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9 dicas para fazer uma descrição de cargos eficiente

Para que o setor de Recursos Humanos possa selecionar os candidatos mais aderentes às vagas em aberto, é primordial contar com uma descrição de cargos eficiente, que é um documento onde são expostos todos os requisitos para o preenchimento de uma vaga. Nele, constam as responsabilidades e atribuições delegadas a cada profissional.

A elaboração do descritivo de cargo é a base para outras atividades na empresa, como plano de cargos e salários, auditoria e análise de desempenho. Portanto, é muito importante assegurar que o documento seja uma representação fiel das tarefas executadas e esteja alinhado com a realidade do negócio, sendo feito com critério e bom senso.

Quer saber como fazer um descritivo de cargos eficiente? Confira estas 9 dicas que preparamos para você!

1. Crie um título atraente

O nome dado ao cargo deve ser muito bem pensado para atrair os candidatos mais alinhados à vaga e, por isso, merece uma atenção especial. É importante ficar atento para evitar cair no erro comum de engrandecer a vaga com nomes bonitos, ou dar um título sofisticado demais.

O mais indicado é criar um nome objetivo e que, de fato, descreva qual função será desempenhada. Outro fato importante é respeitar o organograma da empresa. Caso tenha dificuldade em encontrar ou criar um título para a vaga em questão, você pode consultar as páginas de emprego do Catho e pesquisar o nome que mais se aproxima das atribuições do cargo em aberto.

2. Faça uma descrição clara

Uma comunicação clara é muito importante para atrair os candidatos certos. Para isso, você deve fazer uma descrição concisa e objetiva. No entanto, evite generalizações e descrições muitos resumidas. Traga as informações mais relevantes, com a descrição do cargo detalhada, para que o candidato possa entender se a posição em aberto se encaixa no perfil dele.

3. Defina a missão do cargo

Elucidar qual é o principal objetivo do cargo é fundamental para atrair as pessoas mais qualificadas para a vaga e fazer uma correta gestão de currículos. Para isso, o ideal é que o descritivo do cargo traga informações relevantes, contando por que o cargo existe e qual é a sua abrangência dentro da empresa.

4. Pense nos requisitos desejáveis

Um dos pontos centrais dos descritivos de cargos é definir os critérios obrigatórios para as vagas. Para isso, é essencial fazer os alinhamentos entre conhecimento, habilidades, atitudes (CHA) e perfil comportamental.

Para isso, você pode criar uma lista com os atributos exigidos pelo cargo. Para definir o CHA, é necessário identificar, em primeiro lugar, quais são as expectativas da vaga. Para isso, faça uma reunião com a gerência da oportunidade para coletar informações importantes sobre a função.

5. Descreva as competências técnicas

As competências técnicas são necessárias para garantir que o profissional tem o conhecimento esperado para realizar as atividades do cargo. Elas dizem respeito:

  • à formação acadêmica;
  • à fluência em idiomas;
  • à experiência anterior;
  • à habilitação para manuseio de máquinas e equipamentos;
  • a treinamentos e cursos já realizados.

6. Aborde as soft skills desejadas

As soft skills dizem respeito às habilidades comportamentais, sendo muito valorizadas pelas empresas. Isso porque elas são competências que o indivíduo adquire ao longo da vida.

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Ao fazer o descritivo do cargo, é fundamental que as soft skills sejam expostas. Quanto mais elevado for o cargo, mais competências comportamentais são esperadas. Entre as mais valorizadas pelo mercado de trabalho, podemos citar:

  • boa comunicação interpessoal;
  • pensamento criativo;
  • resiliência;
  • liderança;
  • capacidade de lidar com conflitos;
  • disciplina;
  • inteligência emocional.

7. Estabeleça o método para a coleta de dados

Para fazer um eficiente descritivo de cargos, considere utilizar métodos de recolhimento de informações. Temos três metodologias mais utilizadas para fazer esse trabalho. Veja a seguir!

Observação local

Essa metodologia é ideal para fazer o descritivo de cargos de atividades operacionais ou mais simples. Para preparar o documento, você pode fazer observações das atividades dos funcionários. A desvantagem dessa metodologia é que ela exige bastante tempo para a sua execução, mas facilita a compreensão de cada atividade.

Questionário

O método do questionário é realizado utilizando o preenchimento de um formulário-padrão, que pode ser elaborado com antecedência. Apesar de ser uma metodologia ágil e barata, pode ocorrer vários equívocos, pois depende da opinião de profissionais que estão alheios às técnicas de descrição de cargos.

Entrevista

A entrevista é a metodologia mais usada pelos profissionais de RH nas empresas. Ela consiste em entrevistar um colaborador que já exerce a função que será aberta. Ela acontece orientada por um profissional de RH. Se conduzida da forma correta, é capaz de elucidar informações precisas e confiáveis. A desvantagem desse método é o custo, já que requer a presença de um profissional especializado para orientar os trabalhos.

8. Identifique necessidades particulares do cargo

Toda empresa tem as suas particularidades, e não é diferente quando a questão se trata dos cargos. Por isso, quando fizer a descrição, esses pontos devem ser evidenciados, a fim de tornar o descritivo do cargo o mais completo possível. Alguns exemplos de particularidades do cargo são:

  • responsabilidades gerenciais;
  • dimensão das atividades;
  • certificações específicas;
  • condições de trabalho;
  • possíveis riscos ocupacionais;
  • relacionamento com clientes.

Para um engenheiro de produção, por exemplo, é um grande diferencial ter certificações relacionadas à qualidade, como Seis Sigma. Avalie cada caso e veja quais questões devem ser evidenciadas na descrição de cargo.

9. Atualize a descrição constantemente

Para acompanhar as tendências do mercado e o surgimento de novas tecnologias, é necessário que a descrição do cargo seja atualizada com certa periodicidade, o que assegura que o documento não fique desatualizado. Para fazer essa atualização, é fundamental verificar quais atividades ainda são necessárias e quais podem ser excluídas ou incluídas no documento.

Com isso, você garante a atualização dos dados, ação imprescindível para atrair os talentos que poderão contribuir de forma ativa para o desenvolvimento da organização.

Diante disso, tenha em mente que é fundamental padronizar a descrição de todos os cargos da empresa, seguindo um único modelo. Dessa forma, você garante a padronização dos processos, principalmente aqueles relacionados a uma política de cargos e salários. Confira mais sobre como fazer uma descrição de cargos eficiente neste vídeo que preparamos para você!

Se você gostou deste post com 9 dicas para fazer uma descrição de cargos eficiente e precisa preencher uma vaga, utilize a publicação de Vagas Grátis da Catho!

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