Toda empresa busca profissionais com perfil alinhado aos seus objetivos e valores, que também tenham um bom repertório de aptidões e competências técnicas. Mas, em certos casos, pode ser que demore meses para encontrar essa pessoa. É aí que entra a importância do banco de currículos.
Quando você tem uma base de currículos organizada e de fácil acesso, consegue evitar esse problema e manter a eficiência do seu negócio. Para isso, você pode contar com algumas ferramentas disponíveis no mercado.
Neste post, vamos apresentar informações mais detalhadas sobre como manter ujm banco de currículos e como organizá-lo. Vamos conferir?
O que é um banco de currículos?
Em sua essência, é uma plataforma ou sistema que permite que as empresas coletem, armazenem e categorizem diversos currículos de profissionais que estão em busca de oportunidades.
Dessa forma, os recrutadores têm uma seleção ampla e diversificada à disposição para encontrar o candidato perfeito para as vagas.
Além disso, esses bancos de currículos não servem apenas às empresas. Para os candidatos, é uma chance de estar visível para inúmeras oportunidades. Ou seja, funciona como uma ponte entre talentos e empregadores.
Para que serve e como é o banco de currículos ideal?
Usar um banco de currículos pode elevar a vantagem competitiva da empresa na hora de disputar candidatos, buscando não apenas os mais qualificados, mas também aqueles que se encaixam na cultura organizacional.
Construir o seu banco de currículos, além de ser relativamente fácil, pode garantir excelentes benefícios. A seguir estão algumas dicas de como manter um arquivo de ótimos currículos!
Saiba quais informações incluir no banco de currículos
Dados como nome, idade, endereço, telefone, escolaridade, soft e hard skills são organizados na base para que os gestores consigam captar, com agilidade e exatidão, talentos em potencial.
No entanto, essas informações não precisam ser exclusivamente sobre quem participou dos processos. Para que o banco de currículos seja ainda mais completo, deve abranger candidatos que mandaram currículos, mas não iniciaram as entrevistas de emprego, e os que foram efetivados e se tornaram colaboradores.
Conheça as vantagens de manter um banco de currículos eficiente
Sem dúvidas, implantar uma boa base de currículos na sua empresa como estratégia de otimização do departamento de RH e dos seus processos de gestão pode trazer inúmeras vantagens para a organização. Confira a seguir algumas vantagens:
Seleção correta de habilidades
Um banco de currículos digital bem-estruturado possibilita a seleção de currículos por habilidades específicas, o que torna o processo muito mais fácil para o recrutador.
Desse modo, fica mais simples encontrar os profissionais que têm uma formação específica, como inglês fluente ou experiência no uso de determinada ferramenta.
Otimização dos processos seletivos
Normalmente, o processo para a contratação de um novo colaborador é demorado devido às várias etapas envolvidas. Cada uma delas pode ser longa, como anúncio da vaga, recebimento e seleção de currículos. Esses documentos devem ser analisados um a um, organizados e classificados.
Já com o desenvolvimento de um banco de currículos, essa etapa é feita de maneira automática. Afinal, ao surgir uma vaga, os gestores já têm candidatos em potencial. Nesse cenário, só é preciso fazer uma triagem para encontrar o candidato ideal.
Redução de custos
Um banco de currículos pode ser formado com a ajuda de soluções como o Recrutamento Perfeito da Catho, mídias sociais ou formulários no próprio site do negócio.
Ao fazer esse trabalho, a empresa otimiza os custos em tempo e dinheiro investidos nos processos de recrutamento e seleção. Além disso, elimina algumas etapas e profissionaliza outras, a tendência é que as vagas sejam preenchidas mais rapidamente e com precisão.
Aumento de competitividade
Não basta direcionar esforços apenas para o desenvolvimento tecnológico e desenvolver uma política organizacional exemplar. É necessário investir nas pessoas que atuam na empresa para que elas sejam o diferencial competitivo em relação à concorrência.
Dessa forma, adotar meios que possam facilitar a captação de talentos, como o banco de currículos, faz toda a diferença para garantir vantagem competitiva à organização.
Veja como estruturar seu banco de currículos
O banco de currículos precisa ser organizado para que a procura pelo perfil desejado pela organização seja ágil e eficiente, caso contrário, será apenas um amontoado de informações pessoais de algumas pessoas. Veja dicas de como organizar seu banco de currículos!
Prefira um banco virtual ao físico
Com um banco virtual, não há acúmulo de papel, o que amplia as possibilidades de pesquisa por meio de filtros e palavras-chave que classificam os currículos de acordo com os parâmetros que forem selecionados.
Para isso, é possível comprar um software especializado, contratar uma empresa que oferece o acesso a milhares de currículos, como a Catho, ou fazer um banco de currículos por meio dos arquivos digitais em PDF ou Word, o que pode ser mais trabalhoso e ter menos segurança. Além de não ser atualizado automaticamente quando o candidato muda algo, diga-se de passagem.
Guarde os melhores currículos de seleções anteriores
Bons candidatos são valiosos, mas como sua experiência pode ter mostrado, nem sempre é possível fazer a contratação de todos para a equipe. Por isso, aproveite os perfis que não foram aprovados para construir um banco de currículos de qualidade e utilizá-los em processos futuros.
Mantenha seu banco de currículos atualizado
É importante que o banco de currículos seja atualizado e organizado, pois uma boa estratégia de triagem é filtrá-los em ordem cronológica de atualização.
Assim, será possível eliminar os currículos mais antigos, pois, se a empresa cresce e se desenvolve, aqueles bons candidatos que se enquadraram em seu perfil no passado podem não se enquadrar nos valores atuais do negócio.
Crie divisões para organizar seu banco de currículos
Caso o departamento de recursos humanos não utilize um software, o uso de um banco de currículos gratuito para empresas é mais importante ainda.
A criação de categorias contribui para que o trabalho manual seja mais fácil, tanto na hora de separar os documentos, como no momento de procurar pelos perfis. Desse modo, divisões como categorias, níveis de graduação, área de atuação, cargos, competências e experiências específicas tornam o processo de busca muito mais rápido.
Tenha softwares de RH como aliados
Se sua empresa ainda não tem um sistema para armazenar e administrar os currículos, está perdendo tempo, literalmente!
Ter um software de RH ajuda a gerenciar o tempo e os recursos, incluindo o gerenciamento do banco de currículos. Além disso, torna possível extrair relatórios e listas de perfis potenciais, viabiliza pesquisas sobre os colaboradores internos e facilita todos os processos que mencionamos ao longo deste texto.
Use as redes sociais para atrair pessoas
A internet tem se tornado um dos canais preferidos na procura por vagas de empregos, principalmente nas redes sociais. Esse tipo de ferramenta pode, inclusive, ajudar a sua empresa no trabalho de imagem e reputação do negócio, facilitando os processos de atração e até mesmo a retenção de talentos.
Como funciona a atualização de um banco de currículos?
Atualizar um banco de currículos não é apenas sobre adicionar novos candidatos. Pelo contrário, a manutenção eficaz envolve a remoção de informações desatualizadas, a verificação da relevância dos perfis e a comunicação regular com os candidatos. Assim, é possível aprimorar a precisão das informações.
Além disso, investir em softwares modernos que podem automatizar parte desse processo, tornando-o menos trabalhoso e mais eficiente, é uma excelente alternativa. Dessa forma, a sua empresa estará sempre pronta para encontrar o talento certo no momento mais adequado.
Qual a importância desse processo e como implementá-lo?
Ter um banco de currículos organizado e atualizado é essencial para o seu negócio. Dessa forma, você consegue ter acesso rápido e fácil a uma base de talentos que podem fazer toda a diferença na sua empresa.
A atualização das informações dos candidatos, inclusive, pode ser feita por eles mesmos ao terem acesso ao ambiente em que sua empresa mantém os currículos, como diz a especialista em Gestão de Pessoas e em Recrutamento & Seleção, Ellen Rodrigues, em matéria do RH Pra Você.
Assim, um candidato que não se encaixou em determinada vaga uma vez, na próxima vez que esta ou outra estiver aberta, pode ser um match perfeito, considerando as novas habilidades que foi adquirindo e inserindo no currículo presente no banco.
Entenda como colocar isso em prática nos tópicos a seguir:
Veja como ter acesso a currículos online
Para serem encontrados com muita facilidade, os profissionais têm cadastrados seus currículos em sites de vagas de emprego, assim é possível ter um contato proativo da empresa com vagas em aberto.
É o exemplo da Catho: usando a plataforma, além de terem acesso a milhões de profissionais, as empresas conseguem montar o seu próprio banco de currículos com menos complicação, usando filtros específicos na busca pelo perfil desejado.
Descubra como a Catho pode facilitar o seu recrutamento
A Catho é uma das maiores e mais tradicionais plataformas para anúncio de vagas de emprego do Brasil. Com o tempo, a empresa foi desenvolvendo novas funcionalidades para facilitar a gestão de currículos e otimizar os processos de recrutamento e seleção.
Hoje, a nova plataforma é gratuita para candidatos, aumentando a disponibilidade de muito mais profissionais para as empresas. E, claro, diante de uma infinidade de currículos, a Catho reinventou os próprios buscadores por meio do Busca Certa e do Recrutamento Perfeito.
Busca Certa
No Busca Certa, é possível saber o nível de competência de cada candidato ainda nos processos de triagem. Isso significa que você consegue acessar as qualificações dos profissionais cujas skills já tenham sido avaliadas pela plataforma. São mais de 83 mil perfis já avaliados e disponíveis.
Recrutamento Perfeito
Já a missão do Recrutamento Perfeito é proporcionar o match entre empregador e candidatos em poucos cliques, utilizando inteligência artificial, geolocalização e exatidão. Isso significa que a combinação de filtros e tecnologias foi estrategicamente pensada para você encontrar o profissional ideal em qualquer lugar do mundo!
Recrutamento PcD
Destacamos também o Recrutamento PcD da Catho, que disponibiliza um banco de currículos PcD com laudos já verificados para facilitar ainda mais o desenvolvimento das políticas de inclusão e diversidade dos negócios.
Viu como a Catho facilita a construção de um banco de currículos inteligente, respeitando as necessidades da sua empresa e abrangendo todas as questões importantes para que seu arquivo seja certeiro e funcional?
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