De acordo com o dicionário, a palavra “diversidade” se refere “à qualidade daquilo que é diverso, diferente, variado”. Isso pode parecer até algo bem óbvio, mas infelizmente não é um tema assim tão simples quando o ambiente corporativo está em pauta.
O mundo do mercado de trabalho, na verdade, pode ser bem homogêneo. E então? Como implementar medidas para que os tipos de diversidade sejam respeitados nesse ambiente? E quais são, afinal, essas variações?
Continue a leitura para conhecer os principais tipos de diversidade, saber mais sobre esse assunto e conhecer medidas que podem ajudar você a transformar a sua empresa em um local mais inclusivo e bem mais rico. Vamos lá!
O que significa diversidade corporativa?
A diversidade no ambiente corporativo é um conceito que está atrelado à presença de pessoas de grupos diferentes entre as equipes, ocupando vagas de variados níveis hierárquicos dentro das empresas.
Em outras palavras, a ideia é mudar o cenário de hegemonia de uma “persona” branca, jovem, do sexo masculino e hétero, trazendo diferentes ideias, gêneros, culturas, orientações sexuais, realidades físicas e idades para o ambiente de trabalho.
Qual é a realidade da diversidade no ambiente de trabalho?
A realidade não é nada diversa. A maioria das vagas — especialmente as de cargos mais altos ou de liderança — são ocupadas pelo grupo: jovem, branco, do sexo masculino e que se declara como heterossexual.
No entanto, há profissionais extremamente qualificadas em grupos LGBTQIAP+, indígenas, de pessoas negras, com mais idade, de mulheres e por aí vai. Esse é um problema, já que o mercado empurra pessoas com muito conhecimento para vagas que não exigem qualificação ou, até mesmo, para o desemprego.
Questões como o racismo, o preconceito, o capacitismo, o machismo e o etarismo são constantes nesse cenário. Sendo assim, cabe às empresas mudar o jogo e abrir as suas portas para uma realidade mais diversa, interessante e engrandecedora para as empresas.
Inclusão e diversidade: tudo a mesma coisa?
Sim e não. Na verdade, estes são termos diferentes, mas que se complementam no contexto que estamos estudando.
A diversidade consiste na presença de diferentes grupos em um determinado lugar. Já a inclusão está associada à possibilidade de que essa presença ocorra.
Por exemplo: um ambiente diverso é aquele que traz pessoas de diferentes etnias e orientações sexuais para o local de trabalho. Mas a inclusão é a implementação de estratégias que fazem com que essas pessoas sejam bem acolhidas e possam exercer o seu trabalho sem serem vítimas de preconceitos diversos.
Quais são os tipos de diversidade?
Confira, agora, os principais tipos de diversidade que podem estar presentes no dia a dia das empresas!
1. De gênero
O primeiro tipo de diversidade sobre o qual devemos falar é a de gênero. É fundamental que os ambientes de trabalho tenham números iguais ou quase iguais de homens e mulheres entre os colaboradores e cargos de chefia.
Por mais que o número de força de trabalho feminina tenha, sim, aumentado nos últimos anos, ainda há uma disparidade considerável (especialmente em algumas áreas específicas). Além disso, há a questão salarial, já que é notável que as remunerações das mulheres são inferiores às dos homens para a mesma qualificação.
2. Etária
Há uma ideia no popular de que as pessoas são descartáveis quando atingem uma certa idade, trocadas por pessoas mais jovens no mercado de trabalho. Ainda, diz-se que depois de um certo período — normalmente, após os 40 anos — é praticamente impossível conseguir um novo emprego.
Nesse caso, cabe às empresas construir times diversos em idade. Pessoas de gerações diferentes podem contribuir de formas muito diversas, agregando valor às equipes e fazendo com que os processos fluam com mais eficiência.
3. Étnica
Outra diversidade que pode agregar muito ao modo de trabalhar é a questão da etnia. Pessoas de culturas diferentes têm um modo diverso de encarar o trabalho e os desafios, fazendo com que haja uma troca interessante entre os times.
Além disso, embora a maioria da população brasileira se declare como preta ou parda, eles ainda são a minoria no mercado de trabalho, especialmente em vagas que exigem qualificação (mesmo que eles a tenham) e em cargos de chefia.
4. Sexual
A orientação sexual é um tema de grande destaque no mundo da diversidade. Por isso, é normal que algumas pessoas até acham que os termos são sinônimos. Apesar disso, a representatividade do grupo LGBTQIAP+ ainda é muito pequena nas empresas.
E, é claro, precisamos mencionar que há muitos gays, lésbicas, trans e outros que têm, sim, vagas conquistadas. No entanto, eles se sentem inseguros de compartilhar detalhes sobre a sua sexualidade, com medo de punições.
5. Relacionada a pessoas com deficiência (PCD)
Esse é o tipo de diversidade que corresponde à presença de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho. Em uma população em que 24% das pessoas se enquadram nesse grupo, a presença deles no mercado é ainda muito pequena.
Além de simplesmente abrir vagas para essas pessoas, as empresas devem pensar em seu conforto e bem-estar. Assim, implementações de medidas de acessibilidade na infraestrutura física e funcional do local também são de extrema importância.
Quais são os benefícios de ter uma empresa diversa?
Por que ter uma empresa com diversidade? Confira algumas razões a seguir!
Engajamento da equipe
Um dos principais benefícios de incluir mais diversidade no dia a dia da sua empresa é a melhora do engajamento total da equipe. Ao se sentirem parte de algo realmente importante, os colaboradores tendem a usar mais a sua voz e fazer parte de uma cultura de feedback verdadeiramente eficiente.
Colaboração do pessoal
Assim como a voz é mais usada, a colaboração também tende a aumentar. Pontos como o crescimento da produtividade e a otimização da participação e motivação de todos nas atividades do dia a dia, com maior proatividade, são notáveis quando o assunto é a inclusão dos tipos de diversidade nas empresas.
Mais reputação para a empresa
Trabalhar os tipos de diversidade no ambiente de trabalho também otimiza a reputação da empresa no mercado. Quando os consumidores percebem que estão diante de um serviço que empodera minorias, é comum que se sintam mais propensos a fazer negócios com aquela marca.
Otimização da satisfação do cliente
A satisfação do cliente também cresce mediante esses fatos. Afinal, é muito mais agradável fechar negócios com uma empresa que se preocupa genuinamente com as causas sociais, apresentando medidas para mudar o cenário do mercado de trabalho e tirando ideias do papel.
Aumento da competitividade
Por fim, o aumento da competitividade é outra realidade quando o assunto é a inclusão dos tipos de diversidade na empresa. Isso acontece porque, com a melhor colocação da marca no mercado, há mais atenção voltada para ela. Isso faz com que outras empresas também busquem medidas de inclusão de diversidade em seus espaços, aumentando as oportunidades para esse grupo e promovendo mudanças estruturais.
Como fazer com que a sua empresa seja mais diversa?
Para finalizar, veja algumas dicas que podem ajudar você na implementação de medidas que realmente funcionam para a diversidade nas empresas.
Nada de disparidades
A busca pela equidade é o primeiro ponto de destaque na luta pela inclusão dos tipos de diversidade nas empresas. É fundamental que você mantenha o foco em evitar disparidades, como a questão do salário, e promova medidas que possibilitem oportunidades iguais para todas as pessoas.
Respeito em primeiro lugar
Em seguida, temos o respeito como algo indispensável nesse ambiente. Frases preconceituosas, atitudes segregativas e discriminação em geral são pontos que devem ser investigados e punidos por uma comissão específica dentro dos Recursos Humanos. É fundamental que a empresa ofereça um espaço acolhedor e seguro para que as denúncias sejam feitas.
Valorize todos os profissionais
A valorização dos profissionais também é importante. O uso de uma linguagem inclusiva na comunicação externa e interna, por exemplo, é um detalhe que pode ser considerado. Além disso, a implementação de outras medidas, como as que falaremos a seguir, também não pode ficar de fora.
Abra a porta para a diversidade
Ao investir em diferentes tipos de recrutamento, não se esqueça de também abrir as portas para a diversidade. A implementação de vagas afirmativas é uma forma de garantir a presença desses grupos em sua empresa. Outra dica é a contratação de um especialista em diversidade e inclusão.
Invista em treinamentos da equipe
Além disso, o treinamento da equipe como um todo não pode ser esquecido. É fundamental que todos falem a mesma língua e estejam de acordo com os regimentos da empresa. A compreensão de cada um dos itens pode ser feita a partir de treinamentos que colocam todos na mesma página.
Tenha valores e fale sobre eles
Por fim, tenha valores e deixe que todos eles sejam bem claros. Empresas com uma presença forte no mercado tendem a se posicionar sobre temas como a diversidade, expondo sua opinião e inspirando outras a buscarem um caminho semelhante. Isso, ainda por cima, faz com que pessoas alinhadas à cultura organizacional busquem vagas nesse ambiente.
Como podemos perceber, os tipos de diversidade podem agregar muito para o dia a dia de uma empresa. Sendo assim, investir em medidas que façam com que essas pessoas cheguem ao seu estabelecimento é algo que tem a capacidade de enriquecê-lo e, ainda, melhorar a colocação dele no mercado.
Caso você queira saber mais sobre o assunto, aproveite para conhecer mais detalhes sobre a diversidade corporativa em um guia completo desenvolvido pela Catho. Esperamos que goste do material!