Um papel importante do RH é apoiar a diversidade na empresa, um cuidado que promove um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo.
E se tratando especificamente da diversidade racial, o capital humano das organizações precisa entender como ser um agente promotor de uma cultura mais diversa, colocando em prática ações que impactam as rotinas dos times.
Vamos contribuir com essa missão. Continue a leitura e descubra pontos relevantes sobre o assunto.
Como o mercado de trabalho no Brasil atua pela diversidade racial?
Infelizmente, não é preciso ir muito longe nas pesquisas para entender a importância de se trabalhar a diversidade racial no trabalho. Pesquisas e reportagens revelam que:
- cargos com menor remuneração são ocupados por pessoas negras;
- em 2018, apenas 10% dos brancos estavam desempregados, contra quase 15% de negros que ficaram de fora do mercado de trabalho;
- não existe equiparação salarial. Mesmo quando a formação do negro é a mesma que a de brancos, negros recebem até 43,2% a menos que as pessoas que se autodeclaram caucasianas;
- negros são a maioria dos trabalhadores nos setores da economia que pagam salários abaixo da média.
Para melhores índices de diversidade no ambiente corporativo, a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial em parceria com a Faculdade Zumbi dos Palmares e a ONG Afrobras criou o Índice de Inclusão Racial Empresarial, o IIRE.
O indicador foi criado devido às necessidades de mudar o panorama brasileiro. Em reportagem ao jornal Folha de S.Paulo, a iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial foi taxativa: empresas com atuação global são mais ativas do que as empresas nacionais na luta pela diversidade racial em ambientes corporativos.
Em um país onde 54% da população é negra, ter menos de 5% de negros ocupando cargos executivos é exageradamente discrepante. O objetivo da criação deste índice é, justamente, servir como referência para acompanhar a situação dos negros no mercado de trabalho brasileiro e monitorar as mudanças positivas.
Quais empresas inspiram a luta contra o racismo?
Muitas empresas reconhecem a importância da diversidade étnica e tratam o assunto de maneira responsável. É o caso da Federação Brasileira de Bancos, que, há alguns anos, adotou um programa focado na contratação de negros.
A ThoughtWorks do Brasil — consultoria de tecnologia de informação — também já trabalhou com uma campanha interna cujo objetivo foi aumentar a representatividade dos negros em cargos executivos. Além disso, passou a abrir vagas exclusivas para mulheres e homens negros que trabalham com o desenvolvimento de softwares.
A Nubank, fintech brasileira, têm se esforçado para que o seu quadro de colaboradores seja compatível com o número de negros no Brasil. Embora assuma que ainda está longe de chegar a uma proporção equilibrada, incentiva que os profissionais que se autodeclaram pretos e pardos sejam embaixadores da causa e promovem a conscientização sobre a equidade racial dentro da empresa.
Esses são 3 exemplos que podem inspirar o RH e a alta gestão das organizações a mudar o mindset e se tornarem ativos na luta pela igualdade racial no ambiente corporativo.
O que a minha empresa pode fazer para reforçar a diversidade racial no time?
Para seguir o exemplo das empresas citadas acima, é necessário estudar o time de colaboradores e agir estrategicamente para que as ações implementadas atinjam os objetivos desejados.
Veja com mais detalhes como fazer isso.
Estude o time de colaboradores
Em primeiro lugar, é preciso saber o que significa uma força de trabalho diversificada e verificar a atual situação da empresa. Somente após fazer esse balanço é que os gestores conseguirão delimitar as estratégias ideais para promover a diversidade racial.
Dito isso, o time de capital humano deve fazer um balanço do quadro de colaboradores considerando os seguintes elementos:
- crenças religiosas e políticas;
- etnias;
- gênero e orientação sexual;
- idade dos colaboradores.
Dentro desse grupo principal, verifique quantos negros estão nos cargos de liderança e quantas mulheres negras ocupam posições de destaque no negócio. Olhe com sinceridade e o coração aberto para as equipes e identifique onde está o maior número de negros.
Trace um panorama e identifique os primeiros gargalos nos quais você deve atuar ativamente para mudar essa realidade.
Estabeleça estratégias contra o racismo
Se a equipe de RH da empresa é formada apenas por brancos, é importante considerar a contratação de colaboradores negros para o setor. Outra possibilidade é fechar parceria com instituições que atuam no comabte ao racismo e possam contribuir com a criação de uma cartilha contra o preconceito racial na empresa.
Estratégias devem ser bem-definidas, realistas e alinhadas à realidade do quadro de colaboradores. Fuja de ações genéricas e aposte em programas bem-direcionados.
Prepare materiais de conscientização
Cartilhas ilustradas, cartazes, infográficos, e-mails, sessão de filmes e música ambiente são poderosos instrumentos para espalhar informação e manter o posicionamento constante na luta antirracismo.
Lembre-se de que um dos papéis do RH é promover um ambiente de trabalho justo, agradável e inclusivo. Portanto, as ações de endomarketing devem incluir a conscientização pelo respeito à diversidade racial.
Abra espaço para o diálogo
Para combater o racismo, é preciso falar sobre ele. Os colaboradores devem ter ciência do que são possíveis atitudes racistas, entender o que é racismo estrutural no Brasil e alguns conceitos, e ouvir histórias de vida daqueles que sentiram na pele o peso do preconceito relacionado à cor.
Nesse sentido, é possível criar rodas de conversas e comitês semelhantes ao do Nubank. A empresa também pode trazer especialistas no assunto, como psicólogos e ativistas sociais. Deve, ainda, abrir um canal de denúncias eficiente para que as pessoas possam denunciar possíveis condutas racistas, intermediando a situação por meio do diálogo e da informação.
Modifique o recrutamento
Trabalhe a diversidade racial também de fora para dentro. Mostre aos candidatos que as estratégias não contemplam só os colaboradores modificando os processos de recrutamento e seleção.
Contar com a ajuda de softwares para promover o recrutamento às cegas viabilizam que as empresas foquem o perfil comportamental e técnico do candidato, antes de conhecer a imagem dele.
Paralelo a isso, algumas vagas podem ser destinadas exclusivamente para negros, trazendo às empresas privadas o conceito de cotas utilizado pelos serviços públicos.
Chegamos ao final do nosso artigo sobre a diversidade racial nas empresas. Sabemos que profissionais que trabalham na área de capital humano, alta gestão e executivos reconhecem a importância de se construir uma força de trabalho diversificada.
Adotar políticas, iniciativas e ferramentas projetadas para aumentar a pluralidade cultural dos negócios não é só uma questão de garantir a diversidade. É também uma forma de contribuir positivamente com a nossa sociedade.
Você pode andar de mãos dadas com a Catho para desenvolver processos seletivos alinhados à diversidade racial e aplicar esse conceito a partir das próximas contratações.
Entre em contato com a Catho e entenda melhor como podemos ser parceiros nessa jornada.
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