vaga para pcd

Por que abrir todas as vagas da empresa para pessoas com deficiência?

Criada em 1991, a Lei de Cotas para pessoas com deficiência foi o primeiro dispositivo do Governo para estimular a diversidade e inclusão desses profissionais nas empresas. No entanto, muitas organizações só contratam o mínimo profissionais exigido pela lei de vagas para PcD, e ainda há aquelas organizações que não cumprem a legislação.

De acordo com o último levantamento realizado pelo Ministério da Economia, no Brasil, as pessoas com deficiência representam apenas 1% de todos os trabalhadores. Isso reforça que muitas empresas não atendem ao que é apresentado na lei. Não ter profissionais ocupando uma vaga para PcD’s na sua empresa pode ser o que está impactando negativamente o seu desempenho.

Neste post, você vai descobrir por que abrir todas as vagas para PcD e conhecer as vantagens de ter profissionais com deficiência na sua equipe. Vamos lá?

Quais são os benefícios de candidatura ampla para PcD’s?

Mais do que atender às exigências da Lei de Cotas, o seu negócio deve pensar na contratação de profissionais com deficiência como uma oportunidade de otimizar o desempenho da organização. Além de ser uma ação de responsabilidade social, abrir todas as vagas para PcD’s permite que as soluções desenvolvidas pela sua empresa sejam cada vez mais inclusivas.

Naturalmente, isso amplia a sua carteira de clientes, bem como de investidores que entendem a sua marca como uma boa opção de investimento. A tendência é que o seu negócio ofereça produtos e serviços que atendam às expectativas de todos os consumidores.

Essa mesma lógica vale quando pensamos na contratação de outras minorias, como integrantes da comunidade LGBT, negros, índios, mulheres mães e idosos. Afinal, como é possível entregar alta performance se o seu negócio não conhece as dores dessas pessoas, não é verdade? A seguir, veja as principais vantagens em abrir vaga para PcD na sua empresa.

Aumento da produtividade

Ao contrário do que muitos pensam, a produtividade não é impactada negativamente. Na verdade, a experiência pessoal que esses profissionais têm contribui para que os processos aconteçam de maneira mais fluida. No início deste tópico, falamos sobre como eles conseguem agregar valor ao seu negócio ao compartilhar as suas dores para o desenvolvimento de soluções inclusivas. O aumento da produtividade é em decorrência desse papel.

Logo, a sua empresa otimiza a comunicação e o relacionamento com clientes e parceiros. Além disso, as ferramentas que promovem a inclusão, tendem a ser mais tecnológicas — o que impacta positivamente para a desburocratização de rotinas. A consequência disso é uma transformação na experiência de todos os clientes no seu negócio, melhorando os resultados do seu NPS (Net Promoter Score, ou Índice Líquido do Promotor).

Valorização dos funcionários

A sua empresa oferece oportunidades de crescimento para os talentos internos? Quando todas as suas vagas são abertas para pessoas com deficiência, os profissionais podem progredir na carreira, permanecendo dentro da sua organização. Nesse sentido, temos a valorização dos seus profissionais PcD’s.

Além disso, essa ação impacta diretamente nos custos do seu negócio. Afinal, você está retendo os seus talentos na empresa, ou seja, reduzindo a sua taxa de turnover (rotatividade). É importante pensar nisso e ter esses dados mensurados. Conte com o People Analytics para mapear as oportunidades que a sua empresa tem de fortalecer o relacionamento com seu capital humano.

Mais competitividade

Um dos grandes desafios de qualquer empresa é se manter competitiva no mercado. Logo, saiba que, com a ampla contratação de profissionais, a sua organização está fortalecendo o seu posicionamento. Isso porque essa boa conduta atrai novos talentos para a sua empresa, além de clientes e investidores, que passam a admirar a sua marca, em decorrência da boa prática de diversidade e inclusão.

A otimização da experiência do cliente — resultante das equipes diversificadas —, também é outro fator que potencializa a competitividade do negócio. Afinal, clientes que têm uma boa percepção da sua empresa, por meio da experiência, tornam-se promotores. Não existe melhor ação de marketing do que consumidores satisfeitos com o seu negócio.

Investir na ampla contratação de pessoas é uma decisão que está diretamente relacionada ao desenvolvimento sustentável do negócio. O conceito de sustentabilidade não fica restrito às ações de impacto ambiental, mas sim a toda e qualquer prática que interfira positivamente na construção de um mundo melhor para as gerações futuras.

Como deve ser feito o processo seletivo de vaga para pessoas com deficiência?

Quando a governança corporativa compreender que a marca deve assumir a conduta de vaga ampla, ou seja, que todas sejam inclusivas, é preciso que a sua plataforma de negócio esteja preparada para esse movimento. Nesse sentido, o processo seletivo deve atender a alguns critérios. Veja mais, a seguir.

Adequação do negócio

O primeiro passo para um processo seletivo de vaga para PcD amplo é que o seu negócio passe por um diagnóstico organizacional e se adéque, para que essa transformação seja, de fato, inclusiva. Muitos negócios confundem o conceito de diversidade e inclusão. Isso acaba gerando situações que desestimulam os profissionais com deficiência.

A diversidade, por exemplo, é tornar todas as suas vagas elegíveis à candidatura de profissionais com deficiência. A inclusão é quando a sua empresa está preparada para receber todos os profissionais. Para tanto, avalie se:

  • a estrutura física da sua empresa está adaptada para as particularidades das pessoas com deficiência;
  • os dispositivos e as ferramentas internas podem ser usadas por profissionais PcD’s, sem maiores dificuldades.

Divulgação das vagas

É importante que a divulgação das vagas deixe claro que todos os cargos podem ser preenchidos por profissionais com deficiência. Por isso, garanta que a descrição dos cargos esteja bem clara e que a ampla candidatura seja informada no anúncio de todas as vagas da sua empresa.

Além disso, garanta que essa divulgação também seja realizada em sites parceiros especializados na contratação de pessoas com deficiência. Não adianta implementar ações de diversidade e inclusão se essa informação não está chegando ao público, não é verdade? Conte com uma equipe de comunicação e employer branding (marca empregadora) para ampliar o alcance do anúncio de vagas.

Filtragem de currículos

O processo seletivo é uma rotina que gera muitos custos para o seu negócio, e a precisão é fundamental, se você quer conferir agilidade e gestão inteligente do seu orçamento com recursos humanos. Quando falamos na contratação de profissionais com deficiência, infelizmente, há muitas pessoas que agem de má-fé e tentam ocupar um cargo, para o qual elas não estão elegíveis.

Por isso, o filtro do perfil de candidato, ou triagem de currículos é muito importante. Uma dica preciosa na hora de realizar a contratação, é contar com a solução da Catho Empresas. Ela permite a convocação de candidatos com deficiência que têm o laudo médico validado. Isso promove agilidade ao processo de recrutamento e seleção, garantindo a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho, de acordo com as exigências da Lei de Cotas.

Torne a sua marca mais competitiva no mercado! Faça parte da nossa plataforma e comece agora a contratação simplificada de pessoas com deficiência.

Guia para contratação diversa nas empresas

Assine a nossa newsletter e tenha em mãos as novidades mais relevantes sobre RH!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.