horário de trabalho flexível

Horário de trabalho flexível: veja como funciona na prática

A emergência dos modelos de trabalho híbrido e remoto têm trazido à tona a questão sobre o horário de trabalho flexível, que é um modelo de gestão que algumas grandes empresas já adotam. Nele, os profissionais podem contar com mais flexibilidade para determinar o início e o final de suas atividades.

Dessa forma, as pessoas têm a liberdade de continuar cumprindo com a jornada de trabalho determinada pela marca empregadora, mas fica à escolha do profissional determinar o momento e o local da execução das tarefas.

Ficou curioso e quer saber mais sobre horário de trabalho flexível? Destacamos os principais pontos para você nas próximas linhas.

Por que a flexibilidade de horário de trabalho é uma tendência do futuro do trabalho?

A pandemia desencadeada pelo novo coronavírus adiantou a tendência do trabalho home office e também as atividades de trabalho híbridas. Nesse cenário, há uma mudança de pensamento em curso, focada bem mais nas entregas dos colaboradores do que no total de horas diárias dedicadas à organização.

Por ser algo muito disruptivo, ainda gera polêmica, especialmente em setores mais conservadores do mercado. Entender as mudanças da sociedade e saber avaliá-las em relação à estrutura das empresas são habilidades importantes para que o profissional de RH possa conciliar as necessidades da empresa.

Esse novo momento é possível graças aos avanços na tecnologia, à inserção das novas gerações no mundo do trabalho e também às mudanças de mercado. Hoje, busca-se cada vez mais soluções inovadoras, que sejam capazes de atender às demandas e também promover a redução de custos. Tais fatores favorecem, então, que as atividades laborais possam ser realizadas de qualquer lugar.

Um estudo da Robert Walters evidenciou que o horário de trabalho flexível está diretamente relacionado ao aumento da produtividade na empresa, contribuindo para o engajamento e a diversidade nas companhias.

Os respondentes da pesquisa afirmam que o trabalho flexível pode ajudá-los a alcançar:

  • 70% mais produtividade e foco;
  • 83% maior motivação;
  • 69% trabalho com mais qualidade;
  • 80% melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Corporações voltadas para resultados têm, mais que nunca, a chance de elevar os seus resultados por meio da transformação na mentalidade. Afinal, a produtividade passa a ser mais relevante do que as horas empregadas em tarefas.

Como o horário de trabalho flexível funciona na prática?

Ao contrário do que muitos gestores imaginam, a adoção de uma jornada de horário flexível não significa, necessariamente, que o profissional dedicará menos horas por dia às suas atividades laborais. No entanto, isso pode de fato vir a ocorrer.

Conforme o artigo 7.º da Constituição Federal ― itens IV, VI e XIII ―, assim como do artigo 59, §2º e 6.º da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a definição de um horário flexível torna possível que o funcionário atue mais ou menos horas diariamente.

Nesse cenário, em comum acordo entre empregado e empregador, a remuneração passa a acontecer baseada nas horas trabalhadas, e não mais na fixação de uma jornada preestabelecida.

Assim, as empresas podem optar pela jornada de trabalho flexível nos momentos em que esse modelo for mais conveniente para elas, o que pode trazer bons resultados, dependendo dos alinhamentos feitos.

Quais são os impactos da flexibilidade de horário na empresa?

As organizações têm uma série de vantagens ao adotar a flexibilidade no horário de trabalho, e essas devem ser de conhecimento do time de gestão de talentos. A seguir, listamos alguns dos pontos que você deve saber.

Redução de custos

Considerando que o horário flexível também torna possível que as atividades sejam realizadas de maneira remota, a companhia pode reduzir significativamente os custos de manutenção do escritório.

Com isso, é possível economizar com infraestrutura, o que compreende aluguel de espaço, energia elétrica, água, condomínio e até mesmo a contratação de equipes especializadas em limpeza.

Redução do turnover

Quando a empresa oferece horário flexível de trabalho, isso colabora para que os funcionários se sintam mais satisfeitos e queiram permanecer mais tempo na organização. Dessa forma, as taxas de rotatividade tendem a ser reduzidas, ao mesmo tempo em que é observado um aumento da satisfação do colaborador para com a marca empregadora.

Retenção de talentos

Com os funcionários permanecendo mais tempo na organização, é possível eliminar custos com novos processos seletivos, além de diminuir os esforços focados no treinamento de novos funcionários.

Dessa forma, a empresa se torna mais estratégica, já que seus colaboradores passam a carregar as técnicas e os conhecimentos necessários para o bom andamento das atividades, o que ajuda a elevar os resultados da companhia.

Aumento da produtividade

Ao se sentirem mais confortáveis em suas atividades, tendo flexibilidade para executar as tarefas, as pessoas sentem mais facilidade para seguir os prazos de realização das tarefas. Isso implica um aumento de produtividade na organização, um benefício que se estende ao negócio como um todo.

Isso acontece porque os colaboradores podem usar as suassoft skills de forma ampla. Mas atenção: caso os resultados não sejam percebidos, não se deve descartar a possibilidade de retorno às atividades de trabalho com horário fixo.

Quais são os principais desafios relacionados ao horário flexível de trabalho?

O horário flexível de trabalho tem como principal barreira a implementação de acordos de trabalho flexíveis por parte dos empregadores. Ainda existe uma mentalidade engessada por parte de antigas gestões, a de que o cumprimento da carga horária é fundamental para o atingimento dos resultados.

Já para os colaboradores, uma das principais preocupações é que eles não tenham a possibilidade de interagir com os seus colegas, prejudicando a comunicação entre os times. No entanto, em ambas as situações, é possível contar com a ajuda da tecnologia para mediar as situações e garantir os resultados pretendidos.

O horário flexível de trabalho é uma realidade já validada por muitas organizações, além de ser uma tendência que se destaca para o futuro do trabalho nas empresas. Cabe a cada empregador conhecer melhor as regras que norteiam a legislação quanto à flexibilização no trabalho, além de desenvolver uma cultura voltada para resultados, e não apenas focada em horas de trabalho empregadas.

Este artigo sobre horário flexível de trabalho fez sentido para você? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas participem dessa importante conversa!

Guia para contratação diversa nas empresas

Assine a nossa newsletter e tenha em mãos as novidades mais relevantes sobre RH!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.