O número de currículos recebidos pelo setor de Recursos Humanos das empresas tem aumentado a cada ano, devido a fatores sociais e econômicos. Diante desse cenário, uma triagem de currículos eficiente é, cada vez mais, necessária — especialmente para otimizar o tempo dos profissionais de recrutamento.
Para ser bem-sucedida, essa tarefa precisa de atenção, método e excelência (com o objetivo de não descartar os candidatos que podem colaborar para o aumento da performance da empresa), além de organização e uso de tecnologia (para otimizar o tempo dos recrutadores).
Ao longo desta leitura, a gente vai mostrar para você como fazer uma triagem de currículos e como a tecnologia contribui para otimizar esse processo. Acompanhe!
O que é triagem de currículos?
Trata-se de uma fase do processo de recrutamento e seleção que seleciona os candidatos que são mais aderentes ao cargo em aberto. Ou seja, nessa etapa é feita a análise dos currículos e o recrutador escolhe aqueles que apresentam as competências e experiências desejadas pela organização.
Além disso, é nessa fase que são descartados os currículos que não atendem às exigências mínimas — aquelas estabelecidas pelo perfil profissional para determinado cargo. Para deixar a definição mais clara, podemos fazer uma analogia da triagem de currículos comparando-a com um processo de filtragem.
Qual a importância da triagem de currículos?
Levando em conta que as empresas são feitas por pessoas, escolher as mais capacitadas e alinhadas com os objetivos do negócio é fundamental para o sucesso da companhia.
Na triagem de currículos, a empresa recebe diversos candidatos que podem colaborar positivamente para o seu desempenho. Por isso, é preciso dedicar total atenção e buscar aprimorar o processo, para não excluir profissionais que possam efetivamente ajudar no crescimento da organização.
Como a maioria das empresas divulga as vagas em diversos canais e veículos, é preciso muita atenção para não comprometer essa fase de verificação, o que exige bastante tempo e dedicação dos recrutadores.
Nesse contexto, a tecnologia contribui de modo expressivo para diminuir erros e poupar esforços. Como ela automatiza parte dessa filtragem, os profissionais do RH podem se concentrar mais na análise, em vez de usar o tempo com as tarefas operacionais.
Como essa otimização, diminui o volume das atividades de natureza repetitiva, os erros são menores e o processo é agilizado. Quer um exemplo? Imagine uma triagem para um cargo que exija uma entre três formações específicas, como em administração, publicidade, gestão de vendas, entre outras.
Uma pessoa separando os currículos que não atendam essas condições vai demorar muito tempo para analisar, digamos, 500 currículos. Além disso, é possível que alguns profissionais sejam desclassificados, principalmente no caso de currículos que não apresentem essas informações de forma clara.
Por outro lado, um sistema informatizado pode processar essa análise em segundos — e sem cometer um erro. Afinal, os dados são estruturados, tratados e organizados de um modo a eliminar esse tipo de problema.
Como fazer a triagem de currículos?
Separamos para você um passo a passo para fazer a triagem de currículos. Acompanhe!
Tenha bem definido o perfil da vaga
Para que a triagem de currículos seja realmente efetiva, é preciso traçar, antes da divulgação da vaga, o perfil de candidato ideal.
Liste as competências técnicas (como formação, conhecimento de softwares, idiomas, experiências anteriores) e as competências emocionais (por exemplo, capacidade de trabalhar em equipe, resiliência, antifragilidade e boa comunicação).
Separe os currículos mais objetivos
Para otimizar o tempo, comece separando os currículos mais curtos, com no máximo uma página. Isso demonstra que o candidato consegue ser objetivo e sintetizar as principais informações com relação à sua carreira, o que pode ser extremamente benéfico para o seu dia a dia no trabalho.
Considere as competências fundamentais
Com o perfil do candidato em mãos, verifique o objetivo profissional do candidato, experiência e formação acadêmica. Todos esses dados são cruciais para filtrar os candidatos mais aderentes ao cargo, ajudando a reduzir o número de currículos a serem avaliados.
Crie um banco de currículos
A triagem é facilitada quando a empresa tem um banco de currículos. Além de agilizar o processo, é possível manter um relacionamento e um histórico de interações, o que permite uma análise mais detalhada e evita erros.
Analise a gramática
Outro ponto para levar em consideração na hora de fazer a triagem de currículos é analisar se o candidato faz uso correto da língua portuguesa, prezando pelas concordâncias verbais e pelo uso correto das palavras. Currículo com erros graves de gramática pode revelar falhas na base de formação do profissional, ou falta de atenção na elaboração do documento.
Crie filtros
Para otimizar a triagem de currículos, faça uma lista de características do perfil desejado para o cargo. Assim, fica mais fácil identificar aqueles currículos que não atendem aos requisitos mínimos, principalmente às competências técnicas.
Por exemplo, se a vaga exige que o candidato tenha habilitação e veículo, e ele não informou esses dados, ou ele não atende a esses requisitos, ou não teve a atenção devida com o envio do currículo, seja por falta de interesse, seja por descuido.
Organize os currículos
Com o uso das redes sociais para a divulgação das vagas, é comum receber currículos por diversos canais. Para não perder nenhum candidato, organize os currículos por vaga em uma pasta.
O ideal é usar a tecnologia disponível para garantir o máximo de ordem e otimização. Plataformas digitais e sistemas de recrutamento são elaborados com base em boas práticas de gestão e qualidade, ou seja, a estruturação dos dados, a esquematização e a organização são características básicas aplicadas à tecnologia.
Recursos de checagem impedem, inclusive, que alguns dados, como número de CPF, sejam omitidos ou inseridos com erro.
Verifique a estabilidade nos empregos anteriores
É importante verificar se o candidato tem muitas passagens rápidas pelas empresas. Isso pode demonstrar um certo desapego às organizações, além de indicar uma alta possibilidade de ele ser contratado e logo se desligar, o que compromete a confiança da contratação e pode causar transtornos para a companhia.
No entanto, é preciso ter cuidado com a rigidez nessa análise, pois a dinâmica de alguns cargos e a contratação errada podem ocasionar essa rotatividade, mesmo no caso de bons profissionais.
Pode ser o caso, por exemplo, de alguém que foi contratado para uma atividade que não se encaixa em seu perfil e está procurando mudar de função. Especialmente nos casos de colaboradores em início de carreira, essa mudança pode significar uma melhora relevante de performance.
Nos casos de contratações temporárias, essa questão também não tem a mesma importância. Mas, atenção! Ser flexível com relação à regra não significa abrir mão dela. Nas etapas posteriores será preciso aprofundar a avaliação.
Evite suposições sem base objetiva
O processo de triagem de currículos é apenas uma etapa inicial do processo seletivo. Nessa fase, você não tem todas as informações que precisa para ter certeza sobre qual é o candidato em melhores condições para o cargo. Se fosse o caso, não seria preciso executar as etapas seguintes, não é mesmo?
Por isso, é muito importante determinar critérios objetivos e claros para selecionar ou descartar currículos. No tópico anterior, você teve um bom exemplo de aspectos que podem ser relativos na etapa de triagem.
Suposições e preconceitos podem eliminar excelentes profissionais do processo, desperdiçando talentos que podem fazer a diferença. Por isso, vale a pena manter alguns currículos até as etapas seguintes, quando informações mais detalhadas e aprofundadas — o que pode incluir testes e dinâmicas —, permitirão uma avaliação mais precisa de cada caso.
Favoreça a diversidade
A diversidade é fundamental para as empresas na atualidade, pois ela favorece a criatividade e garante a contratação dos melhores talentos. Para formar um time com profissionais de perfil diversificado, é fundamental evitar preconceitos e vícios no processo de triagem de currículos.
Além de favorecer a contratação dos melhores profissionais disponíveis e trazer resultados, como ocorre no caso das mulheres no mercado de trabalho, esse cuidado é uma atitude de importância social e humana, visando um tratamento e uma condição mais igualitária entre raças e gêneros, por exemplo.
Verifique as atividades desenvolvidas
Tenha atenção às atividades desenvolvidas anteriormente pelo candidato. Caso ele cite os resultados alcançados, isso pode significar que é uma pessoa focada em performance, como também pode sinalizar que está aberto para o desenvolvimento contínuo.
Utilize soluções para otimizar o processo de seleção
Para otimizar a sua rotina de recrutamento, uma boa opção é contar com a ajuda de soluções para triagem de currículos. Essa é uma facilidade, pois todo o processo que envolve o recrutamento fica armazenado em uma única ferramenta.
O uso de uma plataforma de recrutamento e seleção já é uma realidade em empresas de diversos segmentos e tamanhos. Ela é usada para agilizar e modernizar o RH das empresas, com processos mais ágeis e eficientes.
Com o Recrutamento Perfeito da Catho, você tem acesso aos perfis mais alinhados com o cargo em aberto, além de fazer toda a gestão do processo seletivo de forma online, acessando a área destinada às empresas. Nela, é possível:
- fazer a organização dos currículos por pastas;
- enviar mensagens aos candidatos;
- gerenciar vagas abertas e encerradas;
- agendar entrevistas.
A plataforma ainda permite que o recrutador busque ativamente pelo candidato, sem que o profissional tenha de se inscrever para participar do processo seletivo. Isso é possível porque a ferramenta identifica, de forma automática, os perfis mais aderentes à vaga.
Além disso, a ferramenta Recrutamento Perfeito tem diversos filtros avançados que ajudam a encontrar o candidato ideal. Para isso, é possível buscar por cargo, região, experiência, salário, idioma, entre outros.
Como vimos ao longo desta leitura, fazer uma triagem de currículos requer uma série de cuidados, mas é um fator fundamental para garantir a identificação dos melhores talentos do mercado — aqueles que poderão contribuir com o crescimento da empresa.
Para isso, é preciso ficar atento à objetividade das informações que constam no documento, criar filtros, verificar a gramática e uma série de outras questões que podem ser facilitadas com o uso de uma ferramenta de automação para a triagem de currículos.
Conheça o Recrutamento Perfeito da Catho e entenda como ele contribui para esses objetivos.
Seja o primeiro a comentar em “Triagem de currículos: como uma ferramenta eficaz pode otimizar o tempo nos RHs”