Pessoas com deficiência há muito tempo foram excluídas ou sub-representadas na força de trabalho com base em baixas expectativas e noções preconcebidas sobre suas capacidades.
Entretanto, na última década, felizmente as conversas em torno da igualdade de oportunidades esquentaram. Para ajudar a sua empresa na formação de equipes comprometidas, hoje vamos falar no recrutamento de pessoas com deficiência da Catho.
Continue a leitura para entender os desafios da diversidade no trabalho, o que diz a Lei de Cotas para PcDs, benefícios desse tipo de recrutamento, importância, funcionalidades da ferramenta, como utilizar e outras dicas.
Antes de tudo, quais os desafios da diversidade no trabalho?
Abaixo, listamos os principais desafios que muitos gestores enfrentam ao promover a diversidade na organização para você se preparar.
Olhar para dentro
Implementar a diversidade é um grande compromisso, e não há um manual que podemos simplesmente pegar emprestado de outra empresa. Cada uma tem um conjunto específico de metas e suas práticas de diversidade devem estar alinhadas com o que os gestores realmente acreditam.
Isso significa considerar a cultura específica que a sua instituição tem para descobrir aonde quer chegar. Considere o uso de uma pesquisa com foco no tema para identificar as lacunas específicas da empresa, de modo que você saiba onde concentrar recursos humanos.
Transformar a ideia em realidade
O programa mais orientado para os detalhes sempre vai precisar de alguém para executá-lo. Portanto, tenha certeza de ter a equipe, o suporte e os recursos disponíveis para mover suas iniciativas de diversidade da ideia à implementação por meio de uma tomada de decisão baseada em dados e fatos.
Gestão de treinamento
A diversidade não acontece em silos, por isso, requer a cooperação de todos para ter sucesso. Nesse sentido, é importante investir em treinamento de gestão para ajudar a equipe a entender quais são os objetivos da promoção da diversidade, por que os novos funcionários são essenciais e o que se espera do grupo ao interagir com eles.
Resistência interna
Nem todos concordam com a ideia de diversidade no local de trabalho. Algumas pessoas se sentem desconfortáveis com o que não é familiar, mas acabam se adaptando.
Por outro lado, é comum que outros se posicionem contra a ideia de construir intencionalmente um ambiente mais igualitário e justo. Não importa o motivo da resistência interna, é importante que você, como líder, faça um esforço para educar constantemente seus funcionários quanto a isso.
Locomoção
Geralmente, os funcionários com deficiência têm dificuldade para se locomover em seu local de trabalho porque não há acomodações adequadas, como rampas, pisos táteis, sinalização, entre outros.
Alguns funcionários também têm cães-guia e alguns prédios de escritórios não permitem que eles entrem. Providencie espaços adequados e autorize a presença de cães-guia.
Outra dica é adotar uma “sala silenciosa” para que, quando os funcionários começarem a se sentir estressados, possam ter um lugar para aliviar a ansiedade.
O que a Lei afirma sobre o recrutamento de PcD?
A Lei de Cotas de PcD diz que toda empresa com mais de 100 funcionários deve ter um percentual de profissionais com deficiência. A porcentagem varia entre 2 a 5%, pois é calculada a partir da quantidade total de trabalhadores, incluindo empresas matriz e filiais.
Empresas de 201 a 500 funcionários devem ter 3%. Entre 501 a 1.000, 4% e aquelas com mais de 1.000 pessoas na folha de pagamento precisam ter 5% das vagas preenchidas com a inclusão de PcD.
Quais os benefícios do recrutamento de PcD?
Segundo uma pesquisa da Deloitte, as práticas de diversidade e inclusão tornam as equipes mais eficazes. Em outras palavras, elas superam seus pares em 80%nas avaliações baseadas em grupo.
Na verdade, todo negócio precisa inovar para permanecer relevante. Os consumidores desejam novos produtos, valor agregado e ideias bacanas. Nesse sentido, ter uma força de trabalho mista é fundamental.
Isso porque reunir pessoas de todas as culturas, gêneros e experiências de vida contribui para o aprendizado geral. Os funcionários com e sem deficiência se beneficiam igualmente de um ambiente assim.
Ao trabalhar ao lado de PcDs, os outros se tornarão mais conscientes sobre como tornar a empresa mais inclusiva e acessível. Eles podem considerar coisas nas quais nunca haviam pensado antes, como os desafios de se locomover em uma cadeira de rodas, por exemplo.
Ao mesmo tempo, PcDs ensinam aos colegas sobre criatividade, maneiras de resolver problemas ou realizar tarefas de um jeito diferente. Fora isso, o resultado financeiro também é beneficiado.
Um estudo da Accenture de 2018 mostrou que as empresas que buscam ativamente empregar profissionais com deficiência superam as empresas que não o fazem. Suas receitas foram 28% maiores, o lucro líquido duas vezes maior e as margens de lucro 30% a mais.
O que é a solução de recrutamento de PcD da Catho?
A solução de recrutamento de PcD da Catho foi desenvolvida exclusivamente para simplificar o processo de contratação de pessoas com deficiência e, dessa forma, colaborar para a construção de ambientes de trabalho mais diversos e inclusivos.
De acordo com Henrique Piffer Salles, Coordenador de Marketing de Produtos, “com a solução da Catho é possível acessar um banco de dados de alto valor para as empresas, e buscar por milhares de profissionais com laudo médico ou certificado de reabilitação do INSS”.
Toda documentação é avaliada previamente e validada de acordo com as exigências da Lei de Cotas, além de ficar disponível a um clique para os recrutadores, levando confiabilidade e agilidade para a contratação de PcD.
Qual é a importância de utilizar essa plataforma?
A importância da plataforma vai além de uma adequação à Lei de Cotas, pois a consciência da diversidade vem ganhando cada vez mais espaço na agenda das empresas. Como conta Henrique, as que têm maior diversidade conseguem ter uma visão mais ampla dos clientes — tanto os consumidores finais como outras empresas.
Isso acaba se tornando uma enorme vantagem competitiva, pois faz com que as organizações sejam mais inovadoras, tenham um bom clima de trabalho e consequentemente sejam mais produtivas, refletindo diretamente nos resultados das companhias.
Segundo o coordenador, a plataforma da Catho permite que diversas necessidades e estratégias de negócio sejam atendidas, desde a adequação às exigências da lei de cotas até a viabilização de uma estratégia corporativa de diversidade e inclusão.
“Os profissionais que têm laudo médico válido ou certificação de reabilitação pelo INSS têm acesso gratuito a todas as vagas disponíveis na Catho. Ao mesmo tempo em que nós incluímos essas pessoas, ajudamos as empresas a encontrarem o candidato ideal para suas necessidades”, ressalta.
Quais são as funcionalidades dessa ferramenta?
A principal funcionalidade da solução de recrutamento de PcD da Catho é a possibilidade de distinguir os trabalhadores com deficiência. O sistema tem um filtro inteligente que seleciona apenas aqueles que têm a documentação necessária para o enquadramento na Lei de Cotas.
Entretanto, outra função de grande valor é o acesso imediato e online aos documentos que comprovam o tipo de deficiência. Isso resulta em maior detalhamento e permite a avaliação mais completa do profissional.
Além do mais, o sistema possibilita bastante flexibilidade na busca, pois oferece:
- mais de 25 filtros avançados;
- mais de 168 mil candidatos PcD;
- mais de 32 mil candidatos com laudo médico previamente avaliado;
- área profissional;
- nível hierárquico;
- região;
- idiomas;
- pretensão salarial;
- data de atualização do currículo;
- informações se o profissional está empregado ou não.
“Também é possível refinar a pesquisa por meio da geolocalização, por palavras-chave ou outros critérios de diversidade como, por exemplo, faixa etária e gênero”, diz Henrique.
Quando o profissional no perfil desejado é encontrado, a plataforma permite ainda o acesso aos dados de contato, impressão, encaminhamento de currículo por e-mail, envio de mensagens e agendamento de entrevistas de forma rápida e fácil.
Como utilizar a plataforma de recrutamento de PcD da Catho?
É muito fácil contratar o serviço da Catho. Primeiro, você acessa o site e faz um cadastro básico. Depois de escolher o plano mais adequado para a sua empresa, a solução é liberada em até 24 horas após a assinatura do contrato.
Com os dados em mãos, você tem acesso imediato à base de candidatos e já pode começar as buscas utilizando qualquer uma das funcionalidades disponíveis. As informações ficam na área exclusiva da empresa por meio da opção “Buscar Currículos”. A partir daí, basta selecionar o perfil do profissional PcD desejado para a sua vaga e aguardar o resultado.
7 Dicas para o recrutamento ideal de PcD
Agora que você sabe tudo sobre a ferramenta inovadora da Catho, confira estas dicas.
1. Crie uma comunidade de apoio mútuo
Os programas de treinamento e as oportunidades de contato com outros funcionários ajudarão a garantir que as pessoas com deficiência se desenvolvam e tenham sucesso. Iniciativas de mentoring e coaching também são recomendadas.
2. Dê oportunidade para promoções
Funcionários com deficiência muitas vezes ficam eternamente na função de assistente. Portanto, forneça pipelines para que eles subam na escada corporativa. À medida que eles começam a subir na hierarquia em um ambiente de trabalho ou mesmo em uma organização sem fins lucrativos, você começa a ver a mudança de cultura em torno do que significa ser uma pessoa com deficiência.
3. Concentre-se no que deseja alcançar
Desde o momento em que você se senta para escrever o primeiro rascunho da descrição da vaga, pense sobre os requisitos essenciais para o cargo e o que precisa que seu novo funcionário alcance. Foque no resultado final e não em como ele vai fazer para chegar lá.
Por exemplo, em vez de “velocidade mínima de digitação”, escreva: “produzir relatórios ou documentos de qualidade”. Troque “excelentes habilidades ao telefone”, por “capacidade de estabelecer relacionamentos sólidos com o cliente”. Isso dará aos candidatos alguma flexibilidade para mostrar como eles podem ajudá-lo a obter os resultados comerciais de que você precisa.
Também é tentador se deixar levar por escrever uma lista impressionante de critérios de seleção ou especificar uma variedade de requisitos educacionais na esperança de atrair candidatos qualificados. Considere quais itens são realmente necessários e deixe a mensagem clara.
4. Deixe as informações acessíveis
Verifique se documentos como descrições de cargos, formulários de inscrição e questionários estão disponíveis em formatos acessíveis. O Microsoft Word tem um verificador de acessibilidade embutido para garantir que as pessoas que usam leitores de tela possam entender. É sempre bom fornecer alternativas aos testes escritos.
5. Incentive um local de trabalho flexível
Isso permite que você pense com criatividade e estruture a vida profissional para atender às necessidades individuais e empresariais. Por exemplo, suponha que um funcionário tome medicamentos que podem ter efeitos adversos em seu desempenho no trabalho em momentos específicos (ou seja, torná-los cansados e letárgicos).
Ao oferecer a possibilidade de trabalho remoto ou em meio período, o funcionário com deficiência trabalha quando é mais produtivo. Isso faz com que acesse as mesmas oportunidades de trabalho que os outros.
6. Se necessário, faça ajustes na empresa
Na maioria dos casos, não é necessário fazer nenhuma mudança extrema para receber PcDs. As pessoas que precisam de ajustes geralmente dizem o que é eficaz para elas. Mas também pode ser necessário perguntar, de forma legítima e não discriminatória.
Uma das maneiras mais fáceis de tornar o lugar mais acessível é remover as barreiras físicas. Isso inclui estacionamento com vagas reservadas para pessoas com deficiência, portas e entradas de fácil acesso para cadeiras de rodas e amplo espaço em escritórios e saguões do prédio.
7. Faça com o que o site seja inclusivo
Não se esqueça de tornar seu site acessível. Usuários de todas as habilidades devem ser capazes de navegar no conteúdo e nos componentes da interface do usuário de maneiras que façam sentido para eles. Nem todo mundo usa um mouse ou tem tela sensível ao toque. Certifique-se de que todos possam navegar pelo conteúdo com facilidade, independentemente dos dispositivos que usam.
É importante lembrar que a diversidade no ambiente de trabalho também promove aceitação, respeito e trabalho em equipe, mesmo com diferenças de idade, raça, gênero, idioma nativo, crenças políticas ou religiosas, orientação sexual ou estilos de comunicação entre as pessoas.
Como você viu, um dos diferenciais da solução de recrutamento de PcD da Catho é a precisão e confiabilidade da base de candidatos, uma vez que é possível distinguir as pessoas que declaram ter alguma deficiência das que têm laudo médico ou certificado de reabilitação do INSS. Não perca tempo, entre em contato conosco agora mesmo e garanta o seu acesso ao sistema.
Seja o primeiro a comentar em “Conheça a ferramenta de recrutamento de PcD da Catho”