Ela funciona como uma espécie de filtro, cujo objetivo final é viabilizar a candidatura apenas de profissionais que se enquadram no que é preciso. Por isso, a descrição precisa ter informações sobre a empresa, a vaga, as atividades do cargo, o perfil do colaborador desejado e os benefícios que a empresa oferece.
No entanto, nem sempre uma boa descrição é o suficiente. Muitas vezes, a empresa não consegue chegar aos grandes talentos do mercado porque peca na hora de escolher os meios de divulgação. Ou, ainda, escolhe diversas plataformas, mas o texto não é atrativo e faltam informações.
Conseguir os resultados desejados em um processo de recrutamento e seleção depende de um conjunto de acertos. E nós vamos ajudar você com este guia completo para a divulgação de vagas de maneira eficiente. Boa leitura!
Saiba como fazer uma descrição de vaga
No processo de recrutamento, a empresa terá mais oportunidades de atrair bons talentos se a descrição da vaga estiver bem desenvolvida, clara e objetiva naquilo que a instituição busca.
Esse é o primeiro passo para que a divulgação de vagas seja eficiente e que a seleção de currículos não seja um martírio. Para ajudar você nesse processo, descrevemos algumas das principais e mais importantes dicas para você seguir nesse processo, chegando ao sucesso. Veja a seguir.
Utilize nomes atrativos e atualizados para os cargos
Muitas vezes, ao expor uma vaga, a empresa utiliza nomes ou terminologias internas que o público externo não tem conhecimento do que se trata e acaba não se interessando. Sendo assim, procure descrever a vaga com nomes atrativos, acessíveis e utilizados pelo mercado atualmente, visando o amplo entendimento para aparecer nas buscas feitas por este profissional.
Utilize a linguagem de acordo com o perfil que deseja atrair
Paralelo à dica acima, é importante que, ao descrever a vaga, você pense no tipo de perfil que a empresa busca e a forma como vai atraí-lo. Às vezes, utilizar uma linguagem extremamente formal e cheia de termos técnicos para um cargo que exige um perfil mais dinâmico e descolado não é a melhor opção.
Outro erro que deve ser evitado e que, muitas vezes, não é notificado, é o uso de palavras e frases que podem ser discriminatórias e limitam o público que se candidatará à vaga. A diversidade nas empresas é um tema debatido com frequência, portanto os recrutadores precisam ter atenção e agir com máximo respeito.
Seja claro nos requisitos
Muitas vezes, tentar atrair o candidato com poucas informações no objetivo de se aprofundar apenas na entrevista pode atrapalhar o processo seletivo, fisgando somente profissionais desqualificados para a função ou sem aderência ao fit cultural da empresa.
Para acertar em cheio, na descrição da vaga, evidencie e deixe bem claro os requisitos que buscam em um colaborador, sejam eles competências técnicas, sejam eles competências comportamentais. É importante que o candidato possa saber desde os primeiros passos quais os desafios propostos a ele, de forma que possa analisar suas competências e verificar se deve ou não se candidatar.
Isso fará com que a equipe de RH economize tempo analisando somente currículos que são interessantes para a instituição.
Especifique as atividades dos cargos
Da mesma forma que os requisitos para a vaga devem ser claros, as atividades que o futuro colaborador vai executar também devem ser.
É importante especificar as funções minuciosamente, falar sobre o ambiente de trabalho, se vai precisar viajar, se a função é interna ou externa, se as atividades são realizadas em equipes ou não e mais detalhes pertinentes. Jamais oculte informações que possam desagradar o colaborador quando ele já estiver atuando no cargo, pois isso atrapalha o clima organizacional e, ainda, pode aumentar o seu turnover.
Informe os benefícios ofertados pela empresa
Informar os benefícios que a empresa oferece aos colaboradores é uma ótima maneira de atrair bons candidatos. Muitas vezes, a empresa opta em não oferecer um salário acima da média, mas, em contrapartida, premia o colaborador com planos de metas atingidas, PLR, vales, planos de saúde e odontológicos, entre outros.
Esse tipo de informação deve ser compartilhada já no descritivo da vaga.
Ultimamente, também são vistas manifestações no LinkedIn sobre informar o salário. Se a empresa tiver um bom sistema de triagem de currículos, descrever a vaga de maneira completa, com o máximo de informações possíveis, não será um problema. Isso pode, inclusive, ser ainda mais eficiente para atrair grandes talentos.
Veja como garantir a atração dos melhores talentos para a vaga
As etapas e boas práticas de recrutamento não iniciam apenas na descrição e divulgação da vaga. É preciso pensar no processo como um todo, desde a necessidade do cargo até as expectativas relacionadas ao profissional, o que ele pode entregar e como a empresa pode ser surpreendida por ele.
Logo que um cargo em potencial é divulgado, os gestores da área e do capital humano precisam sentar e avaliar o tipo de recrutamento mais adequado. De repente, há um talento em potencial no próprio negócio e não será preciso procurar profissionais no mercado.
Depois, deve-se traçar o funil de recrutamento adequadamente, estabelecendo prazos e os melhores caminhos para que o processo ocorra com qualidade e agilidade. Geralmente, o recrutamento digital é a maneira mais segura para atingir esse resultado. O planejamento ajudará na escolha da melhor ferramenta.
Entenda onde divulgar as vagas
Sabendo quão trabalhoso é criar uma descrição de vaga que seja atrativa, a quantidade de processos e pessoas que estão envolvidas, chegou a hora de começar a segunda etapa: a divulgação dessa vaga. Agora, vamos pensar em como expor a descrição que acabou de criar.
Nada adianta construir uma empresa que seja consolidada no mercado, com salários dos sonhos, benefícios atrativos, inovadores e ambiente empresarial perfeito se não houver pessoas interessadas nas vagas abertas.
Hoje em dia, sabemos que há uma diversidade de formas de divulgação, sendo elas mais tecnológicas como sites e redes sociais ou mais tradicionais como anúncios em jornais e revistas.
Essa diversidade de canais para divulgar as vagas também impacta o processo como um todo: a empresa pode optar pelo recrutamento online na íntegra ou adotar o processo de recrutamento híbrido, por exemplo.
Ter essa ideia bem definida e as melhores ferramentas para isso ajuda, inclusive, a escolher a melhor opção para fazer com que essas oportunidades cheguem aos candidatos.
Porém, como saber qual é a melhor opção para o contexto da minha empresa? Como entender os melhores meios de divulgação para isso? Existe alguma maneira mais segura e garantida para captar talentos?
Falaremos abaixo sobre algumas formas de disponibilização de vagas de empregos, com dicas sobre como deixá-las mais visíveis ao público. Continue a leitura!
Jornais e revistas
Embora jornais e revistas impressas estejam sendo substituídos por formatos digitais, ambos ainda têm o seu espaço. Utilizá-los para publicar vagas de emprego atinge uma grande fatia da população e, normalmente, alcança profissionais antenados nos acontecimentos do mundo a fim de se manterem atualizados. Além disso, para determinados tipos de vagas, esse é o canal mais eficiente para encontrar o profissional ideal.
Porém, utilizar esse tipo de ferramenta para divulgar vagas aumentará o tempo de triagem dos currículos pelo tipo de demanda que ela gera. Portanto, ao utilizar jornais e revistas, pense bem e crie estratégias que possam otimizar o processo seletivo, como disponibilizar o endereço de formulários online.
Eventos
Quando se busca um perfil específico, ir a eventos para desenvolver o networking e criar parcerias pode ser uma ótima alternativa. É possível, por exemplo, participar de feiras e outros eventos em universidades para captar talentos que estão iniciando sua carreira profissional.
Também é interessante que a própria empresa crie eventos, como workshops e programas de trainee. Dessa forma, poderá ter contato com a comunidade, expondo seus serviços e, ao mesmo tempo, captando talentos que se identifiquem com a sua área de atuação.
Job boards
Os job boards são sites dedicados à publicação de vagas de emprego, disponibilizando diversas oportunidades de várias empresas. O formato é interessante para o candidato e para a empresa, que pode monitorar com mais precisão quais anúncios receberam mais acessos, por exemplo.
Alguns sites já estão integrados com plataformas de recrutamento, permitindo que, por meio de Inteligência Artificial, os melhores currículos sejam selecionados automaticamente de acordo com o perfil cadastrado pelo empregador.
Redes sociais
Profissionais competentes podem ser encontrados em vários lugares e a todo momento, basta observar com atenção. Redes sociais, fóruns e comunidades voltadas para o desenvolvimento de carreira são ambientes tecnológicos que têm redes de contatos à procura de oportunidades.
Esses meios têm como vantagem o alcance orgânico, permitindo que a vaga seja compartilhada entre os próprios usuários sem nenhum esforço adicional da empresa. Além disso, os anúncios são gratuitos e podem ser redistribuídos de acordo com a necessidade da organização.
Entretanto, é bom ter atenção sobre como essas vagas estão sendo publicadas para não cometer nenhum deslize. O ideal é não utilizar frases ou palavras que limitem a vaga de forma preconceituosa sem ter intenção.
Página de Carreira
Ter uma página específica para carreira também é um excelente meio de divulgar vagas e construir um banco de currículos, sendo uma das mais vistas em sites institucionais.
O ideal, no entanto, é que haja uma integração com um software de recrutamento para que os currículos recebidos ali sejam automaticamente filtrados, melhorando a efetividade das campanhas e otimizando a rotina do time de RH.
Dicas para escolher o melhor portal de divulgação
Há muitas possibilidades de atrair talentos por meio da descrição e divulgação de vagas, não é mesmo? Como citamos, sua empresa não precisa estar em todas elas. Para reforçar as orientações dadas até agora, fizemos um resumo sobre o assunto que vai ajudar você a escolher o melhor portal.
Aproveite o que as ferramentas gratuitas oferecem
Aproveitar meios de comunicação da própria empresa e os seus perfis corporativos nas redes sociais são alternativas gratuitas para conseguir novos candidatos em processos seletivos.
Geralmente, o uso dessas ferramentas é fácil, pois são bastante intuitivas. Além disso, elas têm grande capacidade de alcance, permitindo que a marca seja trabalhada constantemente por meio do compartilhamento orgânico entre os colaboradores que fazem parte dela.
Vá aonde os seus candidatos estão
É essencial que, para saber onde os candidatos estão, o RH se mantenha atento ao perfil do profissional que buscam, a forma como ele se relaciona e o tipo de comunicação que ele utiliza.
Será muito mais fácil encontrar um candidato a gestor em plataformas direcionadas a negócios e produção de conteúdo de gestão, como o LinkedIn, do que em redes sociais como o Instagram.
No entanto, utilizar as páginas de redes sociais como o Instagram e Facebook para alcançar grupos estudantis, de universidades ou troca de conhecimento específico sobre um segmento de atuação é uma ótima alternativa de uso dessas plataformas. É bem comum encontrar perfis voltados exclusivamente à divulgação de vagas de uma área ou cidade, por exemplo.
Portanto, entenda o que procura e desenvolva estratégias que consigam alcançar o público desejado em seu habitat virtual.
Divulgue em portais segmentados
Vale reforçar que identificar o perfil que se busca é extremamente importante para saber onde e como publicar um anúncio de vaga de emprego.
A segmentação de candidatos corresponde à identificação de um determinado perfil de indivíduos em um mercado heterogêneo, com características e valores semelhantes aos do empregador. Sendo assim, antes mesmo de atrair um profissional, o contratante deve entender como ele age e pensa, entender sua rotina, suas motivações, linguagem, suas ambições e desejos.
Após traçar as características que a empresa busca, é necessário pesquisar a plataforma ideal para interagir melhor com aquele perfil, pois de nada adianta investir tempo e dinheiro para receber currículos que não estão alinhados aos interesses e que não passarão para a próxima fase do processo seletivo.
Portanto, somente depois de conseguir analisar essas informações será possível acertar em cheio a plataforma ou o meio mais eficiente para a divulgação da sua vaga, possibilitando uma conexão de qualidade com os profissionais que a empresa deseja.
Erros que devem ser evitados
Para conseguir produzir uma descrição de vaga de qualidade, que transpareça os valores da empresa e valorize sua imagem, é necessário conhecer alguns erros comuns que devem ser evitados. Muitas vezes, eles são cometidos por falta de experiência, atualização ou atenção. Por isso, vamos ajudar você a driblar esses problemas.
Não envolver os gestores da área da vaga no processo seletivo
As especificações sobre o cargo podem ser descritas pela equipe de RH, mas somente o gestor da área vai saber detalhar o perfil de colaborador que ele precisa dentro do seu setor. Sendo assim, é importante que ele participe da construção da descrição da vaga com o objetivo de refinar ainda mais os talentos que precisam.
Não mapear cargos e funções
De acordo com o crescimento da empresa e o aumento de tarefas, é necessário que sejam criados métodos e processos que agilizem as atividades e, ao mesmo tempo, padronizem a sua execução.
Falando sobre as funções designadas ao departamento de recursos humanos, não criar o mapeamento de cargos e funções pode atrasar o processo seletivo por causa da falta de algumas informações essenciais — como, salário, atividades a serem desempenhadas, requisitos básicos para o cargo, eventuais viagens etc.
Portanto, se quiser otimizar os processos de seleção e contratação, é essencial padronizar o caminho a ser seguido.
Não ser transparente
Como falamos, uma descrição de vaga completa pode facilitar a atração de grandes talentos. Assim como a falta de transparência pode ser um tiro no pé.
Na descrição da vaga, é fundamental que as informações sejam claras e a empresa seja transparente em relação ao que precisa e o que vai oferecer ao candidato. Assim, não serão criadas falsas expectativas.
Incluir informações que não condizem com a realidade do cargo
Falando em transparência, há aqueles que até se dedicam em descrever o cargo por completo. No entanto, em vez de construir o próprio texto, pegam modelos prontos de outras empresas na internet com o objetivo de poupar tempo e facilitar a rotina.
Porém, na realidade, o resultado é uma descrição genérica, que não reflete o contexto da marca e o que realmente é esperado do profissional. Portanto, cuidado ao incluir informações que não condizem com a vaga ou exigir experiência e conhecimentos técnicos que não fazem parte da rotina profissional.
Como uma empresa especializada em recrutamento e seleção pode ajudar
Escolher contratar uma empresa especializada em recrutamento vai permitir que o departamento de RH foque em atividades mais estratégicas, voltadas para o desenvolvimento dos colaboradores e para o aprimoramento dos processos internos.
Contudo, lembre-se de que o perfil buscado deve ser elaborado a partir do diálogo entre o RH e o gestor de área da vaga para que tudo seja alinhado com a empresa de recrutamento e seleção.
É fundamental haver colaboração entre todas as partes para que os resultados sejam realmente satisfatórios, até mesmo para o candidato e para a equipe que trabalhará com ele.
Conheça as ferramentas que podem apoiar o processo
Ao longo de todo o texto, mencionamos a importância de contar com o apoio de softwares especializados em recrutamento e seleção.
Dito isso, a Catho, empresa de tecnologia pioneira na divulgação online de currículos e vagas, conta com diversas ferramentas e soluções para um recrutamento inteligente.
Mais do que ser apenas um quadro de anúncios, a Catho entende seu papel na sociedade, promovendo a conexão entre empresas e profissionais. Em seu site, a empresa expõe números impressionantes:
- mais de 8 milhões de currículos cadastrados;
- 4 mil novos currículos cadastrados por dia;
- ferramenta de recrutamento de PcD Catho, que disponibiliza a maior base de candidatos PcD com laudos validados do país.
Seguindo o propósito de mudar a vida das pessoas através do trabalho, a Catho mudou seu modelo de negócios e passou a ser gratuita para todos os candidatos, possibilitando um aumento significativo nos números apresentados acima.
Como as empresas podem anunciar vagas grátis na Catho
Na ferramenta Anúncio de Vagas, as empresas podem explorar a divulgação de vagas sem custo, de forma ilimitada. Após o texto ser liberado pela equipe de inspeção de vagas, o anúncio fica publicado na Catho por 60 dias. Caso a oportunidade não seja preenchida, é possível renovar o anúncio por mais 60 dias gratuitamente. É preciso apenas:
- realizar o cadastro em Catho Empresas;
- preencher o formulário com as informações da sua empresa;
- aguardar o contato da Catho para efetivar o cadastro e receber os dados de acesso;
- após liberado, fazer login e clicar na opção “Anunciar nova vaga gratuitamente”, preenchendo os campos solicitados;
- por fim, clicar em “Publicar Vaga”.
Entre os benefícios de contar com o Anúncio de Vagas da Catho, destacamos:
- ser gratuito e ilimitado;
- variedade de filtros que facilitam a triagem de currículos;
- sem limites geográficos para que a empresa possa alcançar candidatos qualificados em qualquer região do país;
- a tradição, confiança e experiência da Catho para orientar todo o processo seletivo;
- desfrutar de todas as soluções que a Catho oferece.
Vantagens de usar o recrutamento online
A Catho é uma referência em recrutamento online, e os benefícios de utilizar a ferramenta englobam tudo aquilo que foi exposto ao longo deste artigo.
Empresas que optam por essa forma de recrutar aumentam o poder de alcance da vaga, aprimoram o gerenciamento das etapas dos processos seletivos como um todo, reduzem os custos envolvidos e conseguem se aprofundar nas soft skills e hard skills do candidato mesmo antes da entrevista.
Chegamos ao final do nosso guia de divulgação de vagas. Descrever uma oportunidade de emprego de forma eficiente vai muito mais além do que somente abrir uma nova vaga e atrair bons talentos para recrutá-los. Ela é o primeiro contato da empresa na oferta de oportunidades, fundamental para abrir vantagem competitiva e captar os melhores profissionais do mercado.
Divulgar vagas é, também, um ótimo canal de marketing para trabalhar sua imagem. Afinal, quem nunca encontrou um anúncio de emprego e ficou surpreso com todas as oportunidades e benefícios que a empresa oferecia para seus clientes e o impacto que gera na sociedade?
Siga as dicas desse guia e você não terá problemas em garantir uma boa descrição e divulgação de vagas.
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