O pipeline de talentos é um método muito eficiente de melhorar o processo de atração e retenção, especialmente para vagas específicas, estrategicamente importantes ou que geram maior dificuldade de contratação.
Tendo em mente a importância dos melhores profissionais do mercado para as empresas, o pipeline pode ser considerado como uma importante tendência no RH, pois faz parte das estratégias de gestão de talentos na organização.
Neste post, você vai entender o que é, como funciona, como é aplicado, os erros que precisa evitar e o que o diferencia do processo de recrutamento e seleção. Confira!
Afinal, o que é pipeline de talentos?
O melhor modo para entender o pipeline de talentos é pensar no sentido do termo, que se traduz por “canalização de talentos”. É um modelo muito usado na área comercial para atrair clientes e que é cada vez mais indicado para gerar relacionamento com talentos identificados e não contratados, agilizando e potencializando a incorporação deles à equipe.
Então, pense em um canal imaginário que conduza esses profissionais a um destino pretendido, no caso, a admissão. Eles são agrupados em um banco de candidatos que mantém aqueles considerados qualificados para exercer funções específicas na empresa. Há um processo contínuo de recrutamento ativo, que o tempo todo agrega novos profissionais ao grupo.
Em outras palavras, no lugar de procurar candidatos apenas quando uma vaga é aberta, o RH faz isso o tempo todo. Quando a vaga precisa ser preenchida, os profissionais já foram pré-avaliados e incluídos no pipeline.
Como um pipeline de talentos funciona?
Após identificar talentos, a ideia é construir um relacionamento contínuo com eles. Além dos que são atraídos em novas ações, também são incluídos os que participaram de outros processos seletivos, mas não foram contratados por motivos específicos, como salário inadequado ao perfil ou em razão de outro profissional mais alinhado tê-lo superado no processo.
Para que funcione, o pipeline precisa de planejamento e método. O primeiro passo é determinar as vagas prioritárias para um pipeline. Como o processo demanda dedicação de tempo, é difícil imaginar que ele possa ser implantado em todos os cargos.
Normalmente, a preferência será por aqueles com maior rotatividade e mais difíceis de preencher, que tendem a gerar um retorno mais expressivo com o trabalho regular de prospecção de talentos.
Depois disso, será preciso elaborar uma estratégia de atração de talentos, incluindo redes sociais, o canal trabalhe conosco, plataformas de recrutamento e ações de networking. Contudo, uma das fases mais importantes é a de relacionamento.
Os talentos incluídos no pipeline precisam ser abordados periodicamente, com o objetivo de criar proximidade, engajamento e fortalecimento do interesse em trabalhar na empresa.
Qual é a importância do pipeline de talentos para a empresa?
As ações do pipeline, principalmente as de relacionamento, que geram proximidade e engajamento, ajudam a formar uma imagem positiva junto aos profissionais que interessam para a empresa.
Além disso, resolvem problemas comuns no momento da contratação, especialmente nas vagas mais difíceis de preencher, que contam com menos candidatos disponíveis no mercado e exigem profissionais mais qualificados e, consequentemente, disputados.
Quais são as vantagens de construir um pipeline de talentos?
Agora que você já entendeu o que é o pipeline, como ele funciona na empresa e a importância dessa ferramenta no RH, podemos descrever os motivos para ter uma, o que faremos relacionando as principais vantagens em adotar uma. Confira!
1. Antecipação e solução de dificuldades de contratação
Quando o processo de recrutamento é feito quando a vaga é aberta, algumas surpresas podem acontecer, como não encontrar um número suficiente de candidatos ou atrair muitos profissionais que não correspondam às expectativas da empresa.
Como o pipeline ocorre o tempo todo, essas dificuldades ficam evidentes antes que elas se manifestem de um modo definitivo. Isso permite elaborar estratégias e desenvolver ações para resolver o problema e evitar os seus efeitos no momento da contratação.
2. Seleções mais efetivas
Como as contratações ocorrem com menos pressa, uma vez que os talentos já foram previamente recrutados, as escolhas tendem a ser mais acertadas e precisas. O modelo de pipeline elimina urgências e permite planejar as atividades de busca de talentos, justamente, nas vagas nas quais eles podem fazer mais diferença. Como consequência, os resultados de desempenho são melhores.
3. Menor rotatividade
Como conseguem melhores resultados e em razão de contratação mais acertadas, alinhadas com o propósito da empresa, os profissionais contratados tendem a permanecer mais tempo no cargo.
4. Diminuição de custos
Com menor rotatividade, os custos de contratação e treinamento diminuem, pois não é preciso refazer o processo de contratação com a mesma periodicidade dos métodos tradicionais.
4. Melhora da equipe
Outro efeito importante é que a empresa consegue contratar melhores talentos com essa estratégia, o que permite a melhoria contínua do nível da equipe, que é o que faz diferença significativa no resultado apresentado.
5. Fortalecimento da marca
Com o relacionamento constante com os talentos, a empresa consegue construir uma boa reputação com esses profissionais, fortalecendo a imagem positiva que eles fazem da organização.
Como pôde notar nos motivos que listamos acima, há um efeito cascata que justifica a adoção do pipeline, ou seja, a diminuição das dificuldades de contratar melhora a efetividade da contratação, que por sua vez diminui a rotatividade, que impacta nos custos e na melhora de equipe.
Quais são os principais erros ligados ao pipeline de talentos?
O principal erro que se pode cometer com o pipeline de talentos é negligenciar o relacionamento. É por meio dele que as relações são fortalecidas e a imagem da empresa é consolidada, aumentando o interesse pela contratação e o alinhamento de propósitos.
A falta de um bom planejamento também pode ser fatal na adoção do pipeline. É ele que vai permitir o desenvolvimento de ações e estratégias realmente efetivas para a atração e retenção de talentos.
Como o processo de Recrutamento e Seleção pode ajudar no pipeline?
No pipeline, a avaliação dos canditados é um requisito de inclusão. Afinal, não faz sentido manter contato com profissionais que já foram classificados como fora do perfil de contratação.
E para garantir que têm as informações e análises adequadas, saiba que é importante contar com ferramentas e métodos de Recrutamento e Seleção que otimizem o seu trabalho. Na Catho, por exemplo, oferecemos condições excelentes para contribuir com a adoção do método de pipeline de talentos. Nossas soluções ajudam você com diversas opções de filtros e outras funcionalidades estratégicas para dar o suporte de que seu RH precisa para identificar os melhores talentos.
Entre em contato e conte com a nossa experiência para fortalecer os seus processos de contratação.
Seja o primeiro a comentar em “O que é pipeline de talentos? Confira 6 motivos para ter um”