada do Inbound Marketing. Assim, a sua proposta é entender qual é o perfil do candidato que a organização busca para cada vaga e criar uma jornada chamativa para atraí-lo para os seus processos seletivos. O resultado disso é a formação de um time alinhado à cultura organizacional, estimulado e em sinergia.
Vídeos
Abandonar o tom robótico das etapas de triagem e assumir uma postura mais humanizada é uma grande necessidade das empresas atuais. É aí que entram em cena os vídeos de apresentação, que substituem os textos sobre o candidato e que costumam ter um caráter excessivamente formal.
Em uma época em que a maioria das pessoas está conectada às redes sociais, o uso de vídeos é um recurso interessante para incluir a tecnologia no processo seletivo e chamar a atenção dos profissionais do mercado, principalmente ao tratar de vagas em que ter boa comunicação é um requisito imprescindível.
A tendência pode ser aplicada já na divulgação de uma vaga, solicitando um job description audiovisual, que nada mais é que um vídeo de apresentação dos atributos da vaga. Outra forma de adotar o formato é criar dinâmicas em que o profissional deve enviar um vídeo solucionando o desafio proposto pelos recrutadores. Os vídeos são uma importante ferramenta para que os gestores avancem no funil de seleção.
Testes gamificados
A avaliação das habilidades técnicas é um ponto crucial para selecionar novos colaboradores. Para checar os conhecimentos dos candidatos, as empresas costumam aplicar provas online em que há um prazo para finalizá-la. Aqueles que atingirem uma determinada pontuação passam para a próxima etapa do processo seletivo.
A novidade, que deve se consolidar entre as empresas, é a aplicação de testes gamificados por meio de aplicativos, que têm o mesmo caráter avaliativo das provas de conhecimento, mas são mais divertidos e informais, de modo que o candidato nem sinta a pressão de que está fazendo uma prova para uma vaga de emprego. E a equipe de RH também não precisa se preocupar em corrigir os testes, já que o próprio aplicativo utilizado corrige e apresenta um ranking das melhores pontuações.
Valorização da diversidade e inclusão
Uma das funções dos recrutadores é defender os interesses dos profissionais que se candidatam a uma vaga junto aos gestores. Isso implica na necessidade de rever e reestruturar os processos de seleção a fim de assegurar que a diversidade esteja cada vez mais presente na empresa.
Dessa maneira, é preciso que o RH verifique quais processos estão dificultando a inclusão de negros, mulheres, mães, público LGBTQIA+ e Pessoas com Deficiência (PcD) na organização e reformulá-los.
Apesar de a remuneração, o status e os benefícios oferecidos ainda serem importantes para que um profissional queira trabalhar em uma organização, esses não são mais os únicos aspectos considerados. Na atualidade, os candidatos também dão importância para o seu propósito, buscando trabalhar em organizações que compartilham dos mesmos valores que os seus.
Essa característica impulsiona a valorização da diversidade e inclusão em todas as etapas do processo de seleção nos próximos anos, de modo que elas sejam pensadas para serem acessíveis para todos os públicos. Com isso, a empresa não corre mais o risco de perder um profissional incrível apenas porque ele não conseguiu participar das etapas seletivas para a vaga de emprego devido ao fato de as plataformas utilizadas não contemplarem as suas características diversas necessárias para a realização dos testes.
Flexibilidade
Flexibilidade é a palavra de ordem para a área de recrutamento e seleção em 2022. De acordo com uma pesquisa, 38% dos colaboradores que trabalham em home office procurariam outro emprego se a empresa em que trabalham deixasse de oferecer a função exercida na modalidade remota.
A necessidade de evitar a aglomeração de pessoas em ambientes fechados fez com que o home office se tornasse uma das principais saídas para que as organizações continuassem funcionando durante a pandemia. O que era para ser uma alternativa provisória, deve permanecer nas empresas mesmo com o fim das medidas restritivas impostas pela Covid-19. Afinal, os ganhos para empresa e colaboradores são muitos, e gera maior qualidade de vida para todos.
Para além do trabalho remoto, a tendência é que a flexibilidade seja um dos pontos de destaque dos processos seletivos de agora em diante. Cabe às empresas e ao seu RH se preparem para negociar condições de trabalho flexíveis durante a contratação de novos funcionários, propondo iniciativas que contribuam para o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
People Analytics
Conhecido por trazer uma visão mais estratégica para o RH, o People Analytics é definido como um processo que coleta e analisa dados da gestão de pessoas das empresas. Aos poucos ele está sendo introduzido no recrutamento e seleção de candidatos com o intuito de criar vagas com perfis que realmente estejam alinhados às necessidades da companhia.
A proposta dessa tendência é utilizar o People Analytics para obter indicadores de recrutamento e seleção. Para isso, são realizadas análises estatísticas da performance dos profissionais que já atuam na empresa para descobrir quais são os perfis de candidatos que têm mais chances de serem bem-sucedidos em contratações futuras.
Fortalecimento do feedback
Após participar de uma entrevista de emprego, o candidato fica ansioso aguardando o resultado para saber se foi aprovado ou não. Dar um feedback sobre o processo seletivo, mesmo que ele não tenha sido aprovado, contribui para manter uma imagem positiva da empresa, estimulando o profissional a se candidatar para outras oportunidades que possam surgir.
Além de um simples feedback, muitas empresas já estão apostando em uma resposta que aponte os pontos fortes e fracos do candidato ao longo do processo seletivo. A iniciativa ajuda o indivíduo a aprimorar as suas habilidades, tanto técnicas quanto interpessoais, gerando profissionais mais competitivos no mercado de trabalho.
O que mudou na Catho para 2022?
A Catho oferece uma série de vantagens para os recrutadores, com um apoio de ponta a ponta para a condução dos processos seletivos. Ela inclui um espaço para a divulgação das vagas gratuita e ilimitadamente e uma base de 10 milhões de candidatos de todo o Brasil, além de contar com filtros especiais para uma busca precisa e a organização do processo em etapas.
Para se tornar ainda mais eficiente em sua proposta, a Catho fez algumas mudanças relevantes em 2022. A principal delas diz respeito ao seu modelo de negócio que, a partir de outubro de 2021, passou a ser 100% gratuito para os candidatos — fator que garante mais acessibilidade e torna os processos seletivos mais democráticos. Abaixo, falaremos mais detalhadamente dos impactos dessa mudança.
Maior quantidade de candidatos
Ao se tornar uma plataforma gratuita, a Catho alcança 90% de alcance nacional, atingindo uma quantidade maior de candidatos para o processo seletivo das empresas parceiras. Na prática, isso quer dizer que as organizações têm à sua disposição um leque muito maior de talentos e mais facilidade para encontrar os melhores profissionais para as suas vagas.
Incentivo à realização do teste do Busca Certa
A missão da Catho é mudar a vida das pessoas por meio do trabalho. Para tanto, a empresa busca conectar o profissional certo com a vaga certa. Nesse sentido, vamos reforçar o incentivo à realização do teste do Busca Certa — ferramenta desenvolvida para os profissionais de Recursos Humanos e empreendedores que desejam contratar candidatos qualificados.
A solução possibilita às empresas contratantes acessar mais de 178 mil currículos que já foram pré-avaliados em termos de habilidades e competências amplamente solicitadas pelo mercado de trabalho, como Compreensão de Texto, Inglês, Excel e Raciocínio Lógico. Portanto, a ferramenta ajuda a refinar ainda mais o processo de recrutamento e seleção das empresas.
Possibilidade de um recrutamento mais democrático
A Catho já era grátis para as PcD — e isso não vai mudar. No entanto, os candidatos com deficiência agora tem a oportunidade de fazer um cadastro que equivale ao Plano Profissional, podendo aproveitar todos os benefícios oferecidos por essa categoria, além de terem 18x mais chances de se conectarem com os recrutadores. Porém, para que isso seja possível, é necessário enviar um laudo médico atualizado validado ou reabilitado pelo INSS, que comprove o CID da sua deficiência.
Como aproveitar as tendências em recrutamento e seleção em sua empresa?
Com tantas tendências batendo à porta das empresas, não dá para ignorá-las. Adaptar-se às novas propostas de recrutamento e seleção é imprescindível para manter a sua marca empregadora competitiva no mercado e continuar atraindo candidatos alinhados aos seus valores e perspectivas de negócio. Saiba como aproveitar as tendências em recrutamento e seleção em sua companhia.
Implemente novas tecnologias
Com a transformação digital que o RH passou nos últimos anos, as tecnologias nos dão maior suporte para um recrutamento inteligente a partir de ferramentas que permitem a realização de entrevistas, dinâmicas e testes à distância (online).
Não há também mais espaço para que o RH perca a maioria dos seus dias abrindo centenas de currículos ou coletando manualmente os indicadores de recrutamento. Diante disso, é altamente recomendado implementar novas tecnologias, como softwares que automatizam a triagem, geram agilidade e melhoram a experiência dos candidatos.
A orientação por dados, que é viabilizada pelas ferramentas tecnológicas, figura entre as principais tendências para os processos seletivos em 2022. Assim, entender melhor como funciona essa estratégia — como você pode conferir no vídeo ‘’Decifrando o RH – Saiba mais sobre o RH Data Driven’’, no canal da Catho, no YouTube — é crucial para colocá-la em prática de forma efetiva.
Melhore o fluxo dos processos
Processos otimizados impedem que o candidato desista das etapas do recrutamento e seleção antes mesmo de concluí-las. Partindo desse princípio, se faz necessário acabar com os processos engessados, que costumam ser demasiadamente demorados e gerar custos altos para a empresa sempre que é preciso fazer uma nova contratação.
Mais uma vez, a tecnologia é uma grande aliada para melhorar o fluxo de processos. A partir da adoção de plataformas digitais construídas especificamente para essa finalidade, é possível filtrar o perfil dos candidatos com mais facilidade, fazendo com que somente os profissionais compatíveis com a vaga avancem no funil de recrutamento.
Entenda o papel do recrutador nesse contexto
O recrutador é o principal elo entre a empresa e os seus futuros colaboradores. É ele quem tem a missão de ‘’vender’’ a empresa e a vaga para os profissionais do mercado, a fim de atrair os mais qualificados, dos pontos de vista técnico e comportamental, para o cargo a ser preenchido.
Dito isso, a adaptação dos recrutadores de RH às novas tendências de recrutamento e seleção é essencial para o pleno sucesso das organizações. Conhecer e aprender a aplicar essas novas técnicas permite que a empresa enriqueça os seus processos seletivos, os torne mais acessíveis e democráticos, e alavanque os seus resultados com a contratação de profissionais altamente qualificados e alinhados à sua cultura organizacional.
Otimizar os processos e gestão de RH é uma necessidade constante dentro das empresas. Seguir as tendências recrutamento e seleção 2022 contribui para que esse departamento atue de forma mais estratégica e eficiente, eliminando gargalos que abrem espaço para erros, potencializando a identificação e contratação de talentos mais engajados, o que reduz os índices de rotatividade de pessoal e corrobora com a construção de uma marca empregadora cada vez mais forte.
Contar com a parceria certa faz toda a diferença para que o seu RH se mantenha sempre atualizado. A Catho oferece todas as ferramentas para que a sua empresa tenha acesso aos melhores profissionais do mercado para um match perfeito.
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