Veja como planejar as perguntas para entrevistas do processo de seleção com as nossas dicas práticas sobre o assunto!
No momento de contratar candidatos, é comum que os recrutadores organizem roteiros e planejem as perguntas para entrevistas. A estratégia é fundamental, já que fica mais simples conhecer, de fato, como os profissionais podem contribuir para o cargo que está sendo oferecido.
Ao contrário do que se imagina, hoje, a tendência é elaborar processos seletivos cada vez mais autênticos e diferenciados. Para isso, vale a pena conhecer como ocorrem as entrevistas em grandes e famosas companhias — caso do Google.
Acompanhe a seguir e confira alguns exemplos de perguntas criativas para entrevistas e entenda quais são as boas práticas para oferecer o suporte adequado aos candidatos!
Por que usar perguntas criativas na entrevista
Atualmente, as equipes de Recursos Humanos têm dado cada vez mais prioridade por processos seletivos que tiram os candidatos da zona de conforto. Para isso, muitos recrutadores adotam a estratégia de elaborar perguntas criativas e que fazem os profissionais refletirem.
Com isso, é possível ter respostas valiosas sobre competências comportamentais, habilidades técnicas e fit cultural, sendo uma maneira eficiente de conhecer melhor as pessoas. Por meio de testes, por exemplo, fica mais simples avaliar como cada candidato reage perante os desafios do cargo oferecido.
Ao elaborar perguntas criativas e inusitadas, os empregadores ainda podem identificar traços profundos da personalidade dos candidatos. Além disso, é uma forma de verificar se eles têm o perfil que a empresa procura e, também, de analisar a capacidade de raciocínio dos indivíduos.
Em geral, as perguntas são relacionadas ao ambiente de trabalho e não têm respostas corretas. Mesmo assim, elas conseguem demonstrar como os profissionais pensam, se relacionam e se comportam. Ou seja, por meio do diálogo, é possível descobrir detalhes interessantes sobre a vida dos candidatos.
Exemplos de perguntas da entrevista Google
O Google, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, conta com um processo de seleção bastante criativo, disruptivo e inusitado. Geralmente, as questões feitas relacionam-se com a performance de cada profissional, avaliando os fatores comportamentais, as experiências passadas e, ainda, cenários hipotéticos.
O objetivo do Google é entender o pensamento, a proatividade e as diferentes competências e habilidades que os candidatos oferecem. As perguntas, portanto, tentam medir a flexibilidade mental, a capacidade lógica e a criatividade de cada indivíduo.
Veja, a seguir, exemplos de perguntas que ocorrem em entrevistas dos processos seletivos do Google em todo o mundo:
- “Comente sobre as atividades mais recentes que você precisou aprender em seu trabalho e qual foi, especificamente, a melhor parte desse aprendizado?”;
- “Dê um exemplo de uma situação em que você defendeu a empresa. Como se sentiu ao fazer isso? Qual foi a resposta dos outros?”;
- “Fale três coisas que você fez nos últimos dois anos para crescer em seu trabalho.”;
- “Comente um exemplo de um momento em que você usou o bom julgamento e a tomada de decisões para resolver um problema.”;
- “Descreva uma situação em que você sentiu que não tenha se comunicado bem. O que fez para corrigir o problema?”.
Como citamos, o Google também é conhecido por fazer entrevistas de trabalho com perguntas bem inusitadas, que testam habilidades e competências específicas nos candidatos. Veja a seguir:
- “Por que algumas tampas de esgoto são redondas?”;
- “O que é dois para a potência de 64?”;
- “Quem são os principais concorrentes do Google e como competimos com eles?”;
- “Que método você usaria para encontrar uma palavra no dicionário?”;
- “Quanto você cobraria para lavar todas as janelas da sua cidade?”;
- “Quantos aspiradores de pó são fabricados ao ano nos Estados Unidos?”;
- “Você precisa se deslocar do ponto A até o ponto B, mas não sabe chegar até lá. O que você faz?”;
- “Explique o que é uma base de dados para seu sobrinho de oito anos em apenas três frases”.
Mesmo que diferenciadas, o roteiro de perguntas que o Google elabora permite que os empregadores conheçam melhor o perfil de trabalho dos profissionais. É uma maneira de analisar se as características dos candidatos são realmente compatíveis com as funções de cada vaga ofertada.
Exemplos de perguntas e como avaliar respostas
Atualmente, equipes de RH de diferentes segmentos do mercado têm adotado perguntas incomuns e criativas para conhecer melhor os profissionais. Com isso, é possível aprofundar pontos importantes e compreender quais são as qualidades, os defeitos e as competências que cada pessoa oferece.
Toda pergunta, é claro, conta com uma lógica por trás, permitindo que os recrutadores testem as habilidades cognitivas, o pensamento lógico, a resolução de problemas, entre outros, de acordo com as respostas fornecidas. Com as perguntas certas, portanto, você pode atrair os melhores talentos e realizar contratações com total eficiência operacional.
Veja, a seguir, exemplos de perguntas e como avaliá-las de maneira adequada!
O que você fez na vida profissional, mas que não gostaria de repetir?
A resposta pode ajudar o recrutador a identificar as qualidades e as dificuldades que o candidato teve ao vivenciar esta fase. Também é uma forma de avaliar as experiências mais significativas que a pessoa teve, mas que ainda podem ser desafiadoras no atual contexto.
Em poucos minutos, você pode explicar algo que seja complicado, mas que conheça bem?
Esta pergunta pode funcionar como um interessante teste de inteligência para analisar a paixão e o carisma dos candidatos. A resposta vai demonstrar até que ponto o profissional compreende assuntos complexos e como ele pode articular o tema para pessoas que não dominam o conhecimento.
O que você gostaria de fazer todos os dias no trabalho?
Uma das formas de avaliar se os candidatos realmente se sentirão felizes no cargo oferecido é fazer este tipo de pergunta. A resposta ajuda a revelar se o profissional vai gostar e se adequar às funções de trabalho exigidas e, ainda, se ele tem chances de ficar na empresa por um determinado tempo.
Ao classificar as pessoas que trabalharam com você, qual porcentagem acredita que não seria sua fã?
A resposta pode representar muito sobre a personalidade e o comportamento do profissional. Mesmo que seja natural não agradar a todos os colegas no ambiente de trabalho, ao realizar esta pergunta, o recrutador pode compreender de forma mais profunda como os defeitos e qualidades do candidato influenciam na sua carreira.
Quem é a pessoa mais inteligente que você conhece pessoalmente?
Este tipo de questão permite identificar quais são os fatores que os indivíduos mais valorizam em pessoas influentes e inteligentes. As respostas podem mostrar, por exemplo, algumas capacidades essenciais dos candidatos, como tomada de decisão, vontade de aprender e pensamento crítico.
Como dar suporte ao candidato antes da entrevista?
Para aproveitar ao máximo o potencial e ter um processo seletivo de sucesso, é fundamental que os responsáveis pela etapa ofereçam um bom suporte aos candidatos durante e, sobretudo, antes da entrevista.
Com isso, eles têm mais chances de se sentirem à vontade para responder de forma transparente e confiante.
Existem, por exemplo, algumas perguntas que não devem ser feitas em entrevistas, como questões relacionadas à vida privada, a exemplo de sexualidade, religião e doenças. Além de ser desrespeitoso e invasivo, perguntas desse tipo podem até mesmo abalar a reputação da imagem da empresa contratante no mercado de trabalho.
A seguir, veja algumas dicas que separamos sobre o assunto!
Repasse todas as informações do processo seletivo
O primeiro passo é repassar todas as informações sobre o processo seletivo para os candidatos. Com isso, a entrevista pode ser muito mais leve e tranquila, permitindo que os profissionais se sintam mais à vontade e tenham confiança para expressar suas ideias.
O ideal é que o empregador descreva o cargo em aberto e explique detalhadamente como funcionará a contratação e a remuneração. Assim, as chances de atrair talentos com perfil semelhante ao da empresa são bem maiores.
Descreva a vaga em detalhes
Como citamos, ao divulgar a vaga, busque fornecer todas as informações necessárias para que os candidatos não tenham dúvidas sobre o processo de seleção. Para isso, descreva a quantidade de horas de trabalho, explique sobre as atribuições e atividades que farão parte da rotina.
Além de poupar tempo da equipe de RH e do próprio entrevistador, esta estratégia também possibilita que os profissionais ideais se inscrevam no cargo em aberto. Tudo isso, é claro, representa mais agilidade, praticidade e redução de custos.
Tire as dúvidas
Antes de iniciar a entrevista, pergunte aos candidatos se eles têm dúvidas relacionadas à contratação ou às funções que serão exercidas no dia a dia de trabalho. A recomendação é que todos estejam cientes da proposta que a oportunidade oferece.
Dessa maneira, você consegue alinhar as expectativas e conduzir a entrevista de maneira mais fluida, sem ser interrompido porque algo não ficou claro antes. A dica, portanto, é dar todas as informações necessárias para não haver dúvidas.
Elaborar perguntas para entrevistas de maneira planejada é essencial para ter processos seletivos mais ágeis. Como vimos ao longo do conteúdo, a ação pode reduzir custos, aumentar a produtividade da equipe de RH e ainda facilitar no momento de encontrar os melhores talentos para o negócio.
Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e baixe o e-book Guia para uma contratação diversa nas empresas gratuitamente para aperfeiçoar a seleção de profissionais na sua empresa!