A diversidade curricular é uma necessidade cada vez maior entre as empresas que atuam em mercados dinâmicos. Com uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais com diferentes qualificações, as organizações ganham flexibilidade quanto aos serviços prestados, além de ter mais facilidade para solucionar os mais variados tipos de problemas que possam surgir no seu dia a dia.
Um time com profissionais diversificados colabora para a troca de experiências e inovação nos negócios, já que a união de conhecimentos distintos pode contribuir para o desenvolvimento de projetos incríveis.
Quer investir nessa estratégia? Neste post, contamos os benefícios de formar uma equipe diversa para a performance da sua empresa. Confira!
O que é uma equipe multidisciplinar?
De modo direto, uma equipe multidisciplinar pode ser definida como aquela que é composta por profissionais com diferentes conhecimentos, competências, habilidades, experiências e perfis comportamentais. O objetivo de um time baseado na diversidade é que os colaboradores se complementem na realização de suas respectivas tarefas.
A multidisciplinaridade é um fator imprescindível para que os projetos e processos sejam vistos e discutidos a partir de diferentes perspectivas, a fim de obter os melhores resultados. Dessa forma, também é possível promover uma cultura inclusiva, livre de estereótipos.
É importante ressaltar que os termos interdisciplinar e multidisciplinar não têm o mesmo significado. Uma equipe interdisciplinar conta com profissionais de diferentes setores que colaboram para um projeto como um todo, não somente na parte que compreende a sua área de conhecimento.
Já o time multidisciplinar tem profissionais com qualificações distintas, que trabalham de forma separada, mas dentro do mesmo projeto. Na prática, cada colaborador tem a sua responsabilidade, mas isso não quer dizer que eles não trocam ideias sobre a suas tarefas, já que têm um objetivo em comum: o sucesso da empresa.
Quais são os benefícios da equipe multidisciplinar?
Potencializar a criatividade e incentivar a inovação estão entre os principais benefícios em investir em uma equipe multidisciplinar. Mas a iniciativa também traz outros impactos positivos para o mundo dos negócios. Entenda, a seguir, quais são as vantagens associadas a um time baseado na diversidade.
Autonomia
Ao contar com profissionais que trabalham de forma diferente, porém, complementar, a equipe passa a depender menos de outras pessoas. Nesse sentido, o desempenho do gestor da equipe também melhora, já que ele pode tomar decisões respaldas pela experiência e conhecimentos de seus colaboradores.
Mas vale ressaltar que a autonomia característica de um time multidisciplinar não elimina a hierarquia. Ainda que os profissionais sejam de confiança dos diretores, os membros da equipe não podem tomar decisões isoladas, sem consultar os seus gestores, pois é preciso pensar no trabalho de forma coletiva.
Criatividade
Geralmente, em equipes unidisciplinares, ou seja, com profissionais da mesma área, os membros apresentam qualificações parecidas, o que acaba limitando os direcionamentos ao longo de um projeto. Isso significa que a criatividade do time também é reduzida.
De acordo com uma pesquisa McKinsey & Company, empresa de consultoria empresarial dos Estados Unidos, as organizações que investem em criatividade podem crescer até duas vezes mais do que aquelas que não valorizam esse quesito.
Diante disso, a multidisciplinaridade é uma importante aliada para estimular a criatividade, já que a troca de experiência entre os colaboradores é capaz de dar origem a soluções mais eficientes.
Motivação
Saber como motivar funcionários em tempo de crise é fundamental para manter a performance da empresa em alta mesmo na adversidade. A oportunidade de trabalhar com colegas de trabalho de diferentes áreas e com variadas formações é um grande incentivo para os profissionais, já que esse cenário abre espaço para a liberdade criativa, o que impulsiona os resultados individuais e coletivos.
O convívio com colegas com bagagens diversas contribui para que os profissionais pensem além do convencional. Além disso, aprenderem a lidar com as diferenças e se sentem mais à vontade para compartilhar o que aprendem. A absorção constante de conhecimento melhora a autoestima e a motivação dos colaboradores.
Inovação
Em sua essência, inovar significa resolver problemas de uma forma diferente. Por isso, a maioria dos projetos desenvolvidos pelas companhias busca propor soluções inéditas ou melhorias para os seus serviços ou produtos, com o objetivo de agregar valor para o consumidor final.
Dentro de um ambiente multidisciplinar, com um leque variado de talentos, o desenvolvimento de soluções inovadoras tende a acontecer de forma natural. Isso porque a colaboração entre profissionais de áreas de formação distintas impulsiona a geração de ideias inovadoras.
Como formar uma equipe multidisciplinar?
Como acontece com todos os processos estratégicos que envolvem a área de Recursos Humanos, a formação de uma equipe multidisciplinar requer um planejamento que considere as necessidades e objetivos da empresa. Veja, abaixo, como isso pode ser feito na prática.
Defina os objetivos da empresa
A composição da equipe multidisciplinar depende do segmento da empresa e dos resultados pretendidos. Sendo assim, o primeiro passo é definir quais objetivos você pretende alcançar por meio da multidisciplinaridade.
Para isso, é recomendado considerar a finalidade de uma equipe multidisciplinar para os seus negócios, os projetos que serão desenvolvidos, os critérios de sucesso e como a empresa deseja impactar o seu cliente final. As respostas para esses questionamentos são indispensáveis para orientar o processo de recrutamento e seleção.
Identifique as especialidades necessárias para o negócio
Uma vez que você sabe quais objetivos pretende alcançar, é hora de identificar quais especialidades são necessárias para isso. Para aumentar o número de vendas, por exemplo, é uma boa ideia contratar um profissional especialista em marketing.
O ideal é montar uma lista com todos os conhecimentos técnicos, habilidades sociais e perfis comportamentais desejados para os projetos da empresa. Esses quesitos devem ser avaliados no decorrer do recrutamento e seleção, principalmente na dinâmica de grupo, quando os profissionais mostram as suas habilidades de forma espontânea.
Valorize a diversidade ao selecionar os profissionais
Para que uma equipe realmente tenha um caráter multidisciplinar, é fundamental que a sua formação seja pautada pela diversidade. Assim, você precisa selecionar profissionais com características distintas, mas que se completam.
Uma pessoa altamente qualificada, mas que é mais introvertida, e outra pessoa que é extremamente comunicativa, mas não tem o mesmo grau de qualificação, podem somar muito em uma mesma equipe, por exemplo.
Com uma equipe multidisciplinar, você potencializa a capacidade de inovação da empresa e, consequentemente, os seus resultados. Acompanhar e medir produtividade desse time é muito importante para verificar o quanto os profissionais estão alinhados e caminhando juntos. Com isso, você promove melhorias que colaborem para a troca constante de conhecimentos.
Quer implementar a cultura da diversidade na sua empresa? Baixe agora mesmo o nosso Guia Completo da Diversidade Corporativa!