dinâmica de grupo online

Dinâmica de grupo online: entenda como viabilizar

Está mais do que claro que a pandemia de Covid-19 fez as organizações adaptarem seus processos para o ambiente digital. Com isso, asseguram o distanciamento social, ao mesmo tempo que garantem o funcionamento das atividades empresariais, certo?

Nesse cenário, as etapas de recrutamento e seleção também foram fortemente impactadas, e a dinâmica de grupo online passou a ser utilizada pelos recrutadores para avaliar as competências dos candidatos de modo mais abrangente.

Além disso, essas dinâmicas fazem parte das inovações trazidas pela tecnologia a favor do RH, o que otimiza a rotina do setor, conferindo mais agilidade e qualidade aos processos.

Para quem é profissional da área, estar por dentro das constantes mudanças é essencial. Neste conteúdo, mostramos a você como viabilizar os encontros de grupo online como foco em resultados de negócio.

Qual é a real importância das dinâmicas?

As dinâmicas de grupo são um conjunto de atividades que reúnem candidatos com o objetivo de estimular o trabalho em equipe, permitindo aos recrutadores avaliar com mais precisão o perfil de quem está concorrendo a uma vaga de emprego.

Para isso, são empregadas técnicas direcionadas por um profissional de RH. O objetivo de uma dinâmica de grupo é selecionar o candidato mais aderente ao perfil do cargo em questão, após as entrevistas remotas. Algumas competências avaliadas são:

  • capacidade de comunicação;
  • liderança;
  • proatividade;
  • capacidade de trabalhar em equipe;
  • resiliência;
  • empatia etc.

Como funciona uma dinâmica de grupo online?

A dinâmica de grupo online tem os mesmos objetivos da dinâmica de grupo presencial, com a diferença de que acontece no ambiente virtual. Tanto candidatos quanto recrutadores usam dispositivos como celular, tablet, computador ou notebook, além de conexão com a internet.

A comunicação é viabilizada por meio de ferramentas e plataformas de vídeo, pagas ou gratuitas. Uma das principais vantagens da dinâmica de grupo online é que ela proporciona economia de tempo e dinheiro, além de agilizar uma das principais etapas dos processos seletivos.

Quais são as boas práticas para fazer uma dinâmica de grupo online?

Para que as atividades envolvidas na dinâmica de grupo online tenham sucesso, é preciso atentar para algumas questões a fim de promover a viabilização do encontro. Isso porque o ambiente digital requer o uso de tecnologias e outros recursos que fazem parte do recrutamento online.

Separamos um passo a passo para você garantir o sucesso na sua dinâmica de grupo online. Acompanhe!

Escolha de uma plataforma de vídeo

Para reunir os candidatos no ambiente online, você vai precisar de uma ferramenta de vídeo em que esses profissionais já estejam cadastrados. Caso contrário, será necessário garantir que o processo de cadastramento seja de fácil acesso a todos.

Existem algumas ferramentas gratuitas que você pode usar para a atividade, sendo as mais populares o Skype, o Zoom e o Google Meet. Todas elas possibilitam fazer chamadas em grupo de maneira fácil e também rápida.

Outro recurso que você pode utilizar para melhorar a experiência das dinâmicas de grupo online e até a aplicação de testes é o Google Forms. Com ele, é possível personalizar os formulários e fazer o compartilhamento com todos os candidatos.

Outra vantagem é que o candidato ainda pode receber uma cópia com as respostas que enviou no formulário. Assim, com a ajuda dessas ferramentas, você vai facilitar o acesso à vaga oferecida de maneira gratuita, ao mesmo tempo em que atende às necessidades da empresa.

Faça o planejamento prévio dos testes a serem aplicados

Caso já tenha o costume de aplicar dinâmicas de grupo no formato presencial, é bem provável que precise adequar algumas tarefas para o ambiente online.

Mas não é preciso se preocupar, pois a ideia não é descartar o que já é feito, mas realizar adaptações nos testes a fim de que se ajustem à realidade do ambiente remoto. Procure imaginar como serão as interações para fazer as adequações demandadas.

Garanta uma boa estrutura para o encontro

Para realizar a dinâmica de grupo online, é fundamental que você conte com os recursos adequados à viabilização da comunicação da empresa com o candidato. É preciso contar com uma internet de qualidade e com equipamentos capazes de comportar o fluxo de comunicação com os profissionais que participarão dessa etapa do processo seletivo.

Esses são pontos essenciais que ajudam a garantir uma boa experiência do candidato. O ideal é utilizar boa câmera e um microfone que facilite a gestão de todo o processo. Isso gera uma imagem positiva da empresa para o público externo, causando uma impressão bacana — o que ajuda a fortalecer a marca empregadora da sua companhia.

Escolha um local adequado para conduzir o encontro

Para garantir o sucesso da atividade, escolha um local calmo, silencioso, com o visual limpo e bem iluminado para conduzir a dinâmica de grupo online. Lembre-se de avisar à equipe sobre o processo e peça para que não haja interrupções.

Considere gravar a reunião

Uma vantagem da dinâmica de grupo online em relação à presencial é que ela pode ser gravada. Isso possibilita reavaliar o comportamento dos candidatos, as conversas e os testes aplicados. Você também pode pedir ajuda aos colegas de trabalho para avaliar e chegar àqueles mais alinhados ao perfil da vaga e ao fit cultural da organização.

Quando a dinâmica terminar, é uma boa ideia anexar a gravação aos demais documentos do processo seletivo. Assim, os gestores das vagas também poderão conhecer os candidatos com profundidade, antes das entrevistas finais.

Você viu por aqui que a dinâmica de grupo online é mais uma solução para diminuir a distância entre empresa e candidatos, otimizar recursos e aumentar a eficiência dos trabalhos no setor de RH. Para tanto, é preciso que os profissionais do setor estejam atualizados, investindo em educação continuada.

Agora, já que este artigo ajudou você a saber mais sobre dinâmica de grupo online, não deixe de assinar a nossa newsletter: assim, vamos chegar à sua caixa de e-mail com mais conteúdos especializados na transformação do RH!

Guia para contratação diversa nas empresas

Assine a nossa newsletter e tenha em mãos as novidades mais relevantes sobre RH!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.