melhorar o recrutamento digital

3 insights para melhorar o recrutamento digital

O processo de recrutamento digital acontece quando uma empresa prospecta e contrata uma pessoa de modo totalmente online. Em um cenário de fortalecimento de processos como recrutamento híbrido e trabalho híbrido ou remoto, a tecnologia passa a ser essencial para os processos de recrutamento e seleção. Mas você sabe o que precisa ser feito para melhorar o recrutamento digital?

Afinal, não basta utilizar os meios digitais para que a digitalização do processo aconteça. É preciso organização e planejamento em todas as etapas, já que essa opção pode limitar a análise da sua equipe de Recursos Humanos. O que acha, então, de conhecer um pouco mais sobre alguns insights que podem ajudar a melhorar o recrutamento digital e tornar o processo mais eficiente? Continue a leitura deste artigo e confira!

Conheça as 3 melhores práticas de recrutamento digital

O que fazer, então, para que o recrutamento digital se torne mais eficiente dentro do RH 4.0? Confira as nossas dicas!

1. Faça uma seleção segmentada

Para começar, é preciso fazer uma seleção de currículos muito mais segmentada. Um trabalho que começa desde o anúncio da vaga, com uma descrição muito detalhada do que está sendo procurado, incluindo até mesmo a análise das experiências de cada candidato. Afinal, a ideia do recrutamento digital é otimizar tempo e ganhar precisão, o que exige mais cuidado com a escolha dos nomes a serem entrevistados.

Por mais que tenha gostado de um nome ou outro por algumas habilidades, ou soft skills, é preciso se concentrar apenas naqueles candidatos que realmente se encaixam na vaga que precisa ser preenchida. A partir dessa seleção segmentada, o decorrer do processo já se torna mais simples e prático, gerando ganho em eficiência e precisão na definição das vagas.

2. Estude bem os seus candidatos

Com a lista reduzida, chega o momento de fazer uma análise bastante aprofundada sobre os candidatos. Estude o currículo deles, quais foram as suas experiências, busque por referências nos locais que eles trabalharam, enfim, descubra o máximo de informações sobre cada profissional antes da entrevista. O motivo é simples: o foco no recrutamento digital precisa ser mais comportamental que técnico.

3. Priorize as questões comportamentais

Já reduziu a sua lista e definiu quais são os candidatos que mais se encaixam nas necessidades da sua empresa? Excelente, agora é o momento de partir para as entrevistas. Porém, lembra que você já estudou bastante o currículo de cada um e conhece as habilidades e características dos profissionais? A ideia na conversa é focar menos em histórico e experiências, e mais em questões comportamentais.

Como o candidato se encaixa na cultura do feedback, por exemplo? Como ele se comporta ao lidar com opiniões diferentes e diversas dentro de uma mesma equipe? Todos esses temas podem ser avaliados em testes prévios, mas o objetivo principal é conhecer mais sobre o perfil e o comportamento de cada um na hora de ter uma conversa mais direta.

Entenda a importância de implementar o recrutamento digital sem erros

Sem o contato próximo entre a sua equipe e os candidatos, é fundamental criar um fluxo de trabalho mais eficiente e definido. Por mais que represente vários benefícios, o recrutamento digital exige mais cautela e planejamento em cada etapa. Conhecer mais sobre cada profissional avaliado se torna essencial para ter mais respostas e informações antes de tomar uma decisão definitiva.

Sendo assim, estabeleça uma equipe para criar um processo de recrutamento digital e estruture um fluxo que seja eficiente para a sua empresa. Coloque algumas das nossas dicas em prática e sempre avalie os resultados alcançados até o momento. Quando isso é feito, a tendência é que o processo de contratação seja muito mais eficiente e represente inúmeros benefícios para a empresa.

Veja como o recrutamento digital digital reduz custos

Um dos benefícios está justamente na redução de custos para a empresa como um todo. Para começar, não é preciso perder muito tempo recebendo cada um dos candidatos na empresa. Mais tempo livre significa mais produtividade. Ou seja, os profissionais de RH podem se concentrar em outras atividades estratégicas, inclusive como a análise de currículos para fazer uma segmentação mais eficiente.

Além disso, a digitalização do processo possibilita a redução de custos com uso de papel, por exemplo. Mas o foco dos benefícios da recrutamento digital precisa ser o tempo ganho ao longo de um dia de trabalho. Um processo seletivo se torna muito mais curto — sem abrir mão da precisão —, o que significa mais agilidade para que o profissional contratado comece a realizar o seu trabalho.

Descubra como a Catho auxilia a digitalização de processos de recrutamento

Além de todas as práticas que listamos neste artigo, é importante contar com ferramentas que facilitem e otimizem esse processo. Afinal, investir na digitalização da contratação de pessoas não é tão simples. Com soluções que deixem essa adaptação mais simples, a sua equipe pode se concentrar no que realmente importa: identificar profissionais competentes e que se encaixem na cultura da empresa.

A Catho, por exemplo, oferece ferramentas que podem facilitar o processo de contratação dentro da sua organização. Com a geolocalização, é possível encontrar candidatos próximos à sua empresa de maneira simples e prática. Com diversos filtros para a busca, o time de RH também consegue fazer uma seleção segmentada sobre quais candidatos avaliar e conseguir um feedback positivo nas avaliações.

Outro recurso que a Catho oferece é o uso de Inteligência Artificial, para fazer uma seleção ainda mais precisa dos candidatos. Várias informações são avaliadas pela ferramenta e ela apresenta uma lista com aqueles candidatos que mais se encaixam nas demandas e necessidades da empresa. Tudo para garantir a experiência mais rápida e flexível para que a sua equipe encontre os profissionais ideais.

Criar um processo mais eficiente e prático para o recrutamento digital é essencial quando se fala em ganho de qualidade em uma empresa. Com a distância geográfica dos seus candidatos e sem o contato presencial, é necessário tornar todo o fluxo mais eficiente, de modo a reduzir os erros e garantir que a equipe de RH direcione os esforços para encontrar ótimos profissionais.

Agora que você já sabe o que fazer para melhorar o recrutamento digital e como a Catho pode ser útil para otimizar esses processos, o que acha de dar o próximo passo e criar um fluxo ainda mais eficiente? Entre em contato com a gente e descubra como as nossas soluções vão ajudar o seu negócio!

Guia para contratação diversa nas empresas

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