programa de trainee

Entenda como e por que preparar um programa de trainee

Para uma empresa que está em busca de jovens profissionais, o programa de traineeé um processo fundamental para atrair os principais talentos. Porém, você sabe quais são os benefícios para a sua organização ao investir nessa tática de recrutamento e seleção? Além disso, sabe como criar um processo que consiga atrair os talentos ideais para a sua companhia?

O que acha de tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e entender como preparar um programa de trainee? Continue a leitura deste artigo e descubra!

O que é um programa de trainee?

O programa de trainee se trata de um processo seletivo mais aprofundado para atrair e desenvolver jovens talentos dentro de uma empresa. Enquanto um estágio procura por quem ainda está longe de se formar e que tem pouquíssima experiência, os trainees são jovens mais próximos da formação e com um currículo mais completo. Eles são contratados com a expectativa de que ocupem posições de liderança no médio e longo prazos.

Quais são as vantagens de oferecer um programa de trainee na empresa?

Por que a sua organização deve investir em um programa de trainee? Confira abaixo os principais motivos.

Troca mútua de experiência

O principal ganho em investir em um programa de trainee, sem dúvidas, é a troca mútua de experiências. Apesar da importância de contratar estagiários para uma empresa, se trata de um processo diferente em que o jovem selecionado já tem mais conhecimento e consegue contribuir mais efetivamente com os resultados da companhia.

Além disso, a empresa ganha uma visão diferente, de uma geração que provavelmente não toma decisões ainda dentro da organização, mas que pode abrir uma série de novas oportunidades no mercado. Como estão mais maduros em suas formações, os trainees podem oferecer conhecimento sobre novas tendências e, assim, ajudar a marca em seu processo de inovação — já imaginou se todos pensassem da mesma forma?

Colaboradores preparados para o futuro

O programa de trainee costuma ter uma duração entre um e três anos, já que a ideia é preparar os colaboradores de maneira mais eficiente e duradoura. Esse é um exemplo de como o processo não foca apenas nos resultados para o presente, mas sim na criação de uma equipe capacitada e integrada à realidade da empresa para enfrentar os desafios no futuro.

Se trata de um processo mais longo, mas os benefícios são muito maiores. Em vez de precisar contratar um profissional no mercado, você vai ter alguém que já conhece a realidade e a cultura da empresa internamente. Após o período de treinamento, ele estará capacitado para assumir funções mais importantes e contribuir mais efetivamente com os resultados da organização.

Líderes alinhados com a cultura e história da organização

Contar com trainees na sua empresa é uma técnica de inbound recruiting, ou seja, recrutamento interno. A ideia é aproveitar os talentos que já compõem o quadro de colaboradores, desenvolvê-los de acordo com as expectativas e objetivos da companhia e criar uma cultura ainda mais fortalecida. Com o jovem conhecendo tudo sobre a organização, as chances de ele ter sucesso como um líder, por exemplo, aumentam bastante.

Imagine que um gestor da sua equipe de Recursos Humanos deixou a empresa e você precisa encontrar um substituto. Não seria muito mais fácil ter a solução dentro de casa, com alguém que já conhece o clima organizacional, as práticas, direcionamentos, estratégias e processos? Alguém que foi preparado por meses (ou anos) para assumir a função? O programa de trainee ajuda a construir líderes alinhados.

Como preparar um bom programa de trainee? 

Como se trata de um processo muito importante, é preciso ter alguns cuidados ao preparar um programa de trainee eficiente. Quer saber como? Descubra!

Entenda o objetivo

Para estruturar um programa de trainee eficiente, o primeiro passo é definir um objetivo claro. Ou seja, qual é o propósito desse processo seletivo? Atrair jovens talentos para ocupar posições de liderança a médio e longo prazos? Ou a ideia é aumentar a pluralidade cultural na organização? A definição desse objetivo altera completamente os passos seguintes para estruturação da estratégia.

Faça um planejamento prévio

Além disso, é necessário estruturar um planejamento sobre o andamento do processo. A entrevista remota vai ser empregada ou apenas presencial? Essas questões precisam ser resolvidas para ter a certeza de que o programa vai atender aos objetivos iniciais. Nesta etapa, também é importante definir quais são os responsáveis por cada ponto e as suas funções para fazer a etapa andar.

É nesse momento que a sua equipe já pode traçar algumas questões a serem resolvidas, como a segmentação que vai ser feita, por exemplo, a partir das características necessárias para suprir a vaga.

Considere os gastos

Um programa de trainee exige um tempo maior para a seleção dos candidatos, e isso representa um aumento nos gastos para a empresa. Por isso, atente para o planejamento feito para assegurar que o orçamento disponível para o processo consiga atender às suas demandas. Caso os valores sejam maiores que o esperado, é chegado o momento de fazer as adaptações necessárias sem prejudicar a qualidade da seleção.

Divulgue a vaga

Após todas essas etapas, chegou um dos momentos mais importantes para garantir o sucesso do seu programa de trainee: a divulgação. Isso mesmo, é preciso ter consciência de que a qualidade do processo passa diretamente pela eficiência na promoção da vaga. Afinal, se trata de um público bastante específico e é necessário segmentar exatamente os candidatos que você quer atrair.

Utilize os canais que a sua empresa já está acostumada, mas não deixe de caprichar na descrição da vaga. Todas as habilidades e competências que você está procurando precisam ser descritas com clareza para atrair o público certo. Como se trata de um processo longo e com muitos gastos, acertar nessa etapa é essencial para garantir o sucesso do programa.

Um programa de trainee é, portanto, essencial para uma empresa que deseja investir em jovens talentos e, mais importante, se preparar para o futuro. Com as práticas certas, é possível criar um programa que ajude a sua equipe a encontrar os futuros profissionais e líderes da sua organização.

O que achou deste conteúdo? Já entendeu mais sobre como funciona um programa de trainee e como ele pode agregar valores importantes para o presente e o futuro da sua organização? Que tal receber conteúdos como este no seu e-mail? Assine a nossa newsletter e fique por dentro dos nossos conteúdos!

Assine a nossa newsletter e tenha em mãos as novidades mais relevantes sobre RH!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.