Atualmente, existem novas ferramentas de seleção que combinam tecnologias de Inteligência Artificial, entrevistas e testes online, e tudo isso já faz parte do dia a dia de muitas empresas. O RH evoluiu muito em suas práticas e, hoje, o recrutamento digital deixou de ser tendência para se transformar em realidade.
Diante desse cenário, ainda em 2019, a Catho Empresas realizou duas importantes pesquisas com mais de 900 recrutadores de todo o país. O objetivo era entender o que eles avaliavam como importante durante o processo seletivo e compreender quais as dificuldades do recrutamento e seleção dos profissionais Millennials.
Com base nos dados do estudo, surgiu o evento Café com Talento “Mitos e Verdades sobre o Recrutamento na Era Digital”, que foi realizado em diversas cidades. Para trazer o tema a quem não pôde comparecer a esses encontros, preparamos um conteúdo completo sobre o recrutamento digital. Confira!
Afinal, o que é recrutamento digital?
Cada vez mais presente no mercado, sobretudo por conta do contexto pandêmico desde 2020, o recrutamento digital é uma forma otimizada de identificar e selecionar candidatos pelo meio virtual. Esse é um processo a distância, realizado por meio de plataformas digitais e até mesmo das redes sociais.
Os profissionais de RH têm buscado perfis de candidatos e feito triagens de um jeito mais prático e dinâmico, sem que todo o processo seja presencial — como ocorria há alguns anos. Além de oferecer mais flexibilidade aos candidatos, que podem participar até de outros processos seletivos ao mesmo tempo, ele também garante segurança e redução de custos desnecessários.
Quais são as dúvidas em relação ao recrutamento digital?
Em 2019, a Catho Empresas realizou uma série de eventos em diferentes cidades sobre os mitos e verdades do recrutamento na era digital. Os encontros aconteceram em cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Manaus, abrangendo uma grande diversidade de opiniões e necessidades regionais.
Contudo, houve um ponto em comum para todos os gestores de RH: a necessidade de contratar um profissional qualificado, que atenda a todos os requisitos da vaga, e que esteja alinhado com a cultura da empresa em menos tempo.
O que a Catho percebeu foi que o mercado já carregava essa grande dúvida — como conseguir atrair o melhor candidato para uma determinada posição, que esteja em sintonia com a cultura, DNA e valores da minha empresa, e com o salário adequado ao que tenho para oferecer?
Isso remete à escassez de talentos que a gente enfrenta há alguns anos, principalmente com o avanço tecnológico e as novas profissões nascendo todos os dias. Então, muitas vezes o RH fica em dúvida sobre qual é a melhor forma de aplicar um recrutamento digital, por exemplo. Se é por meio da tecnologia ou não, se é high touch (com muito contato) ou low touch (com pouco contato), para conseguir atrair o melhor candidato.
Qual é o principal mito relacionado ao recrutamento digital?
Apesar de todas as ferramentas e recursos tecnológicos ajudarem bastante no processo, o principal mito sobre recrutamento digital é a possibilidade de contratar um candidato sem qualquer contato humano direto com ele.
Nesse caso, por mais que o ambiente virtual propicie mais dinamismo, agilidade e praticidade, o RH ainda terá uma grande importância e protagonismo. O seu papel continua sendo muito significativo quando o assunto é humanizar o processo, evitando a perda do olhar humano por conta do uso da tecnologia. Uma boa saída para isso, por exemplo, é adotar o recrutamento híbrido.
Como alinhar o melhor da tecnologia sem perder o lado humano no processo?
A melhor dica é dividir o processo do recrutamento e seleção em várias etapas. A tecnologia deve ser bem-direcionada na etapa que é mais operacional, ou seja, o recrutamento digital. Isso porque esse momento é o que exige mais tempo, energia e esforço para a triagem do currículo.
É importante mencionar que, segundo uma das pesquisas da Catho Empresas, um recrutador pode receber até 100 currículos por vaga. Alguns participantes dos nossos encontros relataram que recebem até 1000 currículos por vaga! Dá para imaginar? Ou seja, é aí que está seu principal esforço.
Então, o caminho mais indicado é que a tecnologia seja 100% voltada para afunilar da melhor maneira esses candidatos. Daí para frente, você vai deixando seu processo mais humanizado, aumentando as chances de acertar no perfil ideal. É possível utilizar a tecnologia para selecionar os candidatos e depois para aplicar testes de conhecimento ou perfil, por exemplo, o que facilita todo o processo.
Na nossa plataforma, você consegue até identificar profissionais que têm inglês ou Excel avançado. Não dependendo mais de uma consultoria para fazer isso ou exigindo que o teste seja aplicado presencialmente. Percebe como o processo se torna mais ágil? Quando chega a etapa da seleção e você já tem seus finalistas, pode envolver os gestores e também continuar utilizando a tecnologia, mas em um processo muito mais humano do que tecnológico.
Isso não quer dizer que uma entrevista remota não é positiva, pelo contrário, é ótima! Mas é preciso ter em mente que a tecnologia sempre servirá de apoio, desde que a gente tenha muito claro qual é o perfil desejado e consiga tangibilizar qual é o desafio daquele profissional.
Aqui na Catho, a gente trabalha muito com esse termo — qual é o desafio dessa posição? Será que a gente consegue, por meio de exemplos práticos e cases dentro do processo seletivo, que o candidato consiga demonstrar com muito mais precisão se ele está pronto para a posição? Esse deve ser um dos nortes das etapas envolvidas nessa nova aquisição.
Por que as empresas devem investir no recrutamento digital?
O recrutamento digital otimiza em até 20 vezes o seu processo seletivo e, então, você consegue direcionar o seu time para focar no core business ou em etapas muito mais estratégicas de recrutamento e seleção.
Se você gasta muitos recursos no recrutamento, acaba despendendo energia no lugar que é menos apropriado, certo? A tecnologia do recrutamento digital busca trazer justamente mais praticidade e facilidade em uma tarefa que demanda muito tempo e organização.
Afinal, há uma série de assuntos extremamente delicados e estratégicos dentro da área de Recursos Humanos que merecem mais dedicação. A tendência é que a automatização de tarefas mais operacionais cedam espaço para o que mais importa no processo de recrutamento e seleção.
As pequenas empresas também podem se beneficiar?
Sim, empresas de qualquer tamanho podem se beneficiar com a tecnologia e com o recrutamento digital. Por exemplo, é possível realizar uma entrevista remota ou por aplicativo, bem como fazer algum teste online que ajude a traçar os aspectos comportamentais e psicológicos de um candidato.
Vale lembrar que os recursos online tendem a enxugar gastos e demandam um orçamento democrático. Hoje, qualquer negócio tem acesso à internet e recursos mínimos para colocar em prática o básico do recrutamento digital.
Dessa forma, qualquer empreendedor, pequena empresa ou startup pode se beneficiar da tecnologia em todas as etapas do recrutamento e seleção.
Outro ponto que merece destaque é a abrangência geográfica, antes dificultada pelo recrutamento presencial. Determinadas vagas se limitavam a candidatos próximos do local físico da empresa, reduzindo as chances de encontrar o fit perfeito.
O recrutamento digital oferece a qualquer empresa, de qualquer porte, a possibilidade de fazer uma análise mais objetiva, ao mesmo tempo que amplia a possibilidade de mais pessoas participarem, sem barreiras de localização e tempo.
Até que ponto a tecnologia pode favorecer ou atrapalhar nos processos de recrutamento?
A utilização da tecnologia deve estar muito alinhada à estratégia da empresa, pois fica mais fácil direcionar a ferramenta certa para cada etapa. No entanto, a tecnologia pode atrapalhar se a gente substituir completamente o fator humano pela máquina.
Se todos os processos de recrutamento e seleção forem feitos sem nenhuma interação humana, as chances de erros ainda serão muito grandes. A humanização do contato é fundamental porque muitas pessoas podem se sentir desengajadas com um processo totalmente remoto.
Pelo fato de o recrutamento digital ser online, certos candidatos podem não se preocupar com a linguagem corporal, como a postura, entre outros fatores que ainda são essenciais. Para o entrevistado, isso é mais complicado, pois ele não sabe se está agradando ou não, se está falando certo ou errado etc.
Durante o processo seletivo, a pessoa já está sob pressão, afinal, ela está sendo avaliada — aquele emprego pode ser algo que mudará completamente a sua vida, aumentando o grau de ansiedade sobre o encontro, mesmo que digital. Sendo assim, os recrutadores também devem ter o tato para usar a tecnologia, considerando todos esses aspectos.
O recomendado é usar os recursos digitais da melhor forma, sem que o candidato se sinta prejudicado por ser um processo remoto ou por ter muita tecnologia envolvida.
Como o avanço da inteligência artificial impacta o setor de recrutamento?
As entrevistas realizadas por vídeo e analisadas por inteligência artificial, e robôs em vez de humanos já existem. A IA está em um caminho de evolução constante, alcançando patamares que antes nem sequer conseguíamos sonhar — mas o que vemos hoje ainda é pouco para o que ela será capaz de fazer.
Contudo, cabe aos profissionais da área, principalmente gestores de recursos humanos, entender que uma máquina não tem sentimentos e que não há como substituir um ser humano. E a gente precisa lutar por isso. O valor central aqui é manter o lema do “Be digital, stay human”, ou “seja digital, mas permaneça humano”.
Principalmente na área de RH, isso é uma bandeira que o mercado precisa levantar com afinco. A inteligência artificial será capaz de tudo, ela vai conseguir entregar o melhor candidato, a melhor shortlist, mas a escolha final ainda é do gestor.
Uma pessoa vai ter que fazer o trabalho de escolha, pois, se ela não participar disso na contratação, certamente terá que participar no desligamento — contribuindo com a alta rotatividade. Aí entra em cena a máxima de que as empresas contratam por conhecimento e desligam por comportamento.
Além disso, uma máquina não será capaz de dar o feedback adequado, de falar em quais pontos houve erros ou acertos, não vai ser empática. A inteligência artificial vai nos ajudar mais em relação à produtividade, pois precisamos ser mais estratégicos, mas sem deixarmos de enxergar o ser humano além de seus resultados e da tecnologia.
Como a Catho apoia o recrutamento digital na minha empresa?
Na Catho, ajudamos você a buscar, aqui e agora, candidatos de acordo com o perfil da sua vaga. Oferecemos a solução Recrutamento Perfeito, que simplifica o processo de recrutamento e seleção da sua empresa. Afinal, mais do que ser um classificado online de empregos, o nosso maior objetivo é mudar a vida das pessoas por meio do trabalho.
Por isso, acreditamos no poder do recrutamento digital, quando utilizado da maneira certa. Auxiliamos na identificação dos candidatos mais próximos à sua empresa, por exemplo, utilizando o filtro de localização por distância. Ou seja, a escolha agora é sua, e não das barreiras geográficas.
Também encontramos seu candidato ideal com exatidão, por combinar diversos filtros avançados. Assim, você consegue encontrar exatamente aquele perfil que procura, considerando cargo, salário, experiência e outras opções. Isso, sem falar da inteligência artificial.
A Catho identifica e apresenta os candidatos mais aderentes à vaga para que o RH inicie logo o seu processo seletivo, sem perder mais tempo com essas etapas iniciais. Dá para fazer toda a gestão de currículos também — tudo online para organizar currículos por pastas, agendar entrevistas, gerenciar vagas abertas e encerradas, e até enviar mensagens aos candidatos.
O recrutamento digital é uma realidade, mas o grande segredo do sucesso nos processos é o conhecimento do recurso que você tem em mãos. Ainda que tenhamos todas as ferramentas e novas tecnologias a nosso favor, a humanização de algumas etapas ainda é fundamental.
A Catho pode ser a parceira ideal nesse desafio, para que você aproveite o melhor do recrutamento digital. Entre em contato com a gente e saiba mais sobre como podemos somar ao seu negócio.