Quantos currículos seu departamento de RH recebe após anunciar uma vaga? Dezenas? Centenas? Se só de pensar no assunto você começa a se preocupar com o trabalho que vai ter na próxima seleção de talentos, está na hora de investir em uma gestão de currículos mais eficiente.
Apostar em uma estratégia planejada para administrar as candidaturas não é apenas uma forma de agilizar o trabalho do RH. É também uma garantia de que sua equipe não vai perder os melhores candidatos por causa de desorganização ou uma leitura superficial dos formulários.
Estamos falando de uma otimização completa do processo de triagem, que engloba definir as reais prioridades da empresa, evitar a evasão de candidatos, encontrar pessoas com fit cultural e, é claro, selecionar profissionais que realmente vão agregar ao quadro de colaboradores da sua organização.
Quer começar a aprimorar a forma de fazer a gestão de currículos? Então continue a leitura e descubra as 6 dicas essenciais que separamos para ajudar você.
1. Mantenha a base de currículos em um só local
Centralizar as demandas é uma das ações primárias quando pensamos em otimizar algum processo. Não é diferente na gestão de currículos. Em muitas empresas, as candidaturas chegam por e-mail, pelas redes sociais, por diferentes plataformas de vagas, pelo site da empresa e até mesmo de forma tradicional em papel.
Essa descentralização traz inúmeros problemas. É preciso dividir a equipe para dar conta de todas essas frentes de coleta, os currículos repetidos acabam sendo inevitáveis e se torna inviável usar uma ferramenta que filtre os dados, já que as informações não estão todas no mesmo sistema.
O melhor a fazer é escolher uma única plataforma de recrutamento online para sua base de currículos. Ela deve ser completa nos recursos que oferece, acessível ao seu público-alvo de talentos e eficiente na hora de filtrar perfis específicos.
2. Elimine currículos desatualizados
Outro passo importante que vai ajudar seu time de Recursos Humanos é a eliminação de currículos desatualizados. Observando o mercado competitivo e ágil que vivenciamos, é necessário considerar que currículos desatualizados provavelmente são de profissionais já recolocados ou desinteressados.
Ao deixar de lado formulários muito antigos, sua equipe evita perder tempo entrando em contato com pessoas que não terão interesse na vaga. Ao usar uma ferramenta de gestão de currículos, essa tarefa fica mais fácil, já que você poderá classificar os documentos por ordem cronológica.
3. Crie um processo minucioso de triagem
Uma pesquisa online que realizamos com recrutadores mostrou que cerca de 30% dos entrevistados descartam uma candidatura nos primeiros 10 segundos da análise.
De fato, esse é um trabalho que exige agilidade para que a seleção não leve tanto tempo e prejudique as equipes desfalcadas da empresa. No entanto, é preciso que a triagem de currículos também seja minuciosa para que candidatos promissores não sejam perdidos.
Por isso, o essencial para otimizar esse momento é garantir que os critérios corretos para o descarte sejam usados. Em um sistema de gestão de currículos, você já pode começar sua seleção marcando filtros prioritários de exigências para a vaga. Usando isso na seleção de formulários mais atualizados, você já terá uma gama interessante de candidatos para analisar.
4. Separe os currículos por nível de experiência
Se seu RH está lidando com múltiplos processos seletivos ao mesmo tempo, esse é mais um motivo para contar com uma gestão de currículos eficiente. É essencial conseguir fazer uma separação das candidaturas por nível de experiência, facilitando o direcionamento para cada vaga.
Esse recurso também favorece uma hierarquização dos candidatos, permitindo que você aborde primeiro aqueles que são mais adequados tecnicamente à vaga ou que têm mais vivências profissionais.
Isso pode ser fundamental para cargos de gestão ou cargos que exigem conhecimentos prévios em algum sistema ou equipamento específico.
No entanto, mesmo que a experiência deva ser considerada, é importante que o RH também tenha atenção às competências sociofuncionais dos candidatos, que podem garantir o potencial necessário para uma boa performance.
5. Organize por região
Mais uma forma de separar currículos na filtragem do sistema é por regiões ou cidades. Esse dado é muito interessante para empresas com sedes em diferentes cidades do país, já que permite um direcionamento mais específico, evitando a necessidade de mudança dos profissionais.
Outro ponto interessante dessa separação é que pode otimizar os custos do departamento pessoal. Empresas com orçamento mais enxuto acabam priorizando profissionais que moram mais próximo do local de atuação, e observar esse dado individualmente em cada currículo tomaria muito mais tempo do que usando um sistema.
6. Conte com um sistema que facilite as buscas
Podemos dizer que o sistema usado pelo RH é o que realmente vai fazer diferença na gestão de currículos, afinal, é nele que será possível centralizar todas as candidaturas. Junto a isso, os melhores sistemas de recrutamento contam também com um banco de currículos próprio, onde é possível realizar buscas antes mesmo de receber candidaturas.
O sistema vai possibilitar uma triagem completa, com filtros diversos que permitem maior flexibilidade. Quanto mais eficiente for a ferramenta, maior será a variedade de recursos para enquadrar os melhores candidatos para a vaga em aberto.
É possível buscar profissionais pela formação, pela distância da empresa, pela proficiência em línguas estrangeiras, pelo salário desejado, por exemplo. Imagine que, de um universo de centenas de currículos, esses filtros vão permitir um afunilamento tão grande que você terá tempo para analisar rigorosamente as melhores possibilidades de candidatos.
A plataforma Recrutamento Perfeito da Catho é a solução que reúne todos os recursos que você precisa para conseguir realizar uma gestão de currículos eficiente. Por meio dela, seu RH vai poder:
- criar categorias para a organização dos currículos;
- usar diversos filtros avançados para seleção;
- receber recomendações automáticas de candidatos mais compatíveis com a vaga anunciada;
- selecionar profissionais por distância da empresa;
- fazer convites de entrevista para profissionais cadastrados no sistema.
Esperamos que este artigo tenha ajudado você com as melhores dicas para uma boa gestão de currículos. Administrar essa demanda com precisão é o caminho para conseguir contratações mais rápidas e acertadas para os times de talentos da sua empresa.
Para conhecer mais sobre a Catho e sobre o Recrutamento Perfeito, entre em contato com nossa equipe e descubra como podemos ajudar seu RH.
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