O processo de desligamento de um colaborador, o offboarding, deve ser feito com cautela. É fundamental estar atento aos direitos do trabalhador e conduzir a situação com respeito ao profissional — sejam quais forem os motivos que levaram ao desligamento. E em um contexto de demissão remota, o cuidado deve ser ainda maior.
É preciso reconhecer a contribuição do profissional para o desenvolvimento da companhia em qualquer cargo que tenha ocupado no tempo de permanência na empresa. Logo, o RH tem de estar preparado para construir os feedbacks da melhor forma.
Preparamos este post justamente para te ajudar a fazer um offboarding eficiente. Continue a leitura e aprenda com as nossas dicas.
O que é offboarding?
Offboarding nada mais é do que o processo de desligamento de um colaborador de uma empresa. Independentemente do motivo que levou a companhia a tomar a decisão em relação ao profissional, o processo deve ser muito cuidadoso, de modo a não desvalorizar a contribuição realizada pelo funcionário até aquele momento.
Assim como o processo oposto, o de onboarding, o offboarding exige etapas e um método claro para ser realizado, alinhado aos propósitos da empresa.
Nesse cenário, fica evidente que o offboarding é parte fundamental para encerrar de maneira digna e respeitosa o ciclo de um profissional na corporação. É indispensável que a empresa pense na experiência do colaborador do início ao fim, causando o menor dano possível em um momento tão delicado.
Por que a empresa deve tratar o desligamento do colaborador com cuidado?
O offboarding influencia diretamente a marca empregadora da empresa, por isso, é preciso investir em uma comunicação empática e clara, para que todos os envolvidos no processo possam levantar as questões de maneira honesta. Não deixe ficar nenhuma questão em aberto que possa ser prejudicial para a própria corporação, dando margem a processos trabalhistas, por exemplo.
Lembre-se de que, para os colaboradores, trata-se de um momento de incerteza, e é comum que as pessoas não estejam preparadas para enfrentar a situação de imediato.
Quais são as principais boas práticas do offboarding?
Agora que você já sabe o que é offboarding e sua importância, vamos mostrar quais são as boas práticas para conduzir o processo.
Não é hora de avaliação de desempenho
Muitos gestores, erroneamente, aproveitam esse momento — que é bastante delicado para o profissional — para dar feedback acerca do que já se passou. Mas esse, definitivamente, não é o melhor momento, pois tudo o que precisava ser dito deveria ter sido feito antes, na avaliação de desempenho.
Esse tipo de conduta apenas servirá para tornar o momento ainda mais angustiante para o profissional, além de poder causar traumas e outras situações indesejáveis.
Logo, o melhor a fazer é garantir que a avaliação de desempenho seja feita periodicamente e que todos os funcionários recebam as orientações e ferramentas necessárias para se desenvolverem antes da decisão pelo desligamento.
Seja claro quanto a ser uma decisão definitiva
Dar falsas esperanças para o colaborador é algo bastante cruel. Embora quem faça o desligamento tenha de ser gentil e cordial, respeitando a pessoa e a sua contribuição para com a empresa, isso não significa que ela deva receber falsas esperanças quanto a um possível retorno, caso isso, de fato, não seja verdade.
É, então, mais um motivo para que a decisão seja muito bem avaliada. O correto é que a liderança tenha a consciência tranquila para garantir que todos os esforços foram feitos no sentido de o colaborador atuar em prol dos objetivos pretendidos pela empresa.
Nesse cenário, o melhor a fazer é, assim que a reunião de offboarding tiver início, a gestão de pessoas abordar a questão diretamente, concedendo o feedback necessário para o momento e ponderando os esforços da empresa para que a situação fosse revertida.
Ouça o feedback do colaborador
É importante que a empresa esteja disposta a ouvir o que o colaborador tem a dizer. Esse retorno pode ajudar a organização a melhorar seus processos e até mesmo corrigir falhas que ainda não haviam sido consideradas.
O feedback do funcionário deve ser entendido como algo positivo para a organização, e é claro que as informações devem passar por um filtro, centradas na inteligência emocional, para que aqueles dados realmente relevantes possam ser aproveitados.
Entenda os motivos do pedido de demissão
No caso de o desligamento partir do colaborador, é válido a empresa procurar saber as motivações que levaram à situação. No geral, elas são impulsionadas por salários e benefícios, mas também podem estar atreladas à falta de perspectiva de crescimento na carreira.
Ouça com atenção e procure fazer uma contraproposta, caso o funcionário dê bons resultados para a empresa. As informações transmitidas por ele também ajudarão a companhia a melhorar seus processos e até mesmo a pensar na readequação de políticas de salário e benefícios, por exemplo.
Como conduzir o processo de offboarding da melhor maneira?
A conversa de desligamento deve ser breve. Exponha as razões que levaram a essa medida da empresa e seja o mais direto possível no feedback com o profissional.
O principal cuidado é não deixar que o momento seja confundido com indiferença. Para isso, você deve estar bem preparado e garantir que o colaborador teve chances o suficiente para ajustar o próprio comportamento ou performance em conversas anteriores.
A avaliação de desempenho é importante nesse sentido e serve para evidenciar os fatos. O documento aponta as questões que se mostraram insuficientes, revelando qual é a expectativa da empresa e quais eram as questões que precisavam ser corrigidas, mas que, por algum motivo, não foram alcançadas.
Lembre-se de praticar a empatia e ser solidário no que for possível. Afinal, todos os profissionais um dia passarão por esse momento.
Como boa prática da empresa, também é possível recomendar para o profissional uma solução de Apoio à Recolocação e se colocar à disposição dele para elaborar uma carta de indicação. Esses cuidados no trato com o profissional deixam o processo de offboarding mais humanizado, além de contribuir para uma boa experiência do colaborador.
Como vimos aqui é fundamental que o profissional de RH se mantenha informado sobre as tendências do setor, o que inclui fazer um offboarding de maneira planejada, diminuindo os impactos negativos para a marca empregadora da empresa.
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