A gestão estratégica de pessoas é essencial para os bons resultados de uma organização no mercado. Formado por um conjunto de atitudes, o modelo visa a desenvolver e adotar comportamentos que impactam os colaboradores de maneira positiva, deixando claro que a empresa não os vê como uma ferramenta de lucro, mas como seres humanos que têm valor.
Para isso, é necessário investir em capacitação, relacionamento e outras ferramentas estratégicas formadas a partir de 5 pilares essenciais para colocar esse modelo de gestão em prática. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
Importância de gerenciar o capital humano estrategicamente
Com a democratização do acesso à tecnologia e a facilidade de investir em capacitação nos ensinos técnico, superior e de pós-graduação, os profissionais têm se apresentado cada dia mais qualificados.
Consequentemente, estão mais exigentes ao procurar oportunidades de emprego. Essas pessoas não buscam apenas vagas bem remuneradas, mas também estão mirando nas empresas que apresentam uma cultura organizacional compatível com seu propósito.
Tal cenário gera competitividade entre as empresas. Hoje, elas não estão mais competindo apenas por clientes; competem também para atrair e reter esses profissionais por meio de uma cultura saudável e um clima organizacional ameno.
Cabe aos profissionais de RH atuar com foco na gestão estratégica de pessoas, investindo no desenvolvimento de estratégias que fortalecem a experiência do colaborador com o negócio, tornando a empresa mais atrativa no mercado.
Esse modelo de gestão é considerado um diferencial competitivo, que atrai e mantém talentos, melhorando os processos de recrutamento e reduzindo a porcentagem de turnover e absenteísmo. Profissionais motivados são mais eficientes e apresentam uma melhor performance, assegurando o crescimento do negócio.
Os 5 pilares da gestão de pessoas
Para facilitar o entendimento sobre a importância da gestão estratégica de pessoas e como ela pode ser aplicada, é necessário que a organização tenha uma conduta sólida e transparente, procurando fortalecer alguns pilares essenciais. A seguir, abordaremos detalhadamente cada um deles.
1. Treinamento e capacitação
Toda empresa é constituída por pessoas, e cada profissional tem habilidades e características particulares. Compreender e desenvolver esses aspectos é importante para que gestores sejam capazes de aproveitar as capacidades dessas pessoas ao máximo.
Independentemente do nível de conhecimento que esses profissionais apresentem, é importante fornecer treinamentos para o desenvolvimento e a atualização de competências que trarão os resultados desejados.
2. Comunicação
Um item indispensável para a gestão estratégica de pessoas é a comunicação de maneira clara e bilateral. É importante manter a transparência na troca de informações da organização com os colaboradores. Isso inclui as lideranças, que devem manter-se acessíveis e abertas a ouvir seus liderados, realizando a ponte entre empresa e equipes.
A comunicação também é importante para atingir os resultados esperados. Os profissionais precisam ter ciência dos objetivos e processos da empresa a fim de realizarem suas demandas com excelência e se sentirem à vontade para indicar problemas e propor soluções.
3. Trabalho em equipe
O trabalho em equipe também é essencial para a gestão estratégica de pessoas, já que uma empresa opera a partir de diversas áreas. Cada uma dessas áreas é composta de vários profissionais com atividades específicas, mas que se unem ao trabalho dos colegas de setores diferentes, fazendo a engrenagem rodar.
Isso é trabalho em equipe: todos unidos no mesmo propósito. Por meio de uma comunicação adequada, processos bem definidos e uma liderança eficiente, pode-se organizar as atividades estrategicamente.
4. Processos
Ter processos bem desenhados é essencial para gerenciar profissionais de maneira estratégica. Afinal, como explicamos no pilar anterior, tarefas de variadas áreas se relacionam e influenciam umas nas outras.
Estabelecer processos que tragam os resultados desejados, determinar metas e as pessoas responsáveis por cada etapa do planejamento, conduzir a realização das tarefas, também é trabalho de uma gestão estratégica de recursos humanos.
Os benefícios são vários, por exemplo, a ampliação da produtividade, a diminuição de custos e o cumprimento de prazos.
5. Liderança
Um bom líder é indispensável para a gestão de pessoas, pois, além de coordenar as equipes, serve como exemplo de motivação, produtividade e bons relacionamentos.
Por isso, um líder deve reunir algumas habilidades comportamentais. Ouvir, resolver conflitos, ser flexível e dar feedbacks, atuando como um mentor para desenvolver as aptidões de seus liderados, são algumas das exigências para exercer a liderança de maneira eficiente e contribuir para uma gestão estratégica de pessoas.
Principais indicadores de performance de pessoas
Saber quais são os indicadores da gestão estratégica de pessoas é uma atividade bastante importante. São eles que permitirão obter dados essenciais para medir o desempenho do capital humano. Esses números refletem, por exemplo, na produtividade das equipes e na satisfação dos colaboradores. Conheça os principais.
Absenteísmo
É o termo usado para referir a ausência de um colaborador no trabalho. O cálculo dessa taxa e do custo dessa ausência é importante para saber como a produtividade é afetada negativamente e o prejuízo financeiro, causado.
A taxa é calculada dividindo a quantidade (em horas) de ausências pela quantidade total de horas de trabalho esperada e multiplicando por cem. Para saber o custo, é só verificar se foi necessário gastar para cobrir o colaborador, por exemplo, com a hora extra de outro colaborador. Também é interessante considerar os prejuízos trazidos, como a perda de um cliente, de uma oportunidade etc.
Esse indicador tem uma importância que vai além de apontar perdas para o negócio. Encontrar altos níveis de absenteísmo pode indicar a falta de engajamento dos times.
Rotatividade
No meio corporativo, a rotatividade é medida pela taxa de turnover, ou seja, admissões e demissões de colaboradores em um determinado período. O índice reflete o sucesso dos processos de recrutamento, seleção e se os talentos estão sendo retidos na empresa.
A baixa rotatividade mostra que a empresa provavelmente oferece ótimas condições de trabalho, benefícios compatíveis com o perfil dos profissionais e clima organizacional alinhado aos seus propósitos, fazendo com que permaneçam trabalhando ali. Além disso, indica menores custos com demissões, captação e treinamento de novos colaboradores.
Para medir a porcentagem de desligamentos, é necessário dividir a quantidade de colaboradores demitidos pelo número de colaboradores que estavam contratados em um determinado período e multiplicar por cem. Uma taxa de turnover adequada desse tipo deve permanecer abaixo de 5%.
Caso a taxa seja maior ou igual a esse número, é bom ficar atento. Isso mostra que algo deve ser melhorado, como salário, benefícios ou outros fatores. As pesquisas de clima ajudam a identificar os pontos de insatisfação.
Desempenho e treinamento
O desempenho de uma equipe é mensurado a partir da relação entre três elementos:
- custo;
- tempo;
- qualidade.
Por via de regra, uma equipe de alto desempenho entrega com qualidade em menos tempo, consumindo menos recursos. Quando há gaps nesse processo, é hora de investir em capacitação, buscando adequar o indicador.
Como falamos, uma das providências que devem ser tomadas para aumentar a produtividade dos profissionais é disponibilizar treinamentos. A possibilidade de aprender é fundamental para que os colaboradores sejam incentivados a um crescimento pessoal e profissional contínuo.
Recrutamento e seleção
Os indicadores de recrutamento auxiliam a mensurar e otimizar o desempenho da organização ainda no processo de atração e seleção de talentos. A partir desse diagnóstico é possível melhorar as seleções, fazendo com que fiquem mais ágeis e eficientes.
Existe um cálculo que possibilita medir se houve uma taxa considerável de vagas fechadas no período:
Vagas no período (%) = vagas fora do período ÷ total de vagas x 100
Quanto mais próximo de zero o valor obtido, melhor está a situação de fechamento das vagas.
Satisfação
Conquistar um grande nível de satisfação dos colaboradores assegura mais eficiência e uma melhor performance no alcance dos objetivos da organização.
Ainda que a satisfação seja subjetiva, é possível mensurar fazendo os seguintes questionamentos:
- Qual o seu nível de satisfação em relação ao seu atual ambiente de trabalho?
- O quanto seu atual ambiente de trabalho satisfaz suas expectativas?
- Em que lugar da escala o seu ambiente de trabalho está próximo do ideal?
Essas perguntas precisam ser respondidas com um número entre 1 a 10, em que 10 é considerado excelente e 1, muito ruim, na famosa pesquisa NPS. Após a coleta dos dados, deve-se utilizar a seguinte fórmula:
{[(Soma de todas as respostas ÷ 3) – 1] ÷9} x 100
O indicado é que o resultado fique acima de 66 pontos.
Se você deseja construir uma empresa em que haja colaboradores engajados que se identificam com o propósito da organização e, por isso, procuram desempenhar suas funções da melhor maneira possível sem afetar negativamente sua saúde mental, é o momento de considerar investir no desenvolvimento dos pilares da gestão estratégica de pessoas.
Inúmeras vantagens poderão ser percebidas. Entre elas, podemos citar:
- profissionais mais capacitados e motivados trabalham melhor e com mais eficiência;
- as taxas de turnover reduzem de maneira notável;
- a organização não despende tanto dinheiro com demissões e admissões, processos seletivos e capacitação de novos colaboradores.
Esses e outros benefícios trazidos pela gestão estratégica de pessoas também permitem que a empresa mantenha uma boa imagem tanto para clientes, parceiros ou fornecedores quanto na atração de novos talentos.
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